Ales para Largers

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kyzylla

Well-Known Member
Joined
Apr 29, 2016
Messages
108
Reaction score
16
Ainda iniciante com algumas brassagens somente de ales

Sempre quis uma bock, mas bock boa é lager.

Assim contanto com a paciência dos amigos, poderiam me dizer quais os atalhos,macetes ou melhor quais as principais diferenças entre fazer ales e larger,

Já sabendo da temperatura mais baixa de fermentação, e de escolha certa da levedura, ainda não senti firmeza em tentar fazer a larger, pois acho que tem um pulo do gato, um detalhe que ainda não consegui determinar.

Se alguém me contar o """segredo""" eu agradeço de boa vontade.
 
Ainda iniciante com algumas brassagens somente de ales

Sempre quis uma bock, mas bock boa é larger.

Assim contanto com a paciência dos amigos, poderiam me dizer quais os atalhos,macetes ou melhor quais as principais diferenças entre fazer ales e larger,

Já sabendo da temperatura mais baixa de fermentação, e de escolha certa da levedura, ainda não senti firmeza em tentar fazer a larger, pois acho que tem um pulo do gato, um detalhe que ainda não consegui determinar.

Se alguém me contar o """segredo""" eu agradeço de boa vontade.

Não há segredo...

O que é importante:

- Temperatura de fermentação baixa e bem controlada.
- Quantidade correta de fermento (o dobro do utilizado para Ales)
- Período de Lagering após primária e secundária, deixando a cerveja clarificando a baixas temperaturas. Normalmente entre 2 a 4 semanas.
- Temperatura de inoculação baixa também é importantíssimo

Importante saber que a fermentação demora mais para ocorrer, se comparado com Ales.

Nunca fiz uma Bock, mas caso tenha alguma receita de Bock com o W34/70 da Fermentis, eu recomendo, pois essa levedura tem um perfil neutro é não é tão sensível a eventuais descuidos na fermentação...
 
Segredo pra LAGER não larger

Temperatura correta
Pitching Rate correto
paciência

Em relação a ale é isso aí, difícil ficar ruim
 
Ainda iniciante com algumas brassagens somente de ales

Sempre quis uma bock, mas bock boa é larger.

Assim contanto com a paciência dos amigos, poderiam me dizer quais os atalhos,macetes ou melhor quais as principais diferenças entre fazer ales e larger,

Já sabendo da temperatura mais baixa de fermentação, e de escolha certa da levedura, ainda não senti firmeza em tentar fazer a larger, pois acho que tem um pulo do gato, um detalhe que ainda não consegui determinar.

Se alguém me contar o """segredo""" eu agradeço de boa vontade.
Não tem segredo ou pulo do gato... é só fazer o clássico com cuidado.

A questão maior é que usualmente defeitos aparecem mais fácil em Lagers que em Ales.

Ou seja, tem um monte de cervejeiro que acha que faz tudo certo porque faz cervejas do tipo "pra mim está boa", e quando faz uma lager, os defeitos de processo que ninguém liga acabam se mostrando.

Abraço,
 
Lager e não largers, já estou aprendendo.
Vai ser um aprendizado e tanto, vou ver meus erros todos pelo que entendi.
Paciência, paciência e paciência, aguentar um tampão na ferramentação, vai ser duro.
Uma dúvida, qual melhor malte pras ""lagers"""?
Posso usar o de duas carreiras?

No mais "brigadão" pelas aulas

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
Lager e não largers, já estou aprendendo.
Vai ser um aprendizado e tanto, vou ver meus erros todos pelo que entendi.
Paciência, paciência e paciência, aguentar um tampão na ferramentação, vai ser duro.
Uma dúvida, qual melhor malte pras ""lagers"""?
Posso usar o de duas carreiras?

No mais "brigadão" pelas aulas

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
É que vc está super-valorizando toda essa questão como se fazer lager fosse coisa de outro mundo...... "vai demorar", "vai sofrer", etc............... mas é uma cerveja normal, só tem que fermentar na temperatura correta, dosar fermento adequadamente, pronto... o resto é tudo processo clássico.

Sobre malte.. não existe melhor malte, melhor isso ou aquilo. Lager é uma cerveja qualquer com um fermento de espécie diferente.... só isso.

Abraço,
 
Valeu, mais claro impossível...

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 
agora me bateu umas dúvidas:

a) Pelo que entendi devo inocular lá pelos 12 graus, mas só consigo chegar a uns 18 no resfriamento , então terei que inocular de duas maneiras:

1) inoculo a 18 e levo fermentador para frigobar e vou até os 12
2) levo pro fribogar quando chegar aos 12 faço inoculaçao.

qual seria o mais sensato, pois no 2 teria risco de contaminação maior que o 1.

b) faço hidratação da levedura, e fica em temperatura ambiente, qual processo mais fácil para inocular a 12 graus??? voces resfriam antes de inocular??

no mais obrigado, estou projetando fazer uma bock nas férias.
 
agora me bateu umas dúvidas:

a) Pelo que entendi devo inocular lá pelos 12 graus, mas só consigo chegar a uns 18 no resfriamento , então terei que inocular de duas maneiras:

1) inoculo a 18 e levo fermentador para frigobar e vou até os 12
2) levo pro fribogar quando chegar aos 12 faço inoculaçao.

qual seria o mais sensato, pois no 2 teria risco de contaminação maior que o 1.

b) faço hidratação da levedura, e fica em temperatura ambiente, qual processo mais fácil para inocular a 12 graus??? voces resfriam antes de inocular??

no mais obrigado, estou projetando fazer uma bock nas férias.

Resfrie o mosto para onde você alcança...no caso 18c, manda pro tanque e coloca no frigobar até chegar nos 12C.

Quando chegar em 12c, hidrate o fermento e após hidratado resfrie também a 12C...Como a quantidade de líquido será menor, você pode colocar o fermento hidratado no frigobar quando o tanque estiver a quase 12...

Aí é só esperar...

Minha Lager usando o W34/70 fermentou em 10 ou 11 dias a primária...

Eu costumo fermentar 1 ou 2 graus abaixo da temperatura que ficará a maior parte do tempo, para que a fermentação comece mais vagarosamente e então após 12 ou 24h aumento gradativamente até chegar na temperatura alvo...

Eu também achava que seria um bicho de sete cabeças...mas não tem diferenças tão grandes quanto as ales...

Afinal o que importa é o Pitching Rate correto e o controle de temperatura, além de precisar de um período de Lagering...

É uma cerveja que demora mais para ficar pronta...

A minha primeira Lager me surpreendeu. Se eu tivesse começado a fabricar cerveja direto na Lager, certamente ela mostraria todos os defeitos que já tive ao longo do aprendizado kkk

Olha ela aí...

Uma Munich Helles...modéstia parte, ficou divina
 

Attachments

  • IMG_1981[2].jpg
    IMG_1981[2].jpg
    128.8 KB · Views: 44
  • IMG_1982[1].jpg
    IMG_1982[1].jpg
    160.8 KB · Views: 38
Back
Top