Alcool superior, o que fazer para não prejudicar tanto?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ChrysCarvalho

Active Member
Joined
Mar 25, 2017
Messages
32
Reaction score
11
Bom dia a todos!

Venho acompanhando o fórum há algum tempo, e hoje faço minha primeira postagem. É o seguinte:

Depois de ir comprando meu equipamento aos poucos, fiz minha primeira brassagem no último domingo. Era pra ser uma Belgian Pale Ale, que veio junto com o kit pronto que comprei no ML. Porém, ao passar a receita para um amigo cervejeiro, ele fez uma adaptação, e adicionou um pouco de lúpulo à receita, além de me dizer que o fermento que veio(s-04) não seria o indicado para o estilo. Então, com lúpulo Perle e o S-04, não sei bem em qual estilo se enquadra a breja. A receita, de 10L, segue:

1,95 Pilsner
0,3 Caramunich I

5g Nugget 60min
5g Perle 60min
5g Perle 30min
5g Northem Brewer 15min

11.5g S-04

Fizemos parada proteica 15min a 52º, Sacarificação 68º por 60min(teste do iodo deu ok um pouco antes, mas deixamos completar o tempo), Mash out 78º 10min. Era pra ser BIAB, mas o bag enviado estava muito pequeno, então, como tínhamos uma bazooka disponível, tivemos um pouco mais de trabalho, mas a utilizamos. Conseguimos resfriar o mosto rapidamente utilizando gelo, OG 1055(a receita previa 1051), fizemos hidratação do fermento conforme manda a técnica, e colocamos o fermentador no freezer, com o sensor colado na parede do balde, fita isolante, e por cima um pedaço de isopor. AÍ QUE EU ACHO QUE DEU PROBLEMA.

Terminei a brassagem a noite, então, quando acordei, a atividade do airlock estava intensa, porém, no segundo dia, verifiquei que, na verdade, o sensor estava meio "bambo" na parede, não tinha afixado direito, ou seja, a temperatura do mosto com certeza estava acima de 20º. Tentei corrigir, fui olhando todo dia, mas confesso que não consegui afixa-lo de forma correta. O set ainda está em 18,5º, e a atividade no airlock ainda existe, porém, muuito pequena. Decidi medir a densidade. A cerveja está até mais límpida do que eu imaginava, logo quando tirei a amostra fiquei satisfeito com o cheiro, densidade 1010, legal.

Mas o que me incomodou é que, após alguns minutos, que medi, fui experimentar a cerveja, e está nítido o álcool superior. aquele cheiro "quente".

Minha dúvida é a seguinte: Vou medir a densidade de novo daqui há uns dois dias, e caso não haja atenuação, vou subir a temperatura gradativamente(Devo?), depois baixar lá pra 1º, e seguir o processo. Esse alcool superior deve diminuir quando a cerveja estiver pronta? Aumenta? Há algo que eu possa fazer para amenizar o problema, ou já era? No caso, consumir a cerveja mais gelada, torna esse off flavor menos perceptível?

Tô pensando em utilizar poço termométrico na próxima, não me dei bem com essa de colar o sensor na parede do fermentador. Outro detalhe, acho que eu deveria ter simplesmente baixado a temperatura, e não tentado consertar o esquema do sensor. Aliás, nem sei se no segundo dia de fermentação, ia resolver alguma coisa.

Obrigado, e desculpem o textão, quis passar o máximo de informações possíveis, ABRAÇO!

Obs: Se eu tiver postado no local incorreto, fineza deixarem orientação!
 
Segue a foto da breja no copo. Acho que contaminada não está, pois a aparência está boa, e quando tirei a amostra, notei um cheiro muito bom, só senti o álcool após alguns minutos, após tirar o gás para fazer a medição e o líquido esquentar.
 

Attachments

  • Cerveja.jpg
    Cerveja.jpg
    71.4 KB · Views: 145
Bom dia a todos!

Minha dúvida é a seguinte: Vou medir a densidade de novo daqui há uns dois dias, e caso não haja atenuação, vou subir a temperatura gradativamente(Devo?), depois baixar lá pra 1º, e seguir o processo. Esse alcool superior deve diminuir quando a cerveja estiver pronta? Aumenta? Há algo que eu possa fazer para amenizar o problema, ou já era? No caso, consumir a cerveja mais gelada, torna esse off flavor menos perceptível?

Obs: Se eu tiver postado no local incorreto, fineza deixarem orientação!

A presença de alcool superior pode sim ter vindo de uma temp mais alta de fermentação, o SO4 é propenso a isso. Segue a fermentação secundária, e também maturação um pouco mais prolongada se sentir que é necessário. Só que é muito cedo ainda pra determinar isso, está fermentando ainda... esse gosto pode ser uma mistura de acetaldeido, alcool, amargor.. enfim, é dificil saber aqui o que quer dizer "quente".

Se for, é possível que esses alcoóis superiores diminuam um pouco, mas em geral isso é meio dificil de acontecer. O que pode ajudar é que o Etanol normalmente faz reações quimicas mais facilmente, diminuindo a sensação alcoolica virando ester.

Acho que a temp pra beber, se ficou mais incorpada, pode ajudar se for mais quente, 7-8ºC.. pode dar uma equilibrada, principalmente se aumentar os esteres na maturaçao

abraços
 
Obrigado pela resposta, Rodrigo.

Estou seguindo o processo. Aumentei a temp, um grau por dia. Amanhã ou depois, vou baixar pra 1°, e vamos ver o que vai dar. Na próxima, vou tentar ter um melhor controle do processo. Tomara que a breja fique "bebível".
 
Obrigado pela resposta, Rodrigo.

Estou seguindo o processo. Aumentei a temp, um grau por dia. Amanhã ou depois, vou baixar pra 1°, e vamos ver o que vai dar. Na próxima, vou tentar ter um melhor controle do processo. Tomara que a breja fique "bebível".

Se gerou alcoóis superiores, não diminuirá significantemente após a maturação.

Vai servir de aprendizado...

Controle adequado de temperatura é fundamental
 
Se gerou alcoóis superiores, não diminuirá significantemente após a maturação.

Vai servir de aprendizado...

Controle adequado de temperatura é fundamental

Realmente, aprendizado.

Mês que vem vou brassar de novo, se não tiver o poço termométrico em condições, pelo menos sei que tenho que dar uma compensada na temperatura, deixando o tic uns dois graus abaixo dá temperatura desejada.

Obrigado.
 
Realmente, aprendizado.

Mês que vem vou brassar de novo, se não tiver o poço termométrico em condições, pelo menos sei que tenho que dar uma compensada na temperatura, deixando o tic uns dois graus abaixo dá temperatura desejada.

Obrigado.

Arruma um pedaço de isopor e cola ele na parede do fermentador, isolando do meio externo. Usei muito o meu assim, antes de comprar o poço.

Isolando o sensor do ar externo e colando ele diretamente na parede, sua leitura do líquido será mais precisa
 
Pessoal, como o fórum serve pra material de pesquisa para muita gente, acho que é importante deixar o resultado no fim do tópico, correto?

Então, com um pouco de atraso, relato aqui que a breja, por ser a primeira, ficou muito além das expectativas! Deixei 15 dias maturando a 10º, mais 4 dias clarificando a 0,5º, e envasei. Não usei gelatina.

Essa da foto abri com 10 dias de garrafa. Achei que a espuma ficou muito bacana, duradoura. O lúpulo não apareceu no aroma, mas ficou com um amargor legal, e o álcool um pouco mais do que o esperado(6 ABV), sendo que essa percepção do álcool pode ser a questão do álcool superior, sei lá. Como sou iniciante, fica difícil pra mim identificar off flavors, mas o fato é que fiquei extremamente satisfeito com o resultado. Realmente não da pra tirar conclusões durante a fermentação.

A segunda leva(APA) deve ser engarrafada semana que vem.

Obrigado a todos. Abraço.
 

Attachments

  • Breja #1.jpg
    Breja #1.jpg
    52.6 KB · Views: 146
Back
Top