Amber Ale com Capim Limão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gcanedo

Member
Joined
Nov 9, 2015
Messages
16
Reaction score
6
Pessoal,

Queria fazer uma amber ale e, lendo sobre o estilo, cheguei na receita abaixo. Para contrabalançar o caráter maltado, pensei em usar lúpulos mais frutados e cítricos e, talvez, adicionar na fervura também o capim limão. Queria saber o que acham da receita e mais especificamente se alguém já usou capim limão e tem ideia do resultado...tem o risco de ficar muito cítrico, com gosto de chá ou algo parecido? A quantidade é adequada?

Receita para 10L - método BIAB - brassagem a 65ºC por 90 min.

1,8 kg Malte Pale - 66,7%
0,5 kg Munich - 18,5%
0,25kg Melanoidina - 9,3%
0,15kg Carared - 5,6%

Fervura
10g de Centennial a 60 min
10g de Citra a 10 min
8g de Capim Limão a 5 min
10g de Saaz a 0 min

Fermento pensei em usar o Nottingham ou US-05.

Características previstas no BS
OG -1052
FG - 1012
IBU - 38
EBC - 22,5
ABV - 5,3%
 
Salve amigo! Também é fã da Ranz Capineira lá de Lumiar, ou é só concidência? rs

A Bierking tem essa receita no site deles, de repente ajuda como parâmetro...a receita deles é para 100 litros.

http://www.bierking.com.br/#!receitas/c11rf
 

Attachments

  • Capim Limão.jpg
    Capim Limão.jpg
    118.3 KB · Views: 206
Salve amigo! Também é fã da Ranz Capineira lá de Lumiar, ou é só concidência? rs

A Bierking tem essa receita no site dele, de repente ajuda como parâmetro...a receita deles é para 100 litros.

http://www.bierking.com.br/#!receitas/c11rf

Sou fã sim, a Ranz Bier é sensacional!!! Pena que só vende lá...

Valeu pela dica, dei uma olhada na receita deles. A quantidade de capim limão é bem maior - 50g, mas me parece que a litragem também. Não fala para quantos litros é a receita...será uns 50L? Aí estaria mais ou menos na proporção 1g/L de capim limão.

Eles também só usaram lúpulo de amargor, o que me fez pensar se o lúpulo de aroma que eu botei pode conflitar com o capim limão....
 
Eu dei sorte, tem um barzinho aqui em Cabo Frio que de vez em quando tem...aliás, o Gustavo Ranzato manda muito bem, nunca tomei uma Ranz que tenha me decepcionado!

Sim, eles não falam a quantidade de litros...eu enviei um e-mail pra eles há um tempo atrás com essa dúvida, e me informaram que todas as receitas deles eram para 100 litros.

Quanto ao lúpulo...questão importante também...ao meu ver, ele tem que ficar "lado a lado" com o capim limão senão, rouba a cena(isso se ele realmente for usado). Centennial, Cascade e Ahtanum são boas opções, se forem realmente usados. Agora, nada melhor do que uma dica de quem já fez né? Manda um e-mail pra eles: [email protected]
 
Onde vc encontra em Cabo Frio? Eu sempre vou pra lá, mas nunca vi....

Se é para 100L então a proporção é de 0,5g/L, é menos do que eu tinha imaginado. Vou ver se mando email para eles. Os lúpulos podem complementar ou anular o capim limão neh, fiquei pensando tb se não vai ficar mais próxima de uma Ipa do que de uma amber ale...
 
Pessoal,

Queria fazer uma amber ale e, lendo sobre o estilo, cheguei na receita abaixo. Para contrabalançar o caráter maltado, pensei em usar lúpulos mais frutados e cítricos e, talvez, adicionar na fervura também o capim limão. Queria saber o que acham da receita e mais especificamente se alguém já usou capim limão e tem ideia do resultado...tem o risco de ficar muito cítrico, com gosto de chá ou algo parecido? A quantidade é adequada?

Receita para 10L - método BIAB - brassagem a 65ºC por 90 min.

1,8 kg Malte Pale - 66,7%
0,5 kg Munich - 18,5%
0,25kg Melanoidina - 9,3%
0,15kg Carared - 5,6%

Fervura
10g de Centennial a 60 min
10g de Citra a 10 min
8g de Capim Limão a 5 min
10g de Saaz a 0 min

Fermento pensei em usar o Nottingham ou US-05.

Características previstas no BS
OG -1052
FG - 1012
IBU - 38
EBC - 22,5
ABV - 5,3%

Amigo, ontem tomei esta capineira e achei ela idêntica, idêntica, a cerveja que eu já fiz. Só faltou o capim limão na receita mesmo.

http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/313890/rod-ale-original
 
Onde vc encontra em Cabo Frio? Eu sempre vou pra lá, mas nunca vi....

Se é para 100L então a proporção é de 0,5g/L, é menos do que eu tinha imaginado. Vou ver se mando email para eles. Os lúpulos podem complementar ou anular o capim limão neh, fiquei pensando tb se não vai ficar mais próxima de uma Ipa do que de uma amber ale...




Na Passagem, no "Gastronomia da Passagem"

Então, eu achei pouco insumo para 100 litros, mas se os autores da receita disseram, quem sou eu para discordar né? Mas fiquei um pouco em dúvida
 
Onde vc encontra em Cabo Frio? Eu sempre vou pra lá, mas nunca vi....

Se é para 100L então a proporção é de 0,5g/L, é menos do que eu tinha imaginado. Vou ver se mando email para eles. Os lúpulos podem complementar ou anular o capim limão neh, fiquei pensando tb se não vai ficar mais próxima de uma Ipa do que de uma amber ale...

Amigo, ontem tomei esta capineira e achei ela idêntica, idêntica, a cerveja que eu já fiz. Só faltou o capim limão na receita mesmo.

http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/313890/rod-ale-original

Não abre :(
 
Brassei ela ontem...usei os 8g de capim limão para 10L. Vamos ver como fica, depois posto os resultados. Quando foi para o fermentador o aroma estava bem interessante. Acabei mudando um pouco a ordem dos lúpulos e deixando o Citra para o final...

Vou procurar esse bar aí em Cabo Frio...! Valeu a dica, Victor.
 
Brassei ela ontem...usei os 8g de capim limão para 10L. Vamos ver como fica, depois posto os resultados. Quando foi para o fermentador o aroma estava bem interessante. Acabei mudando um pouco a ordem dos lúpulos e deixando o Citra para o final...

Vou procurar esse bar aí em Cabo Frio...! Valeu a dica, Victor.

Nos mantenha atualizados!
 
Brassei ela ontem...usei os 8g de capim limão para 10L. Vamos ver como fica, depois posto os resultados. Quando foi para o fermentador o aroma estava bem interessante. Acabei mudando um pouco a ordem dos lúpulos e deixando o Citra para o final...

Vou procurar esse bar aí em Cabo Frio...! Valeu a dica, Victor.




Novidades ???
 
Onde vc encontra em Cabo Frio? Eu sempre vou pra lá, mas nunca vi....

Se é para 100L então a proporção é de 0,5g/L, é menos do que eu tinha imaginado. Vou ver se mando email para eles. Os lúpulos podem complementar ou anular o capim limão neh, fiquei pensando tb se não vai ficar mais próxima de uma Ipa do que de uma amber ale...


Novidades:

Consegui contato com os verdadeiros autores da receita, a Confraria do Marquês...e eles me responderam que o capim limão substitui o lúpulo de aroma. Ou seja, lúpulo, só de amargor mesmo! E corrigindo a informação da Bierking, a receita é para 60 litros! Segue o site:

http://www.hominilupulo.com.br/cerv...ican-amber-ale-com-capim-limao/#comment-51351
 
Sendo para 60L a receita, usei a proporção certa... 0,8g/L. Antes de engarrafar, provei um pouco e achei que ficou interessante. Talvez um pouco lupulada demais, de repente o melhor teria sido usar adição só de lúpulo de amargor msm. Mas o capim limão está presente também, dá para sentir mais no aroma. Vamos ver depois da carbonatação como ela fica. Eu posto os resultados aqui...
A cor ficou bem bacana, bem puxada para o vermelho. E achei que clarificou bem tb. Acho que poderia ter usado um pouquinho mais de malte caramelo, mas no geral achei equilibrado.
Segue uma foto.
 

Attachments

  • amber ale capim limão.JPG
    amber ale capim limão.JPG
    162.5 KB · Views: 126
Novidades:

Consegui contato com os verdadeiros autores da receita, a Confraria do Marquês...e eles me responderam que o capim limão substitui o lúpulo de aroma. Ou seja, lúpulo, só de amargor mesmo! E corrigindo a informação da Bierking, a receita é para 60 litros! Segue o site:

http://www.hominilupulo.com.br/cerv...ican-amber-ale-com-capim-limao/#comment-51351
Abri ela ontem! Achei que ficou mto boa, mas realmenete ela acabou ficando mais próxima de uma american Ipa do que de uma amber ale. Podia com certeza ter dispensado as adições de lupulo de aroma e de repente usado uns 10g de capim limão. Vou tentar refazer ela qualquer dia assim...nos maltes não mexeria não.
:mug:
 
A Brassagem de 120 minutos para 60L (receita original) pode ser encurtada para 90 minutos para 20 litros?
 
Back
Top