BIAB - Panela sem torneira (Sifonar é uma opção?)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Quixiba

Member
Joined
Mar 10, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Pessoal, estou terminando de montar meu equipamento e resolvi iniciar fazendo levas de 20 litros pelo método BIAB em uma caldeirão nº 38. Já tenho quase tudo, mas não estou conseguindo encontrar as "flanges" para colocar o registro no caldeirão. Como já estou com tudo (inclusive os insumos) e vou ter um bom tempo livre essa semana por conta do feriado queria fazer minha primeira brassagem nessa sexta-feira.

Enfim, queria saber a opinião de vocês quanto a viabilidade de sifonar o mosto (já resfriado e após o whirlpool) da panela para o balde fermentador e chacoalhar um pouco para oxigenar. Desse modo não levaria o trub para o balde. Sei o que o ideal é com esse registro funcionando como torneira, mas acreditam que possa ocorrer algo prejudicial caso eu faça desse modo?

Agradeço desde já!
 
Cara eu fiz isso por um bom tempo, quando comecei fazia biab também e minha panela nao tinha a torneira, e eu usava uma mangueira, nem o sifao eu tinha. A única preocupação que eu tinha era de sanitizar muito bem essa mangueira pra evitar contaminar o mosto. Eu borrifava até alcool 70 nas mãos também por precaução. Pode mandar bala que nao tem erro.
 
Cara eu fiz isso por um bom tempo, quando comecei fazia biab também e minha panela nao tinha a torneira, e eu usava uma mangueira, nem o sifao eu tinha. A única preocupação que eu tinha era de sanitizar muito bem essa mangueira pra evitar contaminar o mosto. Eu borrifava até alcool 70 nas mãos também por precaução. Pode mandar bala que nao tem erro.

Obrigado! Vou tomar esse cuidado com a esterilização sim. Comprei um ácido perácetico na alquimia da cerveja e álcool 70 aqui em minha cidade.
 
Eu também faço biab e uso uma panela nº 38, e não coloquei uma torneira/registro para retirar o mosto.

Após resfriar a panela eu e mais uma pessoa entornamos o mosto direto no balde/bombona. O único problema é que se bobear pode fazer um pouco de bagunça e derramar parte do liquido precioso no chão. Mas pretendo no futuro colocar um registro, pois no futuro possivelmente corro o risco de não ter alguém por perto na hora de transferir o mosto para o fermentador.
 
Pessoal, estou terminando de montar meu equipamento e resolvi iniciar fazendo levas de 20 litros pelo método BIAB em uma caldeirão nº 38. Já tenho quase tudo, mas não estou conseguindo encontrar as "flanges" para colocar o registro no caldeirão. Como já estou com tudo (inclusive os insumos) e vou ter um bom tempo livre essa semana por conta do feriado queria fazer minha primeira brassagem nessa sexta-feira.

Enfim, queria saber a opinião de vocês quanto a viabilidade de sifonar o mosto (já resfriado e após o whirlpool) da panela para o balde fermentador e chacoalhar um pouco para oxigenar. Desse modo não levaria o trub para o balde. Sei o que o ideal é com esse registro funcionando como torneira, mas acreditam que possa ocorrer algo prejudicial caso eu faça desse modo?

Agradeço desde já!
Quando faço BIAB, sempre faço isso... uso uma panela sem nada, e sifono. Como faço levas de 25 litros, no geral faço whirlpool a quente, aguardo, sifono o mosto quente para um balde fermentador, e já sem o trub, resfrio com chiller de imersão dentro do próprio fermentador, podendo ficar até mexendo com o chiller durante o resfriamento, o que torna o processo bem mais rápido pela troca de calor mais eficiente.

Abraço,
 
Eu também faço biab e uso uma panela nº 38, e não coloquei uma torneira/registro para retirar o mosto.

Após resfriar a panela eu e mais uma pessoa entornamos o mosto direto no balde/bombona. O único problema é que se bobear pode fazer um pouco de bagunça e derramar parte do liquido precioso no chão. Mas pretendo no futuro colocar um registro, pois no futuro possivelmente corro o risco de não ter alguém por perto na hora de transferir o mosto para o fermentador.

O que você faz com o trub? Manda tudo pra dentro do fermentador??
 
Infelizmente vai parte, o que fica no fundo da panela eu descarto, uma vez coloquei um pedaço de voal fervido e sanitizado na boca do balde fermentador para filtrar o trub, mas desisti pois achei que poderia aumentar o risco de contaminação.
 
Quando faço BIAB, sempre faço isso... uso uma panela sem nada, e sifono. Como faço levas de 25 litros, no geral faço whirlpool a quente, aguardo, sifono o mosto quente para um balde fermentador, e já sem o trub, resfrio com chiller de imersão dentro do próprio fermentador, podendo ficar até mexendo com o chiller durante o resfriamento, o que torna o processo bem mais rápido pela troca de calor mais eficiente.

Abraço,

Guenther, eu vou usar o auto-sifão e a mangueira de silicone que são vendidos na WE. Acha que posso ter algum problema ao passar o mosto quente por eles? Li em algum lugar que essas mangueiras de silicone só são atóxicas a Xº C. Se puder fazer assim seria bem melhor, por poder fazer o whirlpool a quente. Obrigado pela resposta!
 
Guenther, eu vou usar o auto-sifão e a mangueira de silicone que são vendidos na WE. Acha que posso ter algum problema ao passar o mosto quente por eles? Li em algum lugar que essas mangueiras de silicone só são atóxicas a Xº C. Se puder fazer assim seria bem melhor, por poder fazer o whirlpool a quente. Obrigado pela resposta!
Dever ter lido que mangueiras CRISTAL são atóxicas só até X temperatura. Mangueiras de silicone suportam muito mais de 100 graus.

O que em tese tu não podes é usar o auto-sifão pra transferir mosto quente. Se não me engano, o fabricante indica no máximo 41 graus. Eu uso sifão de inox pra isso.

Abraço,
 
Mangueiras cristal atóxicas, são atóxicas até ~65ºC.
As de silicone suportam até ~300ºC.
 
@quixiba tentar resolver teu problema de outra forma:

http://produto.mercadolivre.com.br/...lo-sextav-em-aco-inox-304-c-roscas-bsp-12-_JM

Em vez de "flange", procura por niple. Um niple, uma arruela e um o-ring de viton, tu instala a válvula de boa na panela.

O-ring você acha em casa de anéis de vedação para carro. Toda cidade tem uma. Ou arrisca acertar o tamanho no ML


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Atualizando. Fiz a brassagem nesse final de semana mesmo, como não consegui resolver o problema da torneira e nem adquiri um transferidor de mosto quente fiz da seguinte forma.

Whirlpool a quente
15 minutos para decantar
Coloquei o chiller com cuidado na panela e resfriei até 25ºC (demorou 25~30m)

Na primeira receita eu tirei o chiler para sifonar e isso fez subir muito trub, na segunda eu sifonei com o chiller dentro e foi bem mais tranquilo.

Vou ver esse esquema substituto da flange para colocar a torneira para a próxima vez, apesar de ter conseguido fazer com o sifão seria bem mais fácil abrir um registro, rs. De qualquer modo agradeço a todos pelas respostas. Abraços!
 
Quando faço BIAB, sempre faço isso... uso uma panela sem nada, e sifono. Como faço levas de 25 litros, no geral faço whirlpool a quente, aguardo, sifono o mosto quente para um balde fermentador, e já sem o trub, resfrio com chiller de imersão dentro do próprio fermentador, podendo ficar até mexendo com o chiller durante o resfriamento, o que torna o processo bem mais rápido pela troca de calor mais eficiente.

Abraço,

Guenther, você sabe dizer se aqueles baldes alimentícios brancos, muito usados como fermentador, aguentam a temperatura do mosto pós-fervura antes de resfriar? Ou neste caso você usa outro tipo de fermentador?
 
Guenther, você sabe dizer se aqueles baldes alimentícios brancos, muito usados como fermentador, aguentam a temperatura do mosto pós-fervura antes de resfriar? Ou neste caso você usa outro tipo de fermentador?
Sim, suportam.

Aliás, são dos poucos fermentadores plásticos que suportam.

Abraço,
 
Sim, suportam.

Aliás, são dos poucos fermentadores plásticos que suportam.

Abraço,

Tens que procurar os que são de PEAD / HDPE virgens. O Poli Etileno de Alta Densidade suporta até 150ºC sem liberar toxinas.
 
Lendo o post me surgiu a ideia de usar um balde de PEAD como cesto de grãos para um BIAB de maior litragem ou mesmo para lavagem.

Esquentaria a água na panela até uns 70ºC e mergulharia o balde (todo furado ou com voil) com os grãos de deixaria repousar por 60 - 90 min e depois é só retirar o balde inteiro.

Alguém já fez algo assim ?
 
Boa noite.

Tempos atrás eu entrei em contato com um fabricante de baldes alimentícios sobre a temperatura. Segue abaixo a resposta:

Bom dia .
Agradeço o seu contato e segue abaixo:

“Toda nossa linha de baldes industriais prime são atóxicos.
Relacionado a temperatura, o nosso fornecedor de matéria-prima informa que as propriedades físicas do produto suportam até cerca de 80° C. Contudo, sempre recomendamos aos clientes para efetuar um teste no processo em condição crítica para homologação”.



Sem título
Milene Fernandes
[email protected]

Comercial Industrial
Rua XV de Novembro, 220
Berlim | Jaguariúna | SP | CEP:13.820-000
(19)3311-2928
www.jaguarplasticos.com.br
 
Boa noite.

Tempos atrás eu entrei em contato com um fabricante de baldes alimentícios sobre a temperatura. Segue abaixo a resposta:

Curioso, eu também mandei um email para este fabricante no final de semana, mas até agora não me responderam.

Agora fiquei mais em dúvida ainda com essa informação deles. Será que eles não são do tipo PEAD citado pelo jeanpaullopes? (não entendo nada disso! hehe)
 
Curioso, eu também mandei um email para este fabricante no final de semana, mas até agora não me responderam.

Agora fiquei mais em dúvida ainda com essa informação deles. Será que eles não são do tipo PEAD citado pelo jeanpaullopes? (não entendo nada disso! hehe)
Tu tens um balde deles?

Olhe no fundo que deve ter a indicação do material.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Boa dica! Verifiquei aqui e trata-se de Polipropileno (tem aquele símbolo PP 5). É um balde da Jaguar Plásticos.
http://www.incomplast.com.br/polipropilenopp

Ele parece ser mais resistente a altas temperaturas, mas a ressalva de ser resistente a solventes acima de 80°C e ser sensível a fenóis me assusta um pouco.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Boa dica! Verifiquei aqui e trata-se de Polipropileno (tem aquele símbolo PP 5). É um balde da Jaguar Plásticos.
http://www.incomplast.com.br/polipropilenopp

Ele parece ser mais resistente a altas temperaturas, mas a ressalva de ser resistente a solventes acima de 80°C e ser sensível a fenóis me assusta um pouco.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
http://www.incomplast.com.br/polipropilenopp

Ele parece ser mais resistente a altas temperaturas, mas a ressalva de ser resistente a solventes acima de 80°C e ser sensível a fenóis me assusta um pouco.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
PEAD e PP, até onde eu pesquisei há muitos anos, são atóxicos em alta temperatura, inclusive usados para fazer produtos autoclaváveis. PP, nesse caso, mais comum que PEAD.

A questão da recomendação de usar até 80, com picos, é pela diminuição de rigidez do material e etc (por isso falam em manter as propriedades físicas), mas até onde eu sei, não que isso cause migração de material, que normalmente é atestado por Laudo de Migração de Material. Normalmente nestes casos, onde em temperaturas um pouco quentes o material fica tóxico, é relativamente fácil achar indicações/avisos.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top