[BeerSmith] Adicionando o Fundo falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Como vocês colocam os dados do fundo falso no BeerSmith ? Entra na razão grãos/litro ?
 
Mas aí é na tina de lavagem. O meu fundo falso está na "Mash Tun". Não teria que entrar na quantidade inicial da água na mostura ?
 
Puts, eu olhei no beersmith do telefone. lá ta "Mash/Lauter Tun".. e tem a opção de ajustar automaticamente. é bem basico.

Agora, no pc nao tenho ideia.
 
O que eu faço é utilizar os cálculos do beersmith normalmente, como se fosse bazuca/bazooca (sei la o nome disso), porém acrescento a quantidade de água abaixo do fundo falso a mais, e retiro essa mesma quantidade da água de lavagem/sparge.

Ex: Beersmith manda acrescentar 30L de água e fazer sparge com mais 37L. O espaço abaixo do meu fundo falso ocupa 6L, portanto, acrescento 36L na mosturação e faço o sparge com 31L.
 
Eu só considero o volume morto ali, porque senão a agua não cobre os grãos.
o BS calcula direitinho a quantidade da agua inicial.

Ja pra lavagem, eu uso o necessário pra chegar na litragem que preciso levar na fervura.. geralmente é prox ao que o BS indica, mas não me apego a esse dado.
 
@Luccasm , faço da mesma forma! A tua OG anda batendo direito?

@Alvaroroche, Fala Alvaro.
Fica bem próxima viu.. não posso dizer que bate sempre em cheio, mas não tenho o que reclamar não...

A sua ta divergindo?
 
@Luccasm Troquei a minha bazoka na sexta e brassei uma leva sábado, me guiei pelo beersmith e ficou uns 5 pontos abaixo do estimado.
 
O que eu faço é utilizar os cálculos do beersmith normalmente, como se fosse bazuca/bazooca (sei la o nome disso), porém acrescento a quantidade de água abaixo do fundo falso a mais, e retiro essa mesma quantidade da água de lavagem/sparge.

Ex: Beersmith manda acrescentar 30L de água e fazer sparge com mais 37L. O espaço abaixo do meu fundo falso ocupa 6L, portanto, acrescento 36L na mosturação e faço o sparge com 31L.

Faço exatamente a mesma coisa.

Esses dias brassei 4kg de malte que no caso seria 10 litros de água (2,5L/Kg) e meu fundo falso perde 4 litros, então adicionei 14 litros pra mostura. Minha fervura é com 27 litros então tive que fazer o sparge com 17 litros usando um total de 31 litros de água, descontando os 4 de absorção dos grãos cheguei aos 27 pré-fervura.
 
No BeerSmith tem como fazer essa compensação do espaço perdido. Olha lá no Perfil do Equipamento. Aqui no celular não tem como indicar o passo a passo.
 
Para registro: adicionando o fundo falso como espaço perdido não funciona. Não bati as temperaturas de infusão, o que funcionava bem antes. Como eu recirculo para o mashout, eu agora esqueço que tenho fundo falso e voltei a acertar a temperatura.
 
Opa, ressuscitando este tópico, tenho uma duvida quanto a configuração do beersmith relacionado ao fundo falso.

Uso uma panela de 30l pra mostura com fundo falso, perco +- 4l que fica abaixo do fundo falso, deste 4l perco +- 1l que que é a água que fica abaixo da torneira. Vi já neste tópico e lendo outros que essa água é compensada acima do fundo falso, como nosso colega mencionou em uma brassagem de 4kg + 2,5l = 10l, como o fundo falso tem 4l abaixo, foi colocado a mais, no caso colocou 14l e depois 17l na lavagem para chegar na fervura como queria confere esse raciocínio ?

A duvida em si, é com relação a configuração do beersmith, na aba mostura/lavagem nos campos "Adição na Mostura" e "Espaço Morto da Tina" a duvida é com relação a estes campos como preencher utilizando o fundo falso ?
Imaginei da seguinte maneira.
Adição na Mostura, coloquei os 4l, sendo que são os 4l que fica abaixo do fundo falso
Espaço Morto da Tina, coloquei o 1l que é referente ao espaço onde a torneira não vai conseguir "puxar" a água.

A ideia seria essa?

Abraço
 
Opa, ressuscitando este tópico, tenho uma duvida quanto a configuração do beersmith relacionado ao fundo falso.

Uso uma panela de 30l pra mostura com fundo falso, perco +- 4l que fica abaixo do fundo falso, deste 4l perco +- 1l que que é a água que fica abaixo da torneira. Vi já neste tópico e lendo outros que essa água é compensada acima do fundo falso, como nosso colega mencionou em uma brassagem de 4kg + 2,5l = 10l, como o fundo falso tem 4l abaixo, foi colocado a mais, no caso colocou 14l e depois 17l na lavagem para chegar na fervura como queria confere esse raciocínio ?

A duvida em si, é com relação a configuração do beersmith, na aba mostura/lavagem nos campos "Adição na Mostura" e "Espaço Morto da Tina" a duvida é com relação a estes campos como preencher utilizando o fundo falso ?
Imaginei da seguinte maneira.
Adição na Mostura, coloquei os 4l, sendo que são os 4l que fica abaixo do fundo falso
Espaço Morto da Tina, coloquei o 1l que é referente ao espaço onde a torneira não vai conseguir "puxar" a água.

A ideia seria essa?

Abraço

E ae!!

Minha dúvida é a mesma que a sua. No meu caso minha panela é de 95 Lts, tenho uma perda de 12 litros abaixo do fundo falso sendo que desses 12 litros, 5 litros ficam abaixo da torneira. Tinha feito uma configuração parecida com a sua só que no campo "Mash Tun Adittion" informei 7 litros e no campo abaixo "Espaço perdido Tina Lavagem" joguei a diferença, ou seja, os 5 litros, totalizando os 12 litros de perda. Mas achei que o cálculo de água do BS ficou meio distorcido.
Fiz outra alteração, no campo "Mash Tun Adittion" informei os 12 litros e no campo "Espaço perdido Tina Lavagem" não informei nada, deixei zero. Depois dessa alteração o cálculo de água do BS ficou mais condizente, mas ainda fiquei na dúvida se os valores que informei ficaram realmente corretos.
Abraço!!
 
Fiz minha primeira brassagem com fundo falso, recirculação e fly sparge. Antes era bazooka e batch sparge, e o BS setado para perdas de 1,5 l na panela de mostura. Meu fundo falso fica a 4,8 cm do fundo da panela e registro abaixo do FS. Mas, agora tem deep-tube no registro e não computei no BS o espaço morto abaixo do FS e sim abaixo do deep tube, que continuou em 1,5 l (esse sim, considero fundo perdido, e se der uma tombadinha....). Então, não tive diferenças nos quantitativos de volume obtidos no processo. Apenas a OG subiu legal na brassagem (recirculação e fly sparge). Não sei se está correto, mas acho que o BS considera o volume morto como perda de líquido e que deverá ser acrescida. No meu caso é abaixo do deep tube e não do Fundo Falso. Espero ter contribuído, de alguma forma..........
 
Back
Top