Ajuda - Processo com 2 panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

davipetry_BR

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
115
Reaction score
7
Olá pessoal, atualmente utilizo uma panela de 127l com BIAB e tenho uma panela de 68l para aquecer água para a lavagem. Mas não estou mais satisfeito com meu processo, não consigo atingir as medidas esperadas, sem falar na trabalheira que dá pra tirar um saco de 20kg de malte molhado hehehe. Primeiramente pensei em mudar para o método tradicional com 3 panelas, mas aí conversando com um amigo ele comentou que utilizava um método um pouco diferente. Ele mantém os maltes numa espécie de filtro, e passa o mosto por esse "filtro" de maltes. Como não pretendo gastar investindo em mais uma panela e um fogareiro, pensei em testar essa técnica.

A minha ideia foi a seguinte:
srhz.jpg


Pensei em usar a panela de 127l para aquecer toda a água da brassagem (aprox. 125l) e usar a panela de 68 com fundo falso para colocar os maltes (apox. 20kg). Faria uma espécie de recirculação constante. Deixando a água aquecida na panela grande cair sobre a cama de grãos e ir tirando o mosto pelo fundo falso e devolvendo ele para a panela grande. Dessa forma conseguiria utilizar toda a água da brassagem desde o começo sem prejudicar a extração dos açúcares com excesso de água, já que controlaria o fluxo.

A minha dúvida é se essa técnica funcionaria, já que não teria a lavagem, apenas o mashout no final da brassagem.

Alguém já viu essa técnica? O que vocês acham? Me parece algo como as Braumeister e Master Bier, só que com o "filtro de maltes" fora da panela.
 
Uma grande questão nisso aí é que as enzimas que vão fazer a conversão ficam no líquido, e os amidos nos grãos, ou seja, eles podem ficar separados.

Outra coisa, uma panela de 127, e outra de 68 pra fazer mosturação, bem menor? Só vai conseguir fazer cervejas fraquinhas, ou muito pouca litragem comparando com a panela de 127.

Abraço,
 
Pois é Guenther, fiquei com receio que as enzimas ficariam muito dispersas na grande quantidade de líquido, mesmo que não esteja todo o líquido em contato direto com o malte. No caso de cerveja bem fortes, qual a quantidade de cerveja que daria pra fazer nessa configuração? Achas que valeria mais a pena mesmo partir para as 3 panelas? Comprando outra de 94l para aquecer água do sparge e fazer a brassagem na de 68, deixando a de 127 só pra fervura? Ou tens alguma outra sugestão?
 
Pois é Guenther, fiquei com receio que as enzimas ficariam muito dispersas na grande quantidade de líquido, mesmo que não esteja todo o líquido em contato direto com o malte. No caso de cerveja bem fortes, qual a quantidade de cerveja que daria pra fazer nessa configuração? Achas que valeria mais a pena mesmo partir para as 3 panelas? Comprando outra de 94l para aquecer água do sparge e fazer a brassagem na de 68, deixando a de 127 só pra fervura? Ou tens alguma outra sugestão?
Cara, pra tu teres uma idéia, eu tinha uma panela de mosturação de 127 litros, e a fervura também, e dificilmente eu conseguia fazer mais de 70 ou 80 litros de cervejas muito fortes, ou seja, 70 litros pra uma panela de 127 litros equivale a 55% de aproveitamento.

Isso quer dizer que com uma panela de 68 litros pra mosturação, provavelmente tu não vai conseguir fazer mais do que uns 45 litros de uma cerveja bem forte.

Ou seja, na minha opinião, a melhor escala é sempre essa:

HLT menor igual MOSTURAÇÃO menor igual HLT.

No meu caso, eu usava 94 litros para água quente, 127 para mosturação, 127 para fervura.

Eu sempre vou recomendar 3 panelas em escala. Isso ajuda muito em todos os sentidos... diminui o trabalho, e torna o controle de todas as temperaturas muito mais fácil.

Abraço,
 
Valeu mesmo Guenther. Não adianta querer economizar nas panelas e ficar limitado somente a cervejas mais fracas hehehe. O jeito vai ser comprar um panela de 94 e uma de 127, ou até quem sabe trocar minha de 68 por uma das duas (vai que alguém quer reduzir o tamanho das brassagens) :)
Abraço
 
Back
Top