Barris ou postmix ligados em "série"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Boa noite pessoal;
Tenho enfrentado um problema aqui com meu kegerator, pois o mesmo é um freezer Consul SLIM o qual não cabem barris comuns de 50 e 30L. Para contornar, tenho transferido a cerveja em contra pressão do barril para o postmix de 19L, este que vai pra dentro do freezer para ser consumido. No entanto, estive pensando em fazer uma ligação em série do barril (do lado de fora do freezer) para o postmix (dentro do freezer), da seguinte forma:
- CO2 conectado no barril normalmente;
- Líquido do barril conectado à entrada de gás do postmix, o qual irei conectar uma mangueira no tubinho interno do postmix levando a cerveja até o fundo, para evitar muita espuma durante a queda;
- Líquido do postmix conectado normalmente à torneira do kegerator
Com esse esquema, teoricamente:
- irei economizar gás (Usarei apenas no barril e não mais no postmix, que recebera a cerveja já carbonatada e receberá a mesma pressão de trabalho do barril automaticamente);
- Irei economizar energia, pois não precisarei ficar abrindo e fechando o freezer para trocar o postmix;
- Não haverá retorno de líquido pela linha de gás, já que o gás estará conectado apenas no barril e a extratora tem um antiretorno;
- Saberei quando a cerveja do barril acabar, pois dá pra ver pela linha que vai para o postmix. Se tiver outro igual, basta trocar o barril e o sistema volta ao normal sem entrar ar na linha entre o postmix e a torneira;
- A cerveja estará sempre gelada, pois a cada copo que eu tirar do postmix o barril completará o mesmo nível instantaneamente..
Alguém já usou esse esquema "online" como descrevi, ou se não usou acha que algo pode dar errado? Para facilitar as conexões, tudo usa BallLock aqui...
 
Acredito que funcione sim.

Mas para encher o post mix da primeira vez, você não pode vedar a tampa. Vai ter que deixar um espaço para o ar (ou CO2, se você alagar de CO2 antes) sair.

Se a tampa estiver fechada, vai sempre sobrar um espaço de gás dentro do post mix, o gás lá dentro vai comprimir até equalizar com a pressão do barril, mas não vai ter por onde sair, já que a cerveja vai estar entrando pela linha do gás e o pescador vai estar submerso também.
 
Acho que vc está tampando o sol com a peneira rsrs.

Alguns problemas que vejo:
1 - Barril em temp ambiente - Correndo risco de acelerar reações indesejadas como oxidação e propagação de microorganismos indesejados (contaminação)
2 - Com barril quente e postmix gelado e tudo conectado, a pressão será a mesma nos 2. Ou o barril vai ficar com pressão insuficiente (descarbonatado) ou o postmix vai ficar supercarbonatado. Se você optar por deixar em pressão de serviço frio 0.7kgf/cm2 por ex, não sei como a coisa iria funcionar (acho que só testando).
3 - Acho que quando houver um consumo maior de cerveja vai acabar ficando quente, prejudicando o serviço.

Dito isto, eu seguiria na opção de abastecer os postmix e utilizar individualmente.
 
Acho que vc está tampando o sol com a peneira rsrs.

Alguns problemas que vejo:
1 - Barril em temp ambiente - Correndo risco de acelerar reações indesejadas como oxidação e propagação de microorganismos indesejados (contaminação)
2 - Com barril quente e postmix gelado e tudo conectado, a pressão será a mesma nos 2. Ou o barril vai ficar com pressão insuficiente (descarbonatado) ou o postmix vai ficar supercarbonatado. Se você optar por deixar em pressão de serviço frio 0.7kgf/cm2 por ex, não sei como a coisa iria funcionar (acho que só testando).
3 - Acho que quando houver um consumo maior de cerveja vai acabar ficando quente, prejudicando o serviço.

Dito isto, eu seguiria na opção de abastecer os postmix e utilizar individualmente.
Obrigado pelas opiniões.. Mesmo com a peneira teremos uma leve redução dos raios ultravioletas kkk....
1- Acho difícil isso acontecer, visto que em dois dias o barril já acaba...
2- Realmente não havia me atentado à questão da temperatura x volume de CO2... É fato que quando colocar o pm no freezer a pressão irá diminuir e a cerveja irá absorver mais CO2 se permanecer conectada ao barril. Para solucionar isso, posso instalar uma valvula na linha entre o barril (externo ao freezer) e o pm (dentro do freezer), liberando a pressão somente quando for servir. Como o barril dura relativamente pouco aqui (2-3 dias) acho que resolvemos esse problema... Ou ainda posso desconectar o ball lock do barril... já eliminaria o problema se caso ele fosse ocorrer...
3- O freezer leva cerca de 3 horas para gelar o pm de 19L cheio... o consumo médio é cerca de 5 litros por hora, então não creio que vá esquentar...
Bom, bora fazer o teste né! Depois posto os resultados! Caso insatisfatório, voltamos para o modo atual!
 
Acredito que funcione sim.

Mas para encher o post mix da primeira vez, você não pode vedar a tampa. Vai ter que deixar um espaço para o ar (ou CO2, se você alagar de CO2 antes) sair.

Se a tampa estiver fechada, vai sempre sobrar um espaço de gás dentro do post mix, o gás lá dentro vai comprimir até equalizar com a pressão do barril, mas não vai ter por onde sair, já que a cerveja vai estar entrando pela linha do gás e o pescador vai estar submerso também.
Obrigado pela opinião! Na verdade, eu sempre encho o pm pelo barril na contra pressão, com o sistema completamente vedado... Não precisaremos de CO2 no pm, pois ele estará equalizado com a pressão do barril e a cerveja já carbonatada. A própria pressão do CO2 no barril empurra a cerveja pro pm e a pressão da cerveja no pm empurra ela pra torneira. Bora testar!
 
Edgar, você já pensou em colocar uma serpentina bem longa, em vez de post mix?

Na minha chopeira a gelo, de duas torneiras, cabe mais de 1 litro de chopp na serpentina. Coloca umas duas dessas juntas ou até 3, e faz tipo uma chopeira gigante. Pelo que você passou da demanda, deve atender.

De repente é mais fácil a operação, limpeza, etc...
 
Edgar, você já pensou em colocar uma serpentina bem longa, em vez de post mix?

Na minha chopeira a gelo, de duas torneiras, cabe mais de 1 litro de chopp na serpentina. Coloca umas duas dessas juntas ou até 3, e faz tipo uma chopeira gigante. Pelo que você passou da demanda, deve atender.

De repente é mais fácil a operação, limpeza, etc...
Sim, passei rapidamente por essa idéia e abandonei em seguida. A questão é o custo extra de uns 30m de serpentina... Pensei em pegar uma caixa de isopor e colocar a serpentina gigante cheia de gelo e deixar no freezer... O gelo não ia acabar nunca, mais ainda teria que comprar os tubos de inox.... Mas pensando bem, Agora que você tocou no assunto pode ser uma boa. Posso vender meu pm e comprar a serpentina, a questão que fica é que precisaria de uma boa pressão pra empurrar a breja por esses 30m de tubo creio eu... Mas vou voltar nessa idéia, valeu brow!
 
Sim, passei rapidamente por essa idéia e abandonei em seguida. A questão é o custo extra de uns 30m de serpentina... Pensei em pegar uma caixa de isopor e colocar a serpentina gigante cheia de gelo e deixar no freezer... O gelo não ia acabar nunca, mais ainda teria que comprar os tubos de inox.... Mas pensando bem, Agora que você tocou no assunto pode ser uma boa. Posso vender meu pm e comprar a serpentina, a questão que fica é que precisaria de uma boa pressão pra empurrar a breja por esses 30m de tubo creio eu... Mas vou voltar nessa idéia, valeu brow!

Bom dia,

Pelas contas que estava fazendo para montar uma chopeira acredito que a pressão que vai estar no barril em temperatura ambiente já sera o suficiente para empurrar pela serpentina.
O bom é que a pressão de serviço fica sendo a mesma de carbonatação e não tem o perigo de alterar a carbonatação da cerveja.
 

Latest posts

Back
Top