Avaliação de Belgian Blonde Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EmerKaspar

Well-Known Member
Joined
Jun 1, 2018
Messages
54
Reaction score
8
Location
Brochier/RS
EPRh72tnSKVaX3358
Bom dia, montei uma receita aqui e gostaria da opinião dos amigos, principalmente no que diz respeito ao CANDI SYRUP SIMPLICITY, ele é importante? E no que diz respeito ao fermento, é o ideal? Pergunto pois foram sugestões da loja que vende. Abraço a todos.
OG 1.066 - FG 1.015
6,7% Graduação Alcoólica
gwVTHaafD9L2IGir-J3kWsdFfW6n43sFxIe4_ra3zUnUDy3jTbxnVLJ2HdAiHoCQs_wisPJAQ4L83meHj3IjGAqI1sYpz4bB7rFMnAXQ9IySlbnMIdKVXFRrzyDiKZdgZj2vuDCl7Jg7bDGfrdZ-3txrCFcHwO-lNq2GSkipCGySUdiSc6YWrgPsBEh7LOOFW-YLFF9rLrxRE6PyRCoXrRidM6LWYw-An8c2WDrcWTY5kKecddsM63QEoq7tQeYnS31Pje3peym94690LrSzA3SwIJ8Yubgah34u-JlyDxX2E1bO6OIj3sUDjsAE7x7mx5CeJVN_GVQ5u4nbIZbMTjBldCynr9E17ayOivzGV6lEQ2JaWkclIl64r4w9ObCF5nzt5MseuvgsxpxXAC82-Sqmvlk7BjuFCF5QkS-QCyy8X2jLfbBvWrHrehTRrAuh8DF_ibgltJHl5KshMIEMJr40Z4Lsl2VRsaeKcG2gouF_On79-JHL7dDx6jjZ_6BPJjvicyuEtp7SXipG4aj2JWSY20JUuRxdn5vw9XEFcm01m-N1o1qZ8LTB3gZNVPPyY2fWs-WCfk8JL7HXzc_wMkZKGdumjWvTyb-RKCZNddbOtLGuVYjkcqJitREiuLuv=w1240-h445-no
 
Last edited:
Nesse estilo não se utiliza açúçar exatamente para não aumentar o teor alcóolico, por se tratar de uma cerveja do dia-a-dia.
 
Pois é, o mais doido é que enviei a receita para ser avaliada pelo pessoal da WE e eles que sugeriram colocar esse açúcar de beterraba junto, o pior é que não é barato, R$ 45,00 o pacote com 435g
 
O que eu posso dizer, por ser o estilo que mais brassei até hoje é: "menos é mais"

Não tenho a receita aqui na mão agora, mas era apenas Pilsen e Caragold, 1 lúpulo de amargor e 1 lúpulo de aroma. O especial dessa cerveja é ter a presença esterificada/fenólica da levedura (utilizo a T-58) com uma base herbal e picante do lúpulo.
 
Eu não usaria esse açúcar ai não(nunca usei), ainda mais pelo preço que foi proposto. Usaria em substituição açúcar comum, mascavo ou nem usaria.
Esse fermento aí é top, mete ele a 20°C que vai dar um esterificado bem sutil, sem ser enjoativo.
 
Eu tiraria o Chateau Arome. Acho que vai influenciar num gosto tostado que não é o que se espera de uma belgian blond.
Quanto ao açucar, acho que tem que usar, porém colocaria metade. Normalmente utilizo Demerara ou Cristal. Candy Syrup pra essa cerveja não usaria. Se fosse numa Dubbel ou Quadruppel sim.
 
Eu não usaria esse açúcar ai não(nunca usei), ainda mais pelo preço que foi proposto. Usaria em substituição açúcar comum, mascavo ou nem usaria.
Esse fermento aí é top, mete ele a 20°C que vai dar um esterificado bem sutil, sem ser enjoativo.
Essa ideia de fermentar a 20º no início, não vai dar uma fermentação muito violenta? Qual a diferença de resultado se fizer numa temperatura de 18º?
 
Essa ideia de fermentar a 20º no início, não vai dar uma fermentação muito violenta? Qual a diferença de resultado se fizer numa temperatura de 18º?
@EmerKaspar, eu começaria a 16°C e subiria 2°C por dia até chegar nos 20°C.

Apesar da belgian blonde ser a cerveja belga que menos requer esterificado proveniente do fermento, é bom que ele apareça mesmo que sútilmente. Acho que dessa forma você vai conseguir esse resultado.

Quero te recomendar um podcast que eu gosto de escutar, galera discute sobre estilos de cerveja, nesse episódio em específico discutem sobre a belgian blonde:
http://www.brassagemforte.com.br/26-brassando-com-estilo-belgian-blond-ale/

Abraços!!!
 
Ontem fiz a brassagem. Algumas considerações:
  • Utilizei o syrup (o de açúcar de beterraba) o golden: CANDI SYRUP GOLDEN e fiquei apavorado com o aumento da SG, a OG ficou em 1.084!!!!! Sendo que a SG antes da fervura ficou em 1.056. Nem sei se o fermento vai dar conta!!!
  • A cor ficou muito legal, como eu queria, mesmo fugindo um pouco do estilo;
  • E agora o mais apavorante: nem vou explicar como, mas caiu um pano de prato dentro do mosto no fermentador, logo antes de inocular o fermento, qual a chance de não ter dado uma contaminação????
 
Ontem fiz a brassagem. Algumas considerações:
  • Utilizei o syrup (o de açúcar de beterraba) o golden: CANDI SYRUP GOLDEN e fiquei apavorado com o aumento da SG, a OG ficou em 1.084!!!!! Sendo que a SG antes da fervura ficou em 1.056. Nem sei se o fermento vai dar conta!!!
  • A cor ficou muito legal, como eu queria, mesmo fugindo um pouco do estilo;
  • E agora o mais apavorante: nem vou explicar como, mas caiu um pano de prato dentro do mosto no fermentador, logo antes de inocular o fermento, qual a chance de não ter dado uma contaminação????

Acho que também vai depender da situação do pano de prato.... Já estava ali a dias sendo usado... as vezes pessoas tb secam as mãos, etc???
Usou o pano só na brassagem????
Quanto tempo o pano ficou mergulhado no mosto?
Mesmo assim é difícil saber se vai contaminar
 
Acho que também vai depender da situação do pano de prato.... Já estava ali a dias sendo usado... as vezes pessoas tb secam as mãos, etc???
Usou o pano só na brassagem????
Quanto tempo o pano ficou mergulhado no mosto?
Mesmo assim é difícil saber se vai contaminar

O pano tava ali, nem sei quanto tempo, kkkkkk

O pano nem chegou a afundar, só tocou no mosto e já tirei, algo em torno de 15 segundos

O pano estava debaixo da panela de fervura, usei para proteger a mesa, ficou nesse calor durante todo o tempo do whirlpool, cerca de 25 minutos, pode ter descontaminado, certo?
 
@EmerKaspar,

Em uma das minhas brassagens caiu a grade do depurador de ar (Suggar) no mosto logo após o resfriamento:D:eek:, removi bem rápido o troço. Não ocorreu contaminação e a fermentação foi tranquila. Então acredito que você não terá problema.

Onde você comprou esse CANDI SYRUP GOLDEN?

Abraço!
 
@EmerKaspar,

Em uma das minhas brassagens caiu a grade do depurador de ar (Suggar) no mosto logo após o resfriamento:D:eek:, removi bem rápido o troço. Não ocorreu contaminação e a fermentação foi tranquila. Então acredito que você não terá problema.

Onde você comprou esse CANDI SYRUP GOLDEN?

Abraço!

Kkkkkkkk, a grade do depurador!!!! putis grila!!!!!!! Existe esperança prá mim então!!!

Não sei se pode, até me digam se não, mas como não recebo nada da empresa, vou postar o link do candy syrup golden: https://loja.weconsultoria.com.br/candi-syrup-golden-p50441/
 

Latest posts

Back
Top