Biab - Será que vai dar resultados?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

albanibr

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
24
Reaction score
1
Pessoal, tava pensando numa clone da braumeister...
só que algumas partes são difíceis de fazer...como o cesto interno...difícil de vedar etc...

Dado a ""dificuldade" que o torneiro colocou pra fazer o cesto cilíndrico, tive uma ideia de fazer um Biab com um cesto de tela inox quadrado.

Bom, vejam a alma dele:

qyy42w.jpg


O que acham? qual a espessura do furo da tela me recomendam?
 
Last edited:
Pessoal, tava pensando numa clone da braumeister...
só que algumas partes são difíceis de fazer...como o cesto interno...difícil de vedar etc...

Dado a ""dificuldade" que o torneiro colocou pra fazer o cesto cilíndrico, tive uma ideia de fazer um Biab com um cesto de tela inox quadrado.

Bom, vejam a alma dele:

qyy42w.jpg


O que acham? qual a espessura do fura da tela me recomendam?
Cara, se for nessas proporções, a quantidade de malte que tu vais conseguir colocar não vai ser mais do que uns 4kg.

O problema de uma cesta completamente furada, e não só embaixo, é que o mosto provavelmente vai sair pelos lados, provavelmente não filtrando tudo durante a recirculação.

Abraço,
 
Bom ta fora de proporção mesmo..só pra ilustrar a ideia...

alem da dificuldade em modelar o inox, não vejo como vedar o fundo...pra ficar como uma braumeister...

pq se eu coloco a bomba jogando o mosto pra cima, certamente vai sair do lugar...isso influencia na eficiência ou não tem tanta importancia?
 
Meu equipamento é parecido com o que você quer.

O torneiro não teve grandes problemas para fazer o cesto, send que as laterais são de chapa de inox calandradas e o fundo é uma tela, soldada nas laterais.

Segue uma foto da minha panela.
 

Attachments

  • panela 1.jpg
    panela 1.jpg
    42.6 KB · Views: 671
Rafael (xará)
O torneiro aqui é MUITO BOM e consequentemente muito enrolado...ele pega muito serviços de grandes empresas...ae não pega coisas que ele julga "trabalhoso" ou que o valor do serviço seja baixo, que no caso, acho que é até bem simples...

Minha duvida é em relação a vedação...a braumeister faz a circulação de baixo pra cima, com a bomba jogando na parte de baixo do cesto...
essa sua é assim? ou seria mais fácil jogar por cima do cesto?
 
Eu jogo por cima do cesto, porque que é bem mais simples de fazer.. hehe

Qual seria a vantagem de empurrar por baixo?
 
Last edited by a moderator:
Sobre a bomba, acredito que sim...

Eu uso essa: http://www.lightobject.com/High-Temp100C-68LMin-108GPH-mini-DC-12V-Water-Pump-Food-grade-P709.aspx

hehehe

Segue foto do sistema funcionando.. Ainda tá bem capenga.. Comprei agora um PID (REX-C100), pretendo fazer uma caixa pra suporte da panela e com todas as instalações.. e tenho que arrumar um jeito bom de retornar o mosto por cima da panela.. pra isso pretendo mandar fazer uma tampa com entrada pra mangueira e um sistema de chuveirinho..

Sobre a eficiência, é de 65%... como não faço lavagem, acho boa..
 

Attachments

  • WP_000884.jpg
    WP_000884.jpg
    48.9 KB · Views: 587
Rafael, se me permite a indiscrição, quanto você gastou no seu projeto? Como você faz o controle de temperatura??

Você tem mais fotos do projeto?
 
Rafael, você poderia passar mais detalhes da sua panel (dimensões, quantidade de malte máxima suportada)?
Nesse esquema, o mosto tem ficado bem límpido?
 
Opa, o meu projeto ainda está sendo implementado, hehe..

Segue especificações:

- a panela maior tem 30cm de diâmetro e altura (21,2L de volume total);
- a panela menor tem 29cm de diâmetro e 26cm de altura (17,2L de volume total) e o fundo perfurado;
- a resistência tem 2.000W e ferve cerca de 18L, mas não é uma fervura muito intensa não;
- a bomba é esta que já postei ali em cima;
- o controle de temperatura hoje é feito com um TIC17, com o sensor abaixo do fundo perfurado, amarrado pelos furos;

Ao acabar a brassagem eu levanto a panela menor e deixo escorrer o máximo possível. E é aí que entra um detalhe: eu não consigo levantar de maneira suave, acabo fazendo isso bruscamente. Isso acabava com a filtragem, por isso adotei um saco de voil. Resolvido o problema. O mosto sai bastante límpido (um pouco antes de começar a fervura eu tiro uma camada de "sujeira" que fica por cima do mosto).

Ainda não tenho um sistema de recirculação decente. Eu coloco a mangueira dentro da panela e prendo ela com uma tampa (de uma panela da cozinha). Vou mandar fazer uma tampa decente com entrada para o mosto e algum sistema de espalhamento sobre a cama de grãos.

Outro problema que tenho é a grande variação de temperatura do mosto, com a resistência ligando e desligando a todo momento (por exemplo, se eu seto o TIC em 67ºC, acaba variando de 66,5ºC e 69,5ºC). Pra amenizar, comprei da China esse mês um kit com REX C-100, relé de estado sólido, dissipador e sensor.

Quando chegar esse kit, quero fazer um painel de controle, que já será a base da panela, em madeira. Vou embutir o controlador, bomba, tomadas e interruptores. Vou postar meu projeto depois para vocês darem opiniões...

Em relação ao custo, já gastei bem mais do que deveria, fazendo alguns testes. Mas resumidamente:

Panelas R$ 500,00 (apenas a panela maior é polida e só por fora)
Resistência R$ 75,00 (mandei fazer sob medida na MOGK de Blumenau)
TIC17 R$ 90,00 (esse kit do REX C-100 saiu por R$ 72,00)
Válvula de inox R$ 55,00
Bomba R$ 40,00 (bomba bem xing ling, mas tá dando conta do recado)

Esses são os itens mais caros desse sistema. Vai gastar também com fios, plugs, mangueiras... Fora o equipamento cervejeiro como balança, fermentador, densímetro, refratômetro, sanitizante, garrafas, tampinhas, etc, etc...
 
Já sobre a quantidade de malte máxima:

A panela menor tem capacidade útil de 15,5L. Pra ficar 2,5L de água por kg de malte, consigo utilizar 4,5Kg de malte.
 
Eu ia comprar uma mecbier e vi que o funcionamento é o mesmo da sua, parece não ser tão complicado assim e estou me empolgando de fazer.

Voce tem algum espaço entre o fundo das duas panelas, tipo um pezinho na panela de dentro ou coloca uma em cima da outra mesmo, fundo com fundo?
 
Tem espaço de 4cm, onde fica a resistência. O que garante esse espaço são umas travas na parte de cima da panela menor. Se olhar bem as fotos da de ver (são 3 pinos de inox soldado).

Pretendo logo fazer 3 "vincos" na panela menor, pra encaixar esses 3 pinos nela.. Daí na tampa também vai ter esses 3 vincos..

Mas isso é detalhe.. Pode ser feito com um pezinho também, só acho mais difícil de lavar.. :)
 
Tem espaço de 4cm, onde fica a resistência. O que garante esse espaço são umas travas na parte de cima da panela menor. Se olhar bem as fotos da de ver (são 3 pinos de inox soldado).

Pretendo logo fazer 3 "vincos" na panela menor, pra encaixar esses 3 pinos nela.. Daí na tampa também vai ter esses 3 vincos..

Mas isso é detalhe.. Pode ser feito com um pezinho também, só acho mais difícil de lavar.. :)

E como você faz na hora de retirar o cesto do malte? Tem outro apoio que deixa a panela levantada para escorrer o mosto?
 
Eh, isso eu queria saber tb!
Pensei em fazer um apoio em cima da panela grande...

Quanto as mangueiras, quais você comprou? As que eu achei dizem que temperatura de operação é de até 50 graus...
 
Tenho um negócio bem meia boca pra segurar a panela. Antes eu fiz esse mesmo esquema com panelas de alumínio (molheiras) e como cortei uma "tira" da parte de cima de um das panelas, acabei fazendo uns "S" com esse alumínio. Utilizo esse negócio.. Bem meia boca mesmo..

Pretendo fazer dois furos e colocar dois pinos. Vai ficar bem melhor.

Como ficou tudo bem complicado de entender, vou colocar duas imagens ilustrando.. hehe
 

Attachments

  • WP_000908.jpg
    WP_000908.jpg
    24.3 KB · Views: 296
  • Pino.png
    Pino.png
    343 bytes · Views: 262
Rafael, estou penando pra achar as mangueiras e vou usar uma bomba parecida com a sua, onde vc comprou as mangueiras e de quais bitolas?
 
Back
Top