barril de 50l congelou e agora?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

corbisier

Member
Joined
Dec 14, 2015
Messages
5
Reaction score
1
Bom dia pessoal,

Envasei uma blond ale em barril inox de 50l pela primeira vez, e coloquei no freezer, a ideia era ficar entre 0 e 1ºC, no entanto meu controlador deu pau e só vi um dia depois, a temperatura estava entre -3 e -6ºC, balançando o barril percebi que o interior ainda não estava congelado, mas com certeza as paredes estavam.
Perdi tudo?
posso deixar na geladeira para descongelar devagar e reutilizar?
Valeu galera, grande abraço.
 
Bom dia pessoal,

Envasei uma blond ale em barril inox de 50l pela primeira vez, e coloquei no freezer, a ideia era ficar entre 0 e 1ºC, no entanto meu controlador deu pau e só vi um dia depois, a temperatura estava entre -3 e -6ºC, balançando o barril percebi que o interior ainda não estava congelado, mas com certeza as paredes estavam.
Perdi tudo?
posso deixar na geladeira para descongelar devagar e reutilizar?
Valeu galera, grande abraço.
Pode deixar descongelar, mas não sei muito bem os efeitos no sabor. Pode também transferir em sistema fechado empurrando com CO2 pra outro barril e vai ter uma cerveja mais concentrada e alcoólica, da uma olhada no método de produção de uma Eisbock.
 
Bom dia pessoal,

Envasei uma blond ale em barril inox de 50l pela primeira vez, e coloquei no freezer, a ideia era ficar entre 0 e 1ºC, no entanto meu controlador deu pau e só vi um dia depois, a temperatura estava entre -3 e -6ºC, balançando o barril percebi que o interior ainda não estava congelado, mas com certeza as paredes estavam.
Perdi tudo?
posso deixar na geladeira para descongelar devagar e reutilizar?
Valeu galera, grande abraço.

Acredito que poderá reutilizar. Eu li em algum lugar que isso aconteceu com a Schneider-Weisse ao transportar a cerveja de um lugar para o outro e eles aproveitaram e criaram a Aventinus Eisbock.

Se uma cervejaria faz isso...acredito que não teria problema para nós, mero mortais.

Espero ter ajudado!
 
Tira de freezer e deixa descongelar.... Coloca de novo e mantém a 2ºC... sem problema de sabor... Isso acontece frequentemente em câmaras frias de guarda de barris cheios... Perigo é deixar o barril com cerveja próximo de fontes de calor (churrasqueiras, por exemplo)

Abs,
 
Muito obrigado pessoal, vou deixar na câmara fria a 5 graus para descongelar devagar e depois ponho a 2.
Depois conto os resultados.
Grande abraço
 
Sem estress, não vai arruinar a cerveja. Deixe a temperatura normalizar, a cerveja descongelar e depois sirva normalmente.

Mas isso não deve ser algo frequente, nem tratado de forma leviana. Pode criar turbidez permanente por quebra/alteração das proteínas.

Abraço
 
Sem estress, não vai arruinar a cerveja. Deixe a temperatura normalizar, a cerveja descongelar e depois sirva normalmente.

Mas isso não deve ser algo frequente, nem tratado de forma leviana. Pode criar turbidez permanente por quebra/alteração das proteínas.

Abraço

com certeza, fiquei muito bravo de ter dado esse vacilo.
Mas vamos que vamos... continuar estudando, brassando, bebendo e curtindo muito este mundo maravilhoso das "nossas" cervejas.
 
Já aconteceu de eu matar um postmix e quando abri pra limpar tinha um anel de gelo mais ou menos no meio dele preso à parede hahaha, bebendo nem percebi.
 
Back
Top