Ajuda com lupulagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoDagostim

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
89
Reaction score
7
Boa tarde!
Fiz 65 litros de uma IPA...utilizei o Brewers friend e ela ficou assim:
Eficiência equipamento: 65%
OG - FG: 1052 - 1010
ABV:5,63
IBU: 70.53

Ao provar ela achei que o lúpulo ficou em pouca evidencia...parece que não chegou nem perto dos 70 IBU´s. Devo confiar no Brewers friend ou no meu paladar? Se eu ferver o lúpulo com água e jogar na cerveja dá uma melhorada?

Segue minha receita:
Maltes
Amount Fermentable PPG °L Bill %
13.2 kg German - Pilsner 38 1.6 79%
2 kg Belgian - Munich 38 6 12%
1.5 kg German - CaraRed 34 20 9%
16.7 kg Total

Lupulos
Amount Variety Type AA Use Time IBU
75 g Summit Pellet 18.5 Boil 60 min 54.8
65 g Hallertau Mandarina Bavaria Pellet 7.8 Boil 30 min 15.39
4 g Citra Pellet 11 Boil 5 min 0.35
130 g Hallertau Mandarina Bavaria Pellet 7.8 Dry Hop 7 days

Rampas
Amount Description Type Temp Time
60 L Infusion 50 C 30 min
60 L Infusion 67 C 80 min
Starting Mash Thickness: 2 L/kg

Outros ingredientes
Amount Name Type Use Time
1.5 L Tangerine Juice Flavor Primary

Abraço!
 
Boa tarde!
Fiz 65 litros de uma IPA...utilizei o Brewers friend e ela ficou assim:
Eficiência equipamento: 65%
OG - FG: 1052 - 1010
ABV:5,63
IBU: 70.53

Ao provar ela achei que o lúpulo ficou em pouca evidencia...parece que não chegou nem perto dos 70 IBU´s. Devo confiar no Brewers friend ou no meu paladar? Se eu ferver o lúpulo com água e jogar na cerveja dá uma melhorada?

Segue minha receita:
Maltes
Amount Fermentable PPG °L Bill %
13.2 kg German - Pilsner 38 1.6 79%
2 kg Belgian - Munich 38 6 12%
1.5 kg German - CaraRed 34 20 9%
16.7 kg Total

Lupulos
Amount Variety Type AA Use Time IBU
75 g Summit Pellet 18.5 Boil 60 min 54.8
65 g Hallertau Mandarina Bavaria Pellet 7.8 Boil 30 min 15.39
4 g Citra Pellet 11 Boil 5 min 0.35
130 g Hallertau Mandarina Bavaria Pellet 7.8 Dry Hop 7 days

Rampas
Amount Description Type Temp Time
60 L Infusion 50 C 30 min
60 L Infusion 67 C 80 min
Starting Mash Thickness: 2 L/kg

Outros ingredientes
Amount Name Type Use Time
1.5 L Tangerine Juice Flavor Primary

Abraço!

Bem, quando você fala que não notou o lúpulo, penso na questão do aroma do lúpulo. Certo? O amargor geralmente não tem muito a ver com isso...se você quiser aroma, faz adições tardias, dry-hopping, flame-out, entre outros...

Quanto a confiar no Brewers Friend, eu confiaria nele! Com certeza! Uma coisa que eu faço é colocar como eficiência do lúpulo 90% para minimizar esses problemas...
 
Boa tarde!
Fiz 65 litros de uma IPA...utilizei o Brewers friend e ela ficou assim:
Eficiência equipamento: 65%
OG - FG: 1052 - 1010
ABV:5,63
IBU: 70.53

Ao provar ela achei que o lúpulo ficou em pouca evidencia...parece que não chegou nem perto dos 70 IBU´s. Devo confiar no Brewers friend ou no meu paladar? Se eu ferver o lúpulo com água e jogar na cerveja dá uma melhorada?

Segue minha receita:
Maltes
Amount Fermentable PPG °L Bill %
13.2 kg German - Pilsner 38 1.6 79%
2 kg Belgian - Munich 38 6 12%
1.5 kg German - CaraRed 34 20 9%
16.7 kg Total

Lupulos
Amount Variety Type AA Use Time IBU
75 g Summit Pellet 18.5 Boil 60 min 54.8
65 g Hallertau Mandarina Bavaria Pellet 7.8 Boil 30 min 15.39
4 g Citra Pellet 11 Boil 5 min 0.35
130 g Hallertau Mandarina Bavaria Pellet 7.8 Dry Hop 7 days

Rampas
Amount Description Type Temp Time
60 L Infusion 50 C 30 min
60 L Infusion 67 C 80 min
Starting Mash Thickness: 2 L/kg

Outros ingredientes
Amount Name Type Use Time
1.5 L Tangerine Juice Flavor Primary

Abraço!
Quando queremos que o amargor apareça, isso não quer dizer que temos necessariamente que aumentar o lúpulo.... e sim diminuir o que está fazendo com que o amargor e aroma não apareçam.

No caso, o que faz o amargor aparecer menos? Maltes caramelo, cristais, enfim... os que aumentam o maltado.

Você usou bastante Munich, e CaraRed. O Munich até está ok para uma IPA, mas CaraRed em grande quantidade vai aumentar o maltado e isso diminui a sensação de amargor.

Ou seja... diminua esses maltes, pois se ela ficou realmente com 70 IBU, não vai ser simplesmente aumentando mais o IBU que ela vai ficar mais amarga já que ela está perto do limite da percepção.

Ultima possibilidade que vejo? Lúpulo velho.... lúpulo guardado a quente perde Alfa Ácidos de forma rápida, e isso diminui o amargor.

Abraço,
 
Acho que já responderam o que você precisava saber..

Mas só um detalhe, você usou 4 gramas de citra em 65 litros ?? É isso mesmo ??
 
Bom dia!!
Obrigado pela ajuda.
Vou confiar no BF e na próxima vou diminuir os maltes especias para ver se o amargar do lúpulo fica em evidência.
Abraço.
 
Quando queremos que o amargor apareça, isso não quer dizer que temos necessariamente que aumentar o lúpulo.... e sim diminuir o que está fazendo com que o amargor e aroma não apareçam.

No caso, o que faz o amargor aparecer menos? Maltes caramelo, cristais, enfim... os que aumentam o maltado.

Você usou bastante Munich, e CaraRed. O Munich até está ok para uma IPA, mas CaraRed em grande quantidade vai aumentar o maltado e isso diminui a sensação de amargor.

Ou seja... diminua esses maltes, pois se ela ficou realmente com 70 IBU, não vai ser simplesmente aumentando mais o IBU que ela vai ficar mais amarga já que ela está perto do limite da percepção.

Ultima possibilidade que vejo? Lúpulo velho.... lúpulo guardado a quente perde Alfa Ácidos de forma rápida, e isso diminui o amargor.

Abraço,

Acho IPAs com tom vermelho charmosas hehehehe. Sabe dizer se existe algum malte que deixa a cerveja com um tom avermelhado mas não deixe tao maltada?
Abraco.
 
Nunca ouvi falar!Vou dar uma pesquisada!Já usasse?
Obrigado pela dica.

Já usei sim!

Dá cor vermelha e é um malte não caramelizado.

Usei ele compondo o grist, mas estou planejando uma APA 100% Red-X, pois um outro cervejeiro aqui do Fórum comentou que faz e o resultado é muito bom.
 

Latest posts

Back
Top