Batch Sparge - 1, 2 ou n lotes?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

D. Uba

Active Member
Joined
Mar 21, 2016
Messages
43
Reaction score
14
Olá Pessoal

Utilizo bazooka e faço batch sparge para a lavagem. Sempre utilizei um único lote. Digo, dreno todo o mosto, adiciono a água da lavagem, misturo, recirculo e dreno novamente atingindo o volume pré-fervura.

Dúvida: existe alguma vantagem em fazer o processo de lavagem utilizando 2 ou mais lotes?

Estou querendo melhorar minha eficiência que tem ficado na casa dos 67%.

Obrigado!

Douglas
 
Cara, 67% de eficiência no batch sparge com bazooka está baixo mesmo. Quando estou com preguiça e faço fly-sparge com bazooka fico na casa dos 70%, com Batch Sparge é mais que isso.

Uma coisa que para mim faz muita diferença é a velocidade do sparge. Já tentou fazer mais lento para ver se melhora?

E respondendo sua pergunta, sempre dreno 100% do líquido, adiciono o que falta e dreno mais uma vez apenas.
 
Cara, 67% de eficiência no batch sparge com bazooka está baixo mesmo. Quando estou com preguiça e faço fly-sparge com bazooka fico na casa dos 70%, com Batch Sparge é mais que isso.

Uma coisa que para mim faz muita diferença é a velocidade do sparge. Já tentou fazer mais lento para ver se melhora?

E respondendo sua pergunta, sempre dreno 100% do líquido, adiciono o que falta e dreno mais uma vez apenas.

Ipera, obrigado pela resposta.

Fiquei com uma dúvida:

No caso do Batch Sparge, o que você quer dizer com "fazer uma lavagem mais lenta"?
Diminuir a vazão da drenagem? Diminuir a vazão da adição de água?
Aumentar o tempo de espera após adição da água?

Obrigado!

[]'s

Douglas
 
Diminuir a vazão da drenagem.

O que eu faço hoje é:

1) Faço a mosturação por 75-90 minutos e faço a circulação
2) Dreno todo o líquido BEM DEVAGAR (a velocidade da drenagem é importantíssima)
3) Adiciono a água da lavagem perto dos 75 graus
4) Misturo tudo muito bem
5) Deixo descansando por 15 minutos, faço novamente a circulação
6) Dreno novamente BEM DEVAGAR

Você deve conseguir perto dos 75% fazendo Batch Sparge com Bazooka
 
Ok Ipera, entendido. Obrigado!

Nosso processo é muito semelhante, com a diferença que dreno o mosto sem me preocupar com a velocidade. Dreno na vazão máxima.

De tudo que li, teoricamente a velocidade de vazão não deveria influenciar na eficiência do batch sparge. Neste caso, os açúcares restantes são removidos e diluídos na água a partir do processo de mistura e agitação dos grãos e não pelo fluxo de drenagem, como é o caso do fly sparge.

Enfim, no próximo sábado vou fazer algumas experiências.

Abraço!

Douglas

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
Ok Ipera, entendido. Obrigado!

Nosso processo é muito semelhante, com a diferença que dreno o mosto sem me preocupar com a velocidade. Dreno na vazão máxima.

De tudo que li, teoricamente a velocidade de vazão não deveria influenciar na eficiência do batch sparge. Neste caso, os açúcares restantes são removidos e diluídos na água a partir do processo de mistura e agitação dos grãos e não pelo fluxo de drenagem, como é o caso do fly sparge.

Enfim, no próximo sábado vou fazer algumas experiências.

Abraço!

Douglas

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk



Na real, drenar de uma vez pode sim influenciar, só pensar na seguinte maneira, drenando lentamente o liquido escoa lentamente por entre os grãos trazendo com si tooodo pouquinho de açúcar que possa estar no meio. Lembrando que esses açúcares solubilizados são mais viscosos e a velocidade do movimento seria mais baixa, logo se você drena tudo de uma vez, boa parte pode ficar no meio dos grãos e não serem arrastados pra válvula, então você perde eficiência.

Sei que é estranho, mas nesse caso é melhor empurrar de pouquinho do que dar uma puxada de uma vez...
 
Na real, drenar de uma vez pode sim influenciar, só pensar na seguinte maneira, drenando lentamente o liquido escoa lentamente por entre os grãos trazendo com si tooodo pouquinho de açúcar que possa estar no meio. Lembrando que esses açúcares solubilizados são mais viscosos e a velocidade do movimento seria mais baixa, logo se você drena tudo de uma vez, boa parte pode ficar no meio dos grãos e não serem arrastados pra válvula, então você perde eficiência.

Sei que é estranho, mas nesse caso é melhor empurrar de pouquinho do que dar uma puxada de uma vez...

Com certeza o tempo de drenagem é muito importante!

Eu só tenho uma dúvida teórica em relação a este assunto...a cama de grãos funciona como um filtro, certo? Então a teoria básica da filtração pode se aplicar neste caso?
 
Obrigado pessoal!

No próximo sábado vou realizar uma brassagem e aplicar algumas alterações:

- Manterei 1 único lote de água para a lavagem;
- Depois de drenar (mais lentamente) o mosto e adicionar a água, vou dar uma atenção especial na mistura e agitação dos grãos; Basicamente, vou mexer BEM!;
- Após o descanso e recirculação, drenar novamente (mais lentamente)...

Acredito que assim cerco todos os passos necessários para conseguir uma melhor eficiência no batch sparge. Vamos ver como fica!

[]'s

Douglas
 
Com certeza o tempo de drenagem é muito importante!

Eu só tenho uma dúvida teórica em relação a este assunto...a cama de grãos funciona como um filtro, certo? Então a teoria básica da filtração pode se aplicar neste caso?

Rodfon, não conheço a teoria básica da filtração. Você poderia dar uma explicação breve do que se trata. Existe relação com a eficiência? A velocidade é uma variável importante?

Abraço!

Douglas
 
Então, já que é para gerar polêmicas vamos lá.

Eu não fiz testes extensivos, mas quando eu faço a drenagem lenta no batch sparge a minha eficiência aumenta, PORÉM, existem autores e cervejeiros experientes que afirmam que no batch sparge isso não faz diferença alguma, que o melhor mesmo é abrir a torneira totalmente e fazer a drenagem. Pesquise na Internet que você facilmente encontra opiniões favoráveis aos dois métodos.

Para Fly Sparge existem vários experimentos que realmente comprovam que a velocidade da drenagem influencia e muito a eficiência, mas sei que não é o foco aqui.

Eu faço o que funciona para mim, e como obtive bons resultados continuo fazendo. Sem contar que drenar muito rapidamente pode atrapalhar o processo pois existe a possibilidade de se criar um vácuo e um sparge de 30-45 minutos pode levar horas (minha Black IPA de centeito levou 2 horas).
 
Então, já que é para gerar polêmicas vamos lá.

Eu não fiz testes extensivos, mas quando eu faço a drenagem lenta no batch sparge a minha eficiência aumenta, PORÉM, existem autores e cervejeiros experientes que afirmam que no batch sparge isso não faz diferença alguma, que o melhor mesmo é abrir a torneira totalmente e fazer a drenagem. Pesquise na Internet que você facilmente encontra opiniões favoráveis aos dois métodos.

Para Fly Sparge existem vários experimentos que realmente comprovam que a velocidade da drenagem influencia e muito a eficiência, mas sei que não é o foco aqui.

Eu faço o que funciona para mim, e como obtive bons resultados continuo fazendo. Sem contar que drenar muito rapidamente pode atrapalhar o processo pois existe a possibilidade de se criar um vácuo e um sparge de 30-45 minutos pode levar horas (minha Black IPA de centeito levou 2 horas).

No livro do John Palmer - How To Brew, ele diz que a velocidade influencia na eficiência.

Nas minhas primeiras estava batendo nessa casa de 67%, fazendo 2 lotes de lavagem, drenando no máximo.

A última fiz a drenagem bem lenta, resultado 74% de eficiência...

A explicação é que drenando com o fluxo muito intenso a cama de grãos fica muito compacta e cria-se então um canal preferencial onde não está tão compacto (normalmente no meio, onde fica a bazooka), evitando que esses locais tenham uma boa lavagem.

Nunca comparei a quantidade de lotes. Normalmente eu faço 2 por questão de aumentar muito o tempo do processo. Porém se lavar em 3 lotes é bem provável que melhore ainda mais a eficiência...resta saber se vale a pena.

Além desse tempo, excesso de lavagem pode extrair mais taninos e deixar a cerveja mais adstringente...

Por isso vou sempre de 2...74~75% pra mim já está a contento
 
Bom, faço levas de 100L e obtenho rendimentos entre 80% e 85% sempre. Mexo intensivamente no momento em que estou aumentando a temperatura para a inativação das enzimas, deixo descansar um pouco pra que o malte assente e faço a primeira coagem. Em seguida faço apenas uma lavagem, despejo a água através da bomba a uma temperatura perto de 78 graus, na velocidade em que isso acontece acaba ficando um volume grande de água acima do malte, deixo escorrer a uma velocidade em que não venha sujeira. Uso bazuca.
 
Então, já que é para gerar polêmicas vamos lá.

Eu não fiz testes extensivos, mas quando eu faço a drenagem lenta no batch sparge a minha eficiência aumenta, PORÉM, existem autores e cervejeiros experientes que afirmam que no batch sparge isso não faz diferença alguma, que o melhor mesmo é abrir a torneira totalmente e fazer a drenagem. Pesquise na Internet que você facilmente encontra opiniões favoráveis aos dois métodos.

Para Fly Sparge existem vários experimentos que realmente comprovam que a velocidade da drenagem influencia e muito a eficiência, mas sei que não é o foco aqui.

Eu faço o que funciona para mim, e como obtive bons resultados continuo fazendo. Sem contar que drenar muito rapidamente pode atrapalhar o processo pois existe a possibilidade de se criar um vácuo e um sparge de 30-45 minutos pode levar horas (minha Black IPA de centeito levou 2 horas).

Ótimo, está totalmente certo em fazer o que funciona melhor pra vc!

Se a questão que vc levantou é pra buscar uma resposta do porquê isso acontece, podemos tentar pensar em algumas coisas...

A literatura sempre traz o aumento de eficiencia relacionado com a lavagem contínua, com batch sparge realmente não lembro desse ponto ser levantado, mas nunca atentei pra isso também.

A primeira coisa que me vem à mente é compactação da cama de grãos... Uma drenagem muito rápida (independente da técnica de lavagem) pode compactar a cama de grãos e dificultar a própria drenagem. Talvez faria com que uma quantidade maior de mosto ficasse retido aos grãos, antes de reencher a panela com água de lavagem, o que diminuiria a eficiência... é uma proposta apenas.

Abraço
 
Rodfon, não conheço a teoria básica da filtração. Você poderia dar uma explicação breve do que se trata. Existe relação com a eficiência? A velocidade é uma variável importante?

Abraço!

Douglas

Tem um material online da faculdade de EQ de Lorena...

O link está abaixo:

http://sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/5022779/LOQ4017/AULA3-0pUnitExpII-FILTRACA0.pdf

Existe uma equação que correlaciona o tempo de filtragem com o volume a ser filtrado...oq vc acha? É possível?
 
Olá Pessoal. Voltando para um feedback...

No último sábado, dia 11/06/16, brassei uma Irish Red Ale (20 Litros) e tentei aplicar os conselhos apresentados no tópico:
1) drenar lentamente;
2) dar uma atenção especial ao mexer/agitar os grãos (i.e. mexer BEM durante a subida do mash-out e após adicionar o lote de água para lavagem). Mantive 1 (um) único lote.

Infelizmente não obtive melhora na eficiência, permanecendo na casa dos 67%.

O que pretendo fazer na próxima:
- Tentar uma moagem um pouco mais fina. Acredito que tenho utilizado uma moagem boa, porém "mais pra grossa";
- Tentar melhorar o retorno do mosto na recirculação. Objetivo: melhorar a compactação e uniformidade da cama de grãos.

Dados:
Est Pre-Boil Gravity: 1,047
Measured Pre-Boil Gravity: 1,041
Est Pre-Boil Vol: 26,3 L
Measured Pre-Boil Vol: 26,5 L
Est O.G: 1,058
Measured O.G: 1,055
Batch Size (into the fermenter): 20 L
Measured Batch Size (into the fermenter): 20 L

Obrigado!
 
Back
Top