Blond Ale - Adição de açúcar no fermentador.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cipriani

Well-Known Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
190
Reaction score
40
Estou na dúvida se adiciono o açúcar da belgian blond ale nos minutos finais da fervura ou no fermentador depois de uns três dias.

Como vocês tem feito? Estou querendo fazer a adição no fermentador, acho que com isso eu consigo uma atenuação melhor e um final mais seco.

Para quem já fez, como tem sido os resultados?

Abraços.

Otávio Cipriani
 
@Cipriani já adicionei 500g de açúcar demerara na fermentação secundária de uma Red Ale e curti muito o resultado viu! Aumentou o ABV legal, deu aquele típico "calor" de Strong Ale e secou bem a cerveja pois coloquei uma quantia alta. O "mouth feel" dela lembrou vinho seco hehehe
 
Olá Adriano, você adicionou o açúcar diretamente ou fez fez um xarope invertido?
 
@Cipriani

é indicado colocar o açúcar durante a fermentação quando ele entra com parte considerável dos fermentáveis (algo a partir de 15, 20%), pois ele é um açúcar mais fácil da levedura fermentar. Nestes casos, ela pode ficar "preguiçosa" e não atenuar os outros fermentáveis de forma adequada.
A Duvel é uma que usa este procedimento. Ela adiciona quando a velocidade da fermentação começa a cair (uns 3 dias é uma boa base, conforme tu diz no tópico). Se a quantidade de açúcar for pequena em %, é tranquilo de colocar na fervura.

Quanto a largar seco ou em calda, eu adicionaria em calda, mas creio que a levedura atuaria mesmo sendo adicionado direto.
 
Se não for um absurdo, pode colocar na fervura tranquilamente. Já fiz dezenas adicionando na fervura... até uns 10%.

Abraço,
 
Apenas uma dúvida pegando o gancho do tópico. Se eu adicionar açúcar na fermentação, como eu faço para medir meu ABV no final do processo se estou colocando após a primeira medição (pós-fervura)?
 
Adicione esse açúcar na receita original como se tivesse colocado na fervura.
 
Jones, a intenção de inverter o açúcar (sacarose) é torná-lo frutose e glicose que são carboidratos de cadeia mais simples (C6H12O6).


Isso eu sei.

Quis dizer que não entendi sua intenção ao colocar açucar na fervura.
 
Isso eu sei.

Quis dizer que não entendi sua intenção ao colocar açucar na fervura.

Olá Jones,

A adição de açúcar nas receitas de Belgian Ale (Blond é uma delas) é para aumentar a concentração de álcool e torná-la mais seca. Essas são características do estilo. A explicação sobre a adição no fim da fervura ou no fermentador o tiefense já deu em um dos tópicos acima.
 
Olá Jones,

A adição de açúcar nas receitas de Belgian Ale (Blond é uma delas) é para aumentar a concentração de álcool e torná-la mais seca. Essas são características do estilo. A explicação sobre a adição no fim da fervura ou no fermentador o tiefense já deu em um dos tópicos acima.

Essa adição se faz necessária numa american blonde?
 

Latest posts

Back
Top