Beertools / Spiedel Braumeister 20l

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AnteK

Well-Known Member
Joined
Sep 1, 2014
Messages
71
Reaction score
6
Boa noite a todos!

Meu nome é André, sou um "homebrewer" iniciante. Tenho aprendido muito nesse forum, gostaria de agradecer a todos os participantes.

Seguinte, comprei recentemente uma Spiedel Braumeister 20l, estou adorando o novo brinquedo. Gostaria de abrir esse tópico para compartilhar experiências com a "BM". Acredito que tenha alguns usuários por aqui...

Tenho tido algumas dificuldades em obter informações, principalmente configurações dos programas Beertools e Beersmith, pois não estou conseguindo editar com certa precisão o perfil da "BM" nesses programas.

Alguém poderia me passar essas inf?

Ficaria muito grato se alguém puder me ajudar!

Um abraço a todos
AnteK
 
Antek,
Estou fora do país mas me mande uma MP, assim eu me lembro e quando voltar eu te envio o perfil.
 
Eu tenho a de 50 e te dou as seguintes dicas para fazer o fine tune do profile:

1) Use o volume total da brassagem, não faça sparge.
2) Absorção dos grãos, 0.9L por KG.
3) depois de içar o tubo de malte, deixa ele drenando num balde com a tampa da panela de cabeça pra baixo, ai vai cair pelo buraquinho dela.
4) Não tem taxa de evaporação, é um volume fixo independente de quanto vc está fervendo. Para mim isso é 4L por hora.
5) adapte um dip tube ou vira a panela para extrair da panela o máximo possível.

Só depois de usar esses passos eu consegui começar a chegar perto do profile estimado do beersmith.

Ai agora to começando a brincar com o sparge por exemplo, se bem que não ando vendo mto ganho com ele.
 
Eu tenho a de 50 e te dou as seguintes dicas para fazer o fine tune do profile:

1) Use o volume total da brassagem, não faça sparge.
2) Absorção dos grãos, 0.9L por KG.
3) depois de içar o tubo de malte, deixa ele drenando num balde com a tampa da panela de cabeça pra baixo, ai vai cair pelo buraquinho dela.
4) Não tem taxa de evaporação, é um volume fixo independente de quanto vc está fervendo. Para mim isso é 4L por hora.
5) adapte um dip tube ou vira a panela para extrair da panela o máximo possível.

Só depois de usar esses passos eu consegui começar a chegar perto do profile estimado do beersmith.

Ai agora to começando a brincar com o sparge por exemplo, se bem que não ando vendo mto ganho com ele.
Bom dia Leo,

Valeu pelas dicas, está sendo de suma importância. :) Já da para começar o aperfeiçoamento do perfil. Andei pegando alguns perfis da "BM" para Beersmith em foruns fora, mas infelizmente detectei algumas imprecisões grosseiras... para Beertools então nem no forum deles, muito ruim o suporte desse caras!

Andei fazendo sparge de 3/4 litros com bons resultados. Para uma panela de 20L, qualquer litrinho é um ótimo ganho.

Abr
AnteK
 
Escrevi meio rápido e esqueci de complementar rs

mas no ponto 3, depois de você deixar escorrendo no malte, vai dar pelo menos 1-2 litros extras.

foca em descobrir sua perda por evaporação e quanto vc perde de trub no fim.

isso pra mim foi o que deu mais impacto no perfil.

Eu faço 20 litros na minha de 50 litros, começo sempre com 30L de água. perco com a absorção de malte e faço o sparge de pouquissimos litros, só para dar 21 litros no fermentador o que vai restar cerca de 19-20 para encher exatamente um post mix.

ex: 30L de água e 5KG de malte. me sobra aprox 25 pós brassagem, 21 litros pós fervura e consigo mandar uns 19 para o fermentador. Nesse caso faço sparge com 2 litros ou começo com 32 litros de água.
 
ótima dica Leo, já tinha contabilizando a perda de 1,50 do trub. Eu faço com 25l, aprox. 6kg de malte, fazendo 2l de Sparge.. fico com 20l p/ fervura,.. :tank:

Para o fermentador me sobra 18l

Abr
AnteK
 
Salve Amtek!
As dicas do Leo são sempre preciosas, ele entende bastante da Speidel BM.
Mas como o equipamento dele é de 50 e o nosso é de 20, eu recomendo exatamente o contrário. [emoji2]
Faça sempre sparge! Hehehe
Para cervejas com gravidade "normais" use 23 a 25 litros de água para brassagem e 5 a 10 litros sparge.
Não esquente muito com perda de trub pois dá pra inclinar a panela e levar quase tudo deixando o grosso do trub.
A taxa de evaporação nossa tbm é um pouco menor que a dele, ficando em +/- 2.7l/hora.
 
Valeu, Victor!

As dicas do Leo foram preciosas. Cara, ontem fiz um teste de limite de agua para uma IPA na BM. Coloquei exatos 28l de água c/ 5.90kg de grãos. Ficou no limite! Aproveitei para cronometrar a distancia entre as temperaturas. Isso foi importante para saber a demora dos intervalos...
Fiz um "mashing infusion" de 4 paradas. A única cagada é que ignorei o Sparge, resultando numa densidade acima do esperado, que acabei corrigindo adicionando 2 litros de água, deu para corrigir, mas não da forma que gostaria. Apesar do imprevisto deu para aprender o suficiente p/ ficar 100% na próxima. Vou seguir o seu conselho que é o mesmo do calculo do BeerSmith, fazer 8/9 litros de Sparge.
Envio anexo os "Screen Shot" do processo.
Aceito sugestões!

Abr
AnteK
 

Attachments

  • Equipamento.png
    Equipamento.png
    124.1 KB · Views: 249
  • MASHING.png
    MASHING.png
    175.3 KB · Views: 240
Antek,
O perfil que você está usando está bem ajustado, quase idêntico ao meu.
Mash tun weight, eu uso 4kg, Fermenter loss, eu uso 0 e trub loss 0,7.
 
Coube no limite! Infelizmente não tirei foto.. na próxima posto.
O mashing do Alfa? O que acha de 35 p/ 45 min?


Abr
AnteK
 
Tem uma galera lá fora que coloca um perfil de borracha nos filtros para vedação. Me parece que o resultado é muito bom. Segue fotos anexo.
 

Attachments

  • perfil de borracha.jpg
    perfil de borracha.jpg
    57.8 KB · Views: 147
  • vedação.jpg
    vedação.jpg
    53.3 KB · Views: 136
  • resultado.jpg
    resultado.jpg
    66.1 KB · Views: 145
Eu já pensei em fazer algo igual mas tenho obtido uma cerveja tão cristalina que acho desnecessário.
Os caras lá fora também trocam a torneira e até hoje eu não entendi do porquê.
O caras pintam e bordam, no chill, overnight mash....pintam os canecos.
 
Victor em relação a torneira eu li que muitos tem problema de vazamentos, eu particularmente não tive.
 
Vcs já tentaram usar umas "hops bags" para evitar o excesso de trub? Está me incomodando o trub no final, as vezes sai uma quantidade indesejada para o fermentador. Acho que com as bags aproveitaria mais o mosto...

Abr
AnteK
 
Antek,
me parece que o Leo usa, salvo engano.
Eu não uso, faço um bom whirlpool e deixo sedimentar uns 30 min. Levo quase nada!
 
Vamos lá Victor e Antek haha

Primeiro valeu pelo reconhecimento victor haha

Vocês já fizeram o teste de brassar com mais água e não fazer sparge? não tenho nenhum teste conclusivo, mas a minha impressão é que chego num resultado muito próximo porém com menos trabalho.

Quanto a borracha eu queria comprar uma mas não achei em nenhum lugar, pra mim sempre acaba passando um grãozinho ou outro pelo lado. mas acho que é mais frescura pq nunca tive problema com o resultado final. Mas se acharem me avisem que quero testar um.

eu troquei a minha torneira, principalmente por dois motivos: 1 - Aumentar a vazão 2 - Colocar engate rápido. Gostei mas a torneira original é boa e bem compacta, olha como ficou um trambolho a minha.

Quanto ao No Chill e overnight mash, são práticas que dependem muito do seu tempo e o que me faz gostar tanto da braumeister é ter essa flexibilidade, as vezes tenho pouco tempo e usando essas práticas posso fazer cerveja mesmo com menos tempo disponível. Não preciso grudar as 7-8 horas do lado da panela que nem antigamente. consigo fazer cerveja a noite depois do trabalho por ex, coisa que antes não conseguia. Faço a moagem e coloco a água no dia anterior, dou uma passada em casa e coloco o malte e programo, volto pro trabalho e fecho o dia. chego em casa, puxo o tubo fervo e quando ta mto tarde deixo resfriar de um dia para o outro com no chill.

Antek, quanto a Hop Bags, não uso e também não me preocupo muito com o Trub. Mas para quem se preocupa o victor deu a dica de ouro, faça um bom whirlpool e paciência pra deixar sedimentar. eu não tenho muita paciencia então deixo sedimentar por 15 minutos no máximo que é o tempo que levo para limpar meu chiller e preparar o fermentador. levo até a última gota que consigo até começar aquela lama totalmente verde de trub.

Já li alguns experimentos que mostram que mesmo se você levar TODO o trub para o fermentador o impacto é praticamente nulo. então depois disso parei de me preocupar e realmente não tenho visto muita diferença.
 

Attachments

  • tap2.jpg
    tap2.jpg
    206 KB · Views: 130
Boa noite, Leo.

Obrigado pelas dicas, são muito interessantes. Já li sobre o resfriamento "overnight" sem chiller, realmente relatam que o resultado final é exatamente o mesmo do uso do chiller, com certeza nesse meio tempo o trub estará literalmente decantado... ... Vou experimentar, depois posto aqui.
Em relação ao trub todo no fermentador sem alterar o resultado da cerveja é uma revelação muito interessante, eu sempre me preocupo demasiado, gerando um desperdício de cerveja... Vou me preocupar menos com isso. Como uso whirlfloc Tablet na fervura e gelatina no final da maturação, acredito que todo esses sedimentos irão se decantar.
Andei procurando o perfil de Silicone para o filtro, assim que colocar prometo postar os resultados aqui.
Obs. sua torneira ficou 10!

Abr.
AnteK :tank:
 
Antek,

O overnight dizem o único impacto ser um pouco de perda de aroma e aumento de amargor devido ao estendido contato com o lúpulo a quente. Para cervejas que não dependem mto disso, é uma boa.

O experimento que eu falei é esse aqui, se tiver interesse de ler: http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/

Po se achar o perfil não esquece de colocar aqui que me interesso tb haha
 
Leo,

Que matéria interessante, gostei bastante das conclusões citadas. Ele coloca direto no fermentador, eu tinha lido relatos em deixar o mosto na panela tampada, e colocar no fermentador no dia seguinte.
Obrigado mais uma vez!
Assim que eu achar o perfil te dou um toque.

Abr.
AnteK
 
Grande Victor, voltou já daquele trabalho estressante na Alemanha.....bem vindo......vou acabar comprando uma BM...rsrsrsr
 
Pessoal! Também tenho uma bm20 e a primeira brassagem foi terrível! Fiz de acordo com a receita da própria fabricante e sem sparge e me dei mal! Foi somente 14 litros pro fermentador! Com medo de ficar ruim completei com água até 23 litros e deixei fermentar! Depois que o Victor me ajudou fiz outra brassagem com iniciais 25l + 10 sparge e gol! Vc perde 5 litros qdo usa 5kg de malte e mais 5 litros na fervura de 90 min!entao vai 23 pro fermentador já considerando a perda do trub! O mais difícil que tenho achado e a limpeza dela! Alguém tem uma boa dica?'produto?
 
Victor, curtiu a oktoberfest?

Vitorsmg, depois da brassagem enxáguo e coloco uma mangueira com o fluxo de água forte nas saídas das bombas para tirar o grosso. Depois eu tenho uma escova, tipo essas de vaso sanitário, uso ela com detergente neutro para esfregar toda a parte interna, enxáguo e depois viro a panela de cabeça pra baixo pra secar, abro as bombas e limpo com um pano, também deixando aberto para secar.

Essa é a minha limpeza básica.

Quando preciso fazer uma limpeza mais grossa, a cada 2-3 brassagens, eu faço todo o processo acima e depois finalizo com Vanish Branco, coloco ele, ligo as bombas e aquecimento para 60C por algumas horas e depois desligo e deixo de molho alguns dias.
 
Putz Leo! Aquela região é das mais lindas! Como não curtir? Ainda mais na companhia dos filhos! [emoji482]
 
Antek,
agora já estou devidamente "chegado".
Aqui vai o perfil que eu uso.
Use ele verifique alguma disparidade com o BS e me passe para ajustar mais um pouquinho.
Forte abraço,
Victor
 

Attachments

  • BM20L VC.bsmx
    1.3 KB · Views: 93
Que legal, Victor! muito obrigado.
Esse perfil é com Sparge de 5 litros?


Abr
AnteK
 
Que legal, Victor! muito obrigado.
Esse perfil é com Sparge de 5 litros?


Abr
AnteK

Antek,
O sparge não aparece e não depende do perfil do equipamento.
A quantidade de sparge vai depender da receita, depende da OG pretendida, daí o BS calcula os volumes de água para mosturação, sparge e top up.
 
Sem querer te abusar, rs. Vc tem a do Mash?

Abr
AnteK
 
Antek,
o perfil da mash varia tbm de receita pra receita.
De um modo geral pego um perfil qualquer do BS e mudo conforme o pretendido, most + ou - fermentável, volume inicial, sparge no sparge, etc.
Se você quiser eu posso te passar uma receita com tudo, perfil de equip., mosturaçâo, etc.
 
Putz Leo! Aquela região é das mais lindas! Como não curtir? Ainda mais na companhia dos filhos! [emoji482]

Eu fui ano passado, fiquei dois dias, o único problema foi que tentei tomar todas as cervejas em praticamente 1 dia, pq no primeiro não consegui entrar nas barracas. Não deu mto certo hahaha

Até consegui tomar mas o resultado foi um pouco vexatório hahahha

mas realmente é um lugar muito bonito!
 
Victor,

Entendo, blz. É que eu queria ver um modelo pra comparar com a minha.

Abr
AnteK
 
Eu fui ano passado, fiquei dois dias, o único problema foi que tentei tomar todas as cervejas em praticamente 1 dia, pq no primeiro não consegui entrar nas barracas. Não deu mto certo hahaha

Até consegui tomar mas o resultado foi um pouco vexatório hahahha

mas realmente é um lugar muito bonito!

Hahaha... espero que vc seja igual a mim. Não tenho nem ressaca nem dor de cabeça qdo tomo cerveja alemã ou minhas... vai entender prq!!!
 
Back
Top