Bombas de recirculação - DUVIDA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kelvincleto

Member
Joined
Jun 16, 2014
Messages
11
Reaction score
0
Fala fala galera, tdo bem?

Estou bolando um sistema Rims tube, e gostaria de saber mais sobre bombas de recirculação.

minha panela é um Keg de 50l, faço brassagens de 30l e a saida é valvula uma de 3/4.

Alguem ja comprou essas bombas de maquina de lavar? Elas bombeiam bem? Aguentam ficar 1 hora ligada sem parar?

Alguem usa algum outro tipo de bomba pra indicar?

PS. Quero gastar no maximo R$ 200,00 na bomba.

Vlw Galera :rockin:
 
Olá amigo. Bombas de máquina de lavar funcionam, mas não suportam altas temperaturas e não são atóxicas para usar com alimento ( food grade). Melhor você procurar uma bombinha xing ling de painel solar, tem no Ebay ou no site da solar project, são baratinhas, food grade e agüentam altas temperaturas.
Ou então gasta bem mais que 200 pilas e compra uma chuger ou march.
Valeu, um abraço!
 
Procure por "topsflo ts5 15pv" se quiser uma bomba chinesa com um pouco mais de qualidade, senão a p-38i também serve e custa uma fração do preço da ts5.

Eu uso duas p-38i (hlt e mash) e uma ts5 para whirlpool e transferir da fervura para o chiller contra-fluxo.

Se quiser gastar mais... uma chugger inox central, com impostos mais frete vinda da aih (www.homebrewing.org) custará 650 reais.
 
eu sempre usei dessas de máquina de lavar em centenas de litros, sempre recirculando e nunca tive problemas (dessas da carcaça amarela) e paguei pouco mais de 20 reais.

MAS, visto que da pra comprar desses sites com ótimos preços, até eu estou querendo comprar uma desses links que tu postou. Se é 12V, tem que usar uma fonte qualquer?
 
Ia fazer a mesma pergunta do Rohde, comprei uma bomba xing ling e queria saber como fazem para ligar se é 12v
 
Olha amigo, se tu pegar uma fonte de computador 220/110v fica bem simples. A fonte de computador faz a conversão e disponibiliza 5/12/24v.

Com relação as bombas de maquina de lavar, elas aguentam ficar bastante tempo ligada? Como eu quero fazer um teste, acho que ela vai ser o ideal no momento. =D
 
Pessoal, estou pensando em investir um pouco mais no meu equipamento e agora chegou a vez das bombas. Entre Chugger e March, há diferenças significativas que faça valer a pena escolher uma em detrimento da outra? Para um esquema de producao de bateladas de 40-45L, haveria um modelo dessas bombas em específico? Vi que existe delas em inox e em polimero, há vantagens de um material em detrimento do outro?

Para quem importou, foi taxada? Lembra em quanto ficou?

Sds,

Fabiano
 
Uso essa p38 aí, para recirculação é boa demais, porém, para o whirpool achei fraca.
Essa primeira postada aí de 8 e pouco acho que não é food grade não.
 
Pessoal, estou pensando em investir um pouco mais no meu equipamento e agora chegou a vez das bombas. Entre Chugger e March, há diferenças significativas que faça valer a pena escolher uma em detrimento da outra? Para um esquema de producao de bateladas de 40-45L, haveria um modelo dessas bombas em específico? Vi que existe delas em inox e em polimero, há vantagens de um material em detrimento do outro?

Para quem importou, foi taxada? Lembra em quanto ficou?

Sds,

Fabiano

Boa noite,
eu importei uma chugger no inicio do ano, pelo e-bay, foi taxada… com os impostos federais e estaduais a taxa é de mais ou menos 100%(!!!:mad:!!!) não me lembro bem os valores…

Quanto a qualidade não tenho nada a reclamar, a minha é uma in line de inox, a desmontei para limpar e fiquei satisfeito. Não tem nada do motor encostando na minha cerveja, é tudo muito bem isolado

Não conheço a march…

vou procurar em minhas anotações os valores exatos, depois posto aqui...
 
Realmente, a p38 tem uma vazao por minuto muito baixa.

Acho q da lista q postei tem uma boa com vazao de 700 l/h.

Uma bomba assim seria excelente para ambas as funções. Na lavagem basta colocar um registro pra regula a vazao e ja eras.... =D
 
Pessoal,
eu tenho uma bomba para uso em maior escala, mais industrial.
Ela é grande mas tem boa vazão. Nem muito rápido nem muito devagar....

Uma coisa que está me intrigando é que ao fazer a recirculação do mosto na panela a bomba está aerando muito o mosto.
O mosto sai da bomba cheio de ar...



Será problema? Será característica dela?
Essas bombas March ou Chugger tem esse tipo de problema?

Abs,
Cristiano.
 
Pessoal,
eu tenho uma bomba para uso em maior escala, mais industrial.
Ela é grande mas tem boa vazão. Nem muito rápido nem muito devagar....

Uma coisa que está me intrigando é que ao fazer a recirculação do mosto na panela a bomba está aerando muito o mosto.
O mosto sai da bomba cheio de ar...



Será problema? Será característica dela?
Essas bombas March ou Chugger tem esse tipo de problema?

Abs,
Cristiano.

Com a chugger nunca tive esse problema...
Vc reparou se ela está formando redemoinho no lado que aspira? Isso picha ar para dentro da bomba.

Um detalhe que esqueci de informar sobre a importação é que cobraram imposto sobre o valor total, produto mais frete...:mad::mad::mad:
 
Com a chugger nunca tive esse problema...
Vc reparou se ela está formando redemoinho no lado que aspira? Isso picha ar para dentro da bomba.

Um detalhe que esqueci de informar sobre a importação é que cobraram imposto sobre o valor total, produto mais frete...:mad::mad::mad:

LisboaPrates,
não faz redemoinho não...
Não estou satisfeito com essa bomba. Acho que vou comprar uma nova da marca Chugger. Só tenho lido elogios!
Abs e obrigado.
 
Pessoal,
eu tenho uma bomba para uso em maior escala, mais industrial.
Ela é grande mas tem boa vazão. Nem muito rápido nem muito devagar....

Uma coisa que está me intrigando é que ao fazer a recirculação do mosto na panela a bomba está aerando muito o mosto.
O mosto sai da bomba cheio de ar...



Será problema? Será característica dela?
Essas bombas March ou Chugger tem esse tipo de problema?

Abs,
Cristiano.
Isso acontece pois, provavelmente, você está restringindo a entrada da bomba, e isso causa um fenômeno chamado cavitação.

Bombas devem ter a entrada livre, e a saída restringida com válvula para controle de fluxo.

Abraço,
 
Isso acontece pois, provavelmente, você está restringindo a entrada da bomba, e isso causa um fenômeno chamado cavitação.

Bombas devem ter a entrada livre, e a saída restringida com válvula para controle de fluxo.

Abraço,

Guenther,
Não estou restringindo ou mesmo estrangulando a entrada da bomba não...
Entrada e saída são de 1"... Estou achando que é defeito da bomba ou mesmo característica. Já tentei regular fluxo de saída mas nada resolve. Vou mandar para conserto. Obrigado.
 
Alguem tem contato de revendedores de bombas chugger aqui mo Brasil?
 
Tem um tal de Mixxam no Mercado Livre que está com o preço melhor. Alguém teria o contato?
 
Sobre a recirculação, com fundo falso ou bazooka, vcs abrem a torneira e já ligam a bomba ou recirculam na mão até parar de vir tantos bagaços?
 
Encomendei a P38i (daqui uns 50 dias deve chegar, rsrs) e já consegui uma fonte de PC para fazer a ligação. Alguém tem o esquema dessa adaptação?
 
Usei a P38i pela primeira vez com fundo falso e constatei que qualquer pedacinho de grão tende a travar o rotor. Com bazooka nunca tive problema.
 
Galera, preciso de uma ajuda.

Após a fervura e feito whirpool, quando abro a válvula de saida da panela que está conectada através de canos em inox até a bomba ocorre uma entrada grande de ar dentro da panela, ou seja, destruindo qualquer possibilidade de uma boa formação de trub no fundo da panela. Eu realmente não sei o que posso fazer para terminar com este problema.

Recapitulando para me fazer inatendível.
Minhas panelas são em inox e todas interligadas também em uma tubulação inox até a bomba. Sempre que abro uma a saída de alguma panela ocorre que volta bolsões de ar.

Espero que alguma consiga me ajudar.
 
Galera, preciso de uma ajuda.

Após a fervura e feito whirpool, quando abro a válvula de saida da panela que está conectada através de canos em inox até a bomba ocorre uma entrada grande de ar dentro da panela, ou seja, destruindo qualquer possibilidade de uma boa formação de trub no fundo da panela. Eu realmente não sei o que posso fazer para terminar com este problema.

Recapitulando para me fazer inatendível.
Minhas panelas são em inox e todas interligadas também em uma tubulação inox até a bomba. Sempre que abro uma a saída de alguma panela ocorre que volta bolsões de ar.

Espero que alguma consiga me ajudar.

Rafael, to fugindo um pouco da sua dúvida, mas porque achei bem interessante seu Setup.. tem como postar uma foto depois??
Valeu, abs!!

Agora sobre a dúvida.. antes de vc abrir a torneira pro mosto ir pra tubulação, vc abre uma saida pro ar?? as vezes isso ocorre porque o ar não tem pra onde fugir a não ser no sentido contrario indo de encontro ao mosto..

Abs!
 
Galera, preciso de uma ajuda.

Após a fervura e feito whirpool, quando abro a válvula de saida da panela que está conectada através de canos em inox até a bomba ocorre uma entrada grande de ar dentro da panela, ou seja, destruindo qualquer possibilidade de uma boa formação de trub no fundo da panela. Eu realmente não sei o que posso fazer para terminar com este problema.

Recapitulando para me fazer inatendível.
Minhas panelas são em inox e todas interligadas também em uma tubulação inox até a bomba. Sempre que abro uma a saída de alguma panela ocorre que volta bolsões de ar.

Espero que alguma consiga me ajudar.

Sua bomba tem valvula de priming, pra substituir o ar da tubulação por mosto?
 
Sua bomba tem valvula de priming, pra substituir o ar da tubulação por mosto?

Muito provavelmente a bomba não possui esse sistema de priming. Mas mesmo tentando abrir uma outra saída para passagem do ar o mesmo sempre volta para panela onde está o mosto.

Hoje a noite bato fotos do setup e postarei aqui amanha. Obrigado pela ajuda galera.
 
Rafael, to fugindo um pouco da sua dúvida, mas porque achei bem interessante seu Setup.. tem como postar uma foto depois??
Valeu, abs!!

Agora sobre a dúvida.. antes de vc abrir a torneira pro mosto ir pra tubulação, vc abre uma saida pro ar?? as vezes isso ocorre porque o ar não tem pra onde fugir a não ser no sentido contrario indo de encontro ao mosto..

Abs!

Detalhes do Setup. Espero ajudar
 

Attachments

  • IMG_1747.jpg
    IMG_1747.jpg
    208.2 KB · Views: 149
  • IMG_1746.jpg
    IMG_1746.jpg
    214.6 KB · Views: 126
  • IMG_1749.jpg
    IMG_1749.jpg
    210.9 KB · Views: 119
  • IMG_0544.jpg
    IMG_0544.jpg
    167.1 KB · Views: 131
Muito provavelmente a bomba não possui esse sistema de priming. Mas mesmo tentando abrir uma outra saída para passagem do ar o mesmo sempre volta para panela onde está o mosto.

Hoje a noite bato fotos do setup e postarei aqui amanha. Obrigado pela ajuda galera.

Possui sim... Vc não enche a bomba de mosto antes de ligar ela?

Aquele registro de manivela azul é o que vc acopla pra transferir ao fermentador? Antes de abrir o registro de saída da panela, abra aquele, pra que o ar que está acumulado na tubulação de saída da panela seja empurrado por gravidade pelo líquido. Se vc abrir primeiro o registro de saída da panela, o que vai acontecer é que pelo ar ser mais leve, ele vai subir e o mosto descer, borbulhando ar ali em baixo...
 
Possui sim... Vc não enche a bomba de mosto antes de ligar ela?

Aquele registro de manivela azul é o que vc acopla pra transferir ao fermentador? Antes de abrir o registro de saída da panela, abra aquele, pra que o ar que está acumulado na tubulação de saída da panela seja empurrado por gravidade pelo líquido. Se vc abrir primeiro o registro de saída da panela, o que vai acontecer é que pelo ar ser mais leve, ele vai subir e o mosto descer, borbulhando ar ali em baixo...

Obrigado pelas dicas e explicações Tiago, nunca cheguei a tentar abrir a válvula azul em especifico, mas já tentei deixar as de retorno em cima aberta para saída do ar, e mesmo assim ao invés de sair por cima ele retornava pela panela. Tentarei abrindo a válvula azul. Obrigado pela atenção
 
Back
Top