ALGUÉM CONHECE ALGUMA TÉCNICA PARA ABAIXAR O NÍVEL DE IBU PÓS FERMENTAÇÃO?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiogontijo

Member
Joined
May 29, 2018
Messages
23
Reaction score
2
Sábado passado estava fazendo uma brassagem estilo Munich Helles. Ocorre que ao acrescentar os lúpulos, vi que o pessoal da Lamas me vendeu um lúpulo com ácido alfas acima do que era previsto na receita, vindo a aumentar o IBU final da cerveja (conforme BS) de 21 para 28 IBUs. Fiquei puto de raiva, pois so fui observar ao final da brassagem, já com o fermento inoculado, quando olhei para a nota fiscal -.-"

Vou chamá-la de Munich Helles a Brasileira kkk
 
Caio,
Agora não esquenta com isso, a cerveja não vai ficar ruim por conta de 7 IBU a mais.
É bom sempre conferir a descrição de AA antes da brassagem, é normal a mesma variedade de lúpulo vir com um pouco a mai ou um pouco a menos de AA dependendo da safra. Para mim isso é responsabilidade do cervejeiro.

Abraços
Casado
 
Sábado passado estava fazendo uma brassagem estilo Munich Helles. Ocorre que ao acrescentar os lúpulos, vi que o pessoal da Lamas me vendeu um lúpulo com ácido alfas acima do que era previsto na receita, vindo a aumentar o IBU final da cerveja (conforme BS) de 21 para 28 IBUs. Fiquei puto de raiva, pois so fui observar ao final da brassagem, já com o fermento inoculado, quando olhei para a nota fiscal -.-"

Vou chamá-la de Munich Helles a Brasileira kkk

Se estiver muito desproporcional o amargor, deixa um pouco mais de tempo maturando, que o amargor tende a reduzir com o passar do tempo.
E concordo com o amigo acima. A responsa é sua e não do Lamas....rs
 
Muito obrigado pelas dicas pessoal !

Sem dúvidas a culpa foi minha sim, inegável isso ! Porém, o que transpareceu má-fé do pessoa do lamas foi de que ao separarem o lúpulo no "saquinho" com as medidas separadas para o inicio e final da fervura, os mesmo não estavam descritos com os AAs somente com as gramas. Foi vacilo meu não ter conferido a nota fiscal antes. :(

Daqui 50 dias posto foto da princesa !
 
Uma forma de diminuir os IBUs pós fermentação é adicionar água (fervida-resfriada), mas aí alteraria totalmente todos os outros parâmetros da breja, obviamente não compensa...
 
Deixa quieto e segue a vida. 28 IBUs é um amargor bom e bem fácil de se suportar, basicamente um pouco mais que uma Heiniken.

Como já disseram, a responsabilidade é do cervejeiro. Sempre verifique a validade dos lúpulos, e seus perfis de AA e BA. Ajuste a receita / quantidade de lúpulo antes de iniciar a brassagem, seja na quantidade, seja no tempo.
 
Esse A.A é o informado pelo produtor quando da sua colheita(não acredito que o brewshop tenha atualizado, contudo...). Existem várias calculadoras de A.A que estimam a perda desde sua produção até o seu uso. Então esses 28 não serão realmente 28.
Há também calculadoras de lúpulo para projetar novos pesos em razão do A.A sejam esses maiores ou menores.
Essencial é executar um check list sempre no dia anterior e sempre adicionar o que aparecer de novo.
 
Se estiver amarga demais, deixa uns dois meses na garrafa, fora da geladeira. O amargor tende a diminuir significativamente.
 
Last edited:
Back
Top