Ajuda com Equipamento de Solda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andyhlg

New Member
Joined
May 26, 2015
Messages
1
Reaction score
0
Ola pessoas!!

Estou querendo aprender a soldar e consegui de um vizinho meu este velho transformador para solda, mas esta sem cabos.
Vou compra-los este fim de semana, mas surgiu uma duvida:

O cabo com o porta eletrodo colocaria na amperagem que gostaria soldar mas e o terra? Seria o neutro ou aquela outra tomada?

kGeP42.jpg


Alguém ja viu este transformador antes? Por favor, se alguém tiver alguma ideia avise!!

Cheers!! :mug:
 
Cara, não conheço a fundo mas meu pai trabalha com isso. Na tomada com certeza não é.



Provavelmente é no Neutro sim.



Tem outra entrada para energia? A tomada deve ser

onde conecta na luz com uma extensão com 2 machos.



Mas é uma máquina bem antiga né? Nunca tinha visto assim.



abs
 
O neutro você engata o cabo com garra que vai prender na peça, de forma que quando o eletrodo encostar nela, forme o arco voltaico.
 
Sinceramente eu nao recomendo voce tentar a aprender sozinho sem alguem experiente , porque é um aparelho bem rudimentar (basico ).
A questão é : oque voce quer soldar ?
Se for chapa fina ( chapa 1,11mm no minimo ) , desista , tem que ter muita pratica .
Quanto ao aparelho da foto , parece ser caseiro (feito fundo do quintal) mas isso não quer dizer que seja ruim .
Os polos que tem numeração de 30 a 175A são para eletrodo .
O 'neutro' é o terra , que deve ser fixado no metal base.
Quanto a tomada , é para ligar qualquer aparelho (furadeira , lixadeira ) só tem que conferir se é 110 v ou 220v
Esse aparelho é indicado para fazer grades em geral estruturas metalicas .
Se por acaso quiser tentar sozinho , recomendo que estude muito e pesquise , na internet tem muito material , solda é um campo muito vasto, boa sorte.
 
A melhor coisa seria você fazer um curso.

Você vai estar mexendo com eletricidade, o que requer muito conhecimento sobre o que se está fazendo, para garantir a sua segurança.

Este equipamento aparentemente está parado há muito tempo, muita coisa pode ter ocorrido com ele, oxidação, deterioração de isolamento, interação com animais (insetos e ratos podem ter roído os cabos ou até ter feito um ninho aí dentro).

Convém dar uma boa inspecionada por dentro dele, checando todos os cabos, conexões e componentes antes de tentar usá-lo.
 
Sinceramente eu nao recomendo voce tentar a aprender sozinho sem alguem experiente , porque é um aparelho bem rudimentar (basico ).
A questão é : oque voce quer soldar ?
Se for chapa fina ( chapa 1,11mm no minimo ) , desista , tem que ter muita pratica .
Quanto ao aparelho da foto , parece ser caseiro (feito fundo do quintal) mas isso não quer dizer que seja ruim .
Os polos que tem numeração de 30 a 175A são para eletrodo .
O 'neutro' é o terra , que deve ser fixado no metal base.
Quanto a tomada , é para ligar qualquer aparelho (furadeira , lixadeira ) só tem que conferir se é 110 v ou 220v
Esse aparelho é indicado para fazer grades em geral estruturas metalicas .
Se por acaso quiser tentar sozinho , recomendo que estude muito e pesquise , na internet tem muito material , solda é um campo muito vasto, boa sorte.
Cara, eu aprendi tudo sozinho... lendo, estudando, olhando vídeos, e praticando... solda eletrodo, MIG e TIG, polimento, decapagem, etc.

Hoje em dia, com toda a informação disponível, diminuiu muito a quantidade de coisas que necessariamente precisa de um instrutor.

Abraço,
 
Minha primeira participação do fórum! Finalmente vou poder contribuir \o/

Seguinte, também aprendi a soldar sozinho, e posso passar algumas dicas.

Primeiro passo, uma boa máscara de solda, se possível uma com escurecimento automático, pois de início é muito coisa pra coordenar, encostar o eletrodo, baixar a máscara
e cuidar para não abrir buracos no material.

Material, sempre limpo, o ideal é usar uma esmerilhadeira com um flap, pois não corta o material, apenas desgasta superfície, a ferrugem, óleos, tinta, tudo isso atrapalha no contato.

Eletrodos de qualidade também são fundamentais, eles não podem ter nenhum tipo de umidade, geralmente coloco os meus em forno antes de usar.

Sobre a tomada no painel do aparelho, geralmente se uma tomada auxiliar, serve para conectar uma esmerilhadeira ou um forninho onde se guardavam os eletrodos para mantelos em temperatura ideal de uso.

Espero ter ajudado.

Grande abraço.
 

Latest posts

Back
Top