Barril de Carvalho - Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wallterlluiz

Active Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
33
Reaction score
8
Boa noite a todos do fórum!

Alguém já acondicionou cerveja em barril de carvalho para maturar?
Qualquer estilo.
 
Uma das minhas duvidas é em relação à esterilização do tonel. Outra coisa, quanto tempo para maturar? Pode ser em temperatura ambiente?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Se eu elaborar uma pilsen que possua um gosto leve, esta cerveja ira absorver os aromas do baril e deixar seu gosto mais encorpado.

A algum perigo de cervejas com baixo teor alcoólico sofrerem algum tipo de contaminação?

A maturação da cerveja acondicionada no barril a uma temperatura ambiente gera muitos álcoois aromaticos?

Voce ja deixou o barril acumular pressão?
 
Uma das minhas duvidas é em relação à esterilização do tonel. Outra coisa, quanto tempo para maturar? Pode ser em temperatura ambiente?

SDS,

Fabiano da Mata
Cara, dá pra usar desde sanitizante, até água fervendo várias vezes. Barril tem muita questão de sorte tb.

Sobre o tempo, em barril, eu diria alguns meses no mínimo. Já com chips de carvalho eu diria no máximo 1 semana. Esses tempos deixei 2 semanas, e ficou demais.

Abraço!
 
Se eu elaborar uma pilsen que possua um gosto leve, esta cerveja ira absorver os aromas do baril e deixar seu gosto mais encorpado.

A algum perigo de cervejas com baixo teor alcoólico sofrerem algum tipo de contaminação?

A maturação da cerveja acondicionada no barril a uma temperatura ambiente gera muitos álcoois aromaticos?

Voce ja deixou o barril acumular pressão?
Cara, certamente a Pilsen vai pegar gosto e aroma, mas geralmente não é um estilo de cerveja que se preste para usar carvalho. O corpo da cerveja não vai mudar.

Sobre perigo de contaminação, há perigo sim. Tem certos barris que não adianta, vão contaminar a cerveja e não há o que fazer.... se o barri fizer isso com uma, vai fazer isso com todas. Barril de carvalho tem que ter sorte na escolha.

Não entendi o que tu quis dizer com "álcoois aromáticos".

E sobre pressão, não, nunca vai fazerem isso.

Abraço!
 
Se o barril for utilizado como tina de clarificação, será de o mosto consegue absorver seus aromas?
 
Normalmente é preciso deixar alguns meses dentro do barril, tipo, pelo menos 3 meses.

Abraço!
 
Considere também o histórico de uso do barril, quanto foi usado e para que foi usado (uísque, cachaça, rum, etc...) e também o volume de cerveja a ser colocado no barril, lembre que o espaço de ar deixado dentro do barril poderá oxidar tua cerveja. É mais prático, seguro e ágil usar chips de madeiras, não excedendo uma a duas semanas, conforme comentado pelo Guenther.

No Encontro das ACervAs no PR teve uma palestra sobre a utilização de barris e chips, ministrada por um pessoal que vende barris e chips de várias madeiras (carvalhos,amburanas, grápias, etc...), consulte o pessoal do PR, talvez alguém tenha a palestra salva.

Att

Rodrigo T. Pereira
 
Bom dia a todos.
Não tenho tanta experiência na produção de cervejas, mas por ser leigo não fico preso a normas e por isso experimento de tudo.
Consegui um pouco de serragem de carvalho (em maravalhas - serragem grossa) que eu queria usar para fazer defumação, mas por orientação do vendedor, coloquei um pouco em um vidro de azeitonas e enchi com cachaça.
Não bebo cachaça, mas provei e o resultado foi muito bom. Em um mês, mais ou menos, a cachaça passou de transparente para cor de coca cola e aquele ardido da cachaça passou, arredondando o sabor do líquido, além de ter ficado com um aroma muito bom.
Aí eu quis testar em cerveja, mas fiquei com medo de estragar uma quantidade grande.
Peguei um garrafão de vinho, de 5 litros, enchi com a serragem (para sanitizar, eu fervi água, coloquei a serragem dentro e tirei, depois deixei secar) e coloquei uma APA que tinha acabado de tirar do fermentador. Fiz isso em agosto de 2013 e em dezembro tirei e engarrafei.
A cerveja já era avermelhada, mas ficou bem mais vermelha, com um gosto que lembra um pouco o de bebida destilada (talvez porque esse sabor esteja inconscientemente associado na minha mente) e com um arredondado no sabor da bebida.
O resultado foi bom.
Eu não sei se esse estilo seria o melhor para esse teste, mas vai aí minha experiência pessoal.

Um abraço a todos.

Alexandre
 
Galera, quem puder ajudar numa dúvida.

Vou fazer uma american barleywine, e vou utilizar chips de carvalho, so gostaria de saber o seguinte, deve-se adicionar apenas no maturador, ou posso colocar pra maturar no postmix e ir carbonatando junto?

Pois pretendo maturar de 9 a 12 meses, e tenho um certo receito de deixar tanto tempo no maturador e, como terá um contato com O2 no momento em que abrir para adicionar o carvalho, isso possa acabar oxidando um pouco a cerveja.

O que me dizem?
 
Galera, quem puder ajudar numa dúvida.

Vou fazer uma american barleywine, e vou utilizar chips de carvalho, so gostaria de saber o seguinte, deve-se adicionar apenas no maturador, ou posso colocar pra maturar no postmix e ir carbonatando junto?

Pois pretendo maturar de 9 a 12 meses, e tenho um certo receito de deixar tanto tempo no maturador e, como terá um contato com O2 no momento em que abrir para adicionar o carvalho, isso possa acabar oxidando um pouco a cerveja.

O que me dizem?

Cara 9 a 12 meses é muito tempo em cima de chips de carvalho, eles dão um resultado muito mais rápido, porque tem uma superficie de contato muito grande. Minha sugestão é, coloque no seu fermentador/maturador e vá provando, quando achar que está bom, transfira pro postmix.

Abç
 
Estou com algumas duvidas,

- Comprei um barril de carvalho de 50l, porem minhas levas dao 32 a 33 litros. Estou com medo de contaminar a cerveja pela sobra de espaço dentro do mesmo. Alguém tem alguma solução para o caso?

- Me falaram em encher de serragem de carvalho dentro de saquinhos, até que cubra o espaço, mas tenho medo de contaminação, isso procede? Como fazer?

- Precisa utilizar airlock na maturação dentro do barril?

- Quais estilos de cerveja são recomendados. Sei que Barlley wine, Portes e Imperial IPAS são ideais

- Outra, como sanitizar o barril?

Grato!
 
Cara procura por um video da acerva paulista(vervejaria brix) esse cara tem um barril. Lá ele fala que encheu e ceva e que aos poucos vai retirando a metida que vai injetando novas levas, porém ele deve estar sempre cheio.

Abraz
 
Fala galera. Tenho um amigo que tem um barril de 30L curtindo cachaça. Se a cachaça é boa eu já não saberia dizer. Ele afirma que é. A dúvida vem justamente pelo o que ele me falou do barril. Ele disse que tem que adicionar alguns litros de cachaça todo mês, que a madeira absorve e evapora parte da cachaça. Aí vem a dúvida, se eu colocar 30 litros de cerveja pra maturar lá por alguns meses, corre o risco de oxidação pelo aumento do head space? É normal completar de cachaça os barris por aí ou ele deve ter algum problema de vazamento?
Valeu
 
Fala galera. Tenho um amigo que tem um barril de 30L curtindo cachaça. Se a cachaça é boa eu já não saberia dizer. Ele afirma que é. A dúvida vem justamente pelo o que ele me falou do barril. Ele disse que tem que adicionar alguns litros de cachaça todo mês, que a madeira absorve e evapora parte da cachaça. Aí vem a dúvida, se eu colocar 30 litros de cerveja pra maturar lá por alguns meses, corre o risco de oxidação pelo aumento do head space? É normal completar de cachaça os barris por aí ou ele deve ter algum problema de vazamento?
Valeu

Sim, que eu saiba é normal e aumenta a oxidação. Normalmente se maturam cervejas em barril de madeira que se beneficiam de certa oxidação. E se completa com mais cerveja sempre que pode.

Abraço
 
Sim, que eu saiba é normal e aumenta a oxidação. Normalmente se maturam cervejas em barril de madeira que se beneficiam de certa oxidação. E se completa com mais cerveja sempre que pode.

Abraço

Obrigado Tiago. Minha ideia era colocar uma Wee Heavy (receita da bodebrown) pra maturar uns 6 meses neste barril. O problema é completar. Isso me parece inviável, pelo risco de contaminação e pelo pequeno volume de brassagem pra essa função (é uma receita meio complexa). Me motivou maturar num barril depois que tomei essa Wee Heavy Wood Aged da Bode. Ficou top.
 
Obrigado Tiago. Minha ideia era colocar uma Wee Heavy (receita da bodebrown) pra maturar uns 6 meses neste barril. O problema é completar. Isso me parece inviável, pelo risco de contaminação e pelo pequeno volume de brassagem pra essa função (é uma receita meio complexa). Me motivou maturar num barril depois que tomei essa Wee Heavy Wood Aged da Bode. Ficou top.

Talvez em 6 meses não evapore o suficiente pra ser problemático... eu não tenho prática com barris de madeira, se alguem mais experiente puder te ajudar a esse respeito seria melhor. Chegou a perguntar pro pessoal da bodebrown a respeito disso?
 
Talvez em 6 meses não evapore o suficiente pra ser problemático... eu não tenho prática com barris de madeira, se alguem mais experiente puder te ajudar a esse respeito seria melhor. Chegou a perguntar pro pessoal da bodebrown a respeito disso?

Não perguntei, mas a ideia é boa. Vou falar com eles. Valeu a ajuda Tiago.
 
Minha dúvida é em relação a temperatura.

Quero maturar uma RIS no Barril de Bourbon (230L) por 1 ano, em ambiente não controlado.
É um porão, não pega sol direto, é fresco, mas a temperatura externa (na rua) chega aos 39graus no verão, estou locando o imóvel e não tenho informações sobre temperatura interna.

Quais são os riscos?
 
Back
Top