Batch Sparge: Expor ou não a cama de grãos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fafner1

Member
Joined
Feb 12, 2016
Messages
23
Reaction score
12
Gurizada Medonha

Bom dia.Em primeiro lugar, parabéns aos organizadores e "respondedores" desse fórum, especialmente pela paciência em responder tantas questões, e algumas por repetidas vezes.

Bueno, minha questão está relacionada ao batch sparge (lavagem por batelada). Não é questão de volume...

A dúvida está no título do tópico e eu não a tinha até agora a pouco... Fuçando na rede (o que pode ser uma benção ou um castigo...), vi, algo por caso, um alerta para NÃO expor a cama de grãos entre as várias (2 ou 3) lavagens (runnings) do batch sparge. A menção pode ser vista aqui (//byo.com/stories/issue/item/3393-sparge-water-mr-wizard)

Já o John Palmer neste vídeo aos 12:30 fala que drenar tudo (devagar para não romper o filtro da cama de grãos) e a imagem realmente mostra a cama de grãos exposta. Aqui - (//www.youtube.com/watch?v=h5J8S5nBdUc)

Não vi achei nenhuma menção expressa no livro dele, cap 17 da edição em inglês.

Eu estou na quarta brassagem (a Flaca, uma APA) que ficou com densidade bem menor que o esperado devido a má moagem dos grãos (não tenho moedor - moí (só apertei o botão on-off do moedor) na loja onde comprei o grão...) e devido a minhas barbeiragens com o volume, já identificadas e aprendidas para não errar na próxima... menciono isso para mostrar que ainda sou iniciante mas já meti a mão na massa (sentido figurado senão contamina...).

Por mim, no batch sparge, não vejo problema em expor a cama de grão na coleta da primeira lavagem (first running) mas trago a questão para colher as opiniões de vcs.

E tb para contribuir com o fórum e não só espiar...
 
Bom, vou lhe passar a minha experiência, pois faço brassagens com o batch sparge.
Depois de recircular, eu retiro toda a primeira agua até a última gota, em seguida coloco a agua da lavagem à 78-80 graus dou uma bela misturada, deixo descansar por um 20 minutinhos recirculo e extraio novamente o mosto. Faço apenas 2 extrações de mosto, a inicial e a da lavagem.
Com este método consigo eficiência que varia entre 68% a 72%, de acordo com a ferramenta que eu uso (brewsfriend) e consigo sempre chegar a OG que preciso.

Não vejo sentido em não expor a cama de grãos se depois você vai jogar mais agua, misturar tudo de novo, recircular e lavar... concorda?
 
Bom, vou lhe passar a minha experiência, pois faço brassagens com o batch sparge.
Depois de recircular, eu retiro toda a primeira agua até a última gota, em seguida coloco a agua da lavagem à 78-80 graus dou uma bela misturada, deixo descansar por um 20 minutinhos recirculo e extraio novamente o mosto. Faço apenas 2 extrações de mosto, a inicial e a da lavagem.
Com este método consigo eficiência que varia entre 68% a 72%, de acordo com a ferramenta que eu uso (brewsfriend) e consigo sempre chegar a OG que preciso.

Não vejo sentido em não expor a cama de grãos se depois você vai jogar mais agua, misturar tudo de novo, recircular e lavar... concorda?

Faço quase assim...meu batch sparge é de 02 etapas, mas possuo, praticamente, o mesmo resultado.
 
Tambem fiz o batch parecido com o @ferorsan e cheguei com OG conforme previsto 1054 numa bolde ale. Expondo a cama de grão, sem problemas.
 
Obrigado pelos comentários.

Ao que parece, concordamos que expor a cama de grãos na(s) lavagem(ns) não causa maiores problemas.
 
Cara é isso aí, batch sparge o correto é: drenar todo o líquido, adicionar mais líquido, mexer bem, deixar descansar 15-20 minutos, recircular até clarificar e drenar novamente.
 
Em batch realmente não faz sentido algum, não expor a cama, pois vai mexer e após 20 min ela assenta novamente.

Isso é válido somente no Fly, pois ao esvaziar completamente, a cama pode ficar excessivamente compactada, podendo criar canais preferenciais onde estiver menos compactada.

Em batch só faria sentido se a cama não for mexida. E não mexer na cama só é válido para panelas com fundo falso. Aí, em contrapartida, não faz sentido lavar em Batch, quando o Fly é comprovadamente mais eficiente em panelas de fundo falso.

Para bazoocas deve-se sempre utilizar o Batch Sparge, pois o canal preferencial fica no centro e nas beiradas existem grãos mal lavados. O Guenther colocou um post sobre lavagens...
 
Concordo com com todos vcs, Nem sabia das diferenças entre Fly Sparge e Bath Sparge, mas em minha primeira brassagem fiz o mais óbvio, drenei tudo adicionei o volume de água que faltava para completar o total pré fervura, a 80 graus, mexi por um tempo e recirculei, obtive a OG esperada com rendimento de 70% ( obs: eu fui recirculando e provando o malte para ver se ainda estava doce até não sentir mais a doçura no bagaço) abraço à todos :)
 

Latest posts

Back
Top