Agora vai!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mercatelli

Member
Joined
Sep 26, 2015
Messages
5
Reaction score
0
Galera, depois de muito ler, acho que ja criei coragem para comprar os equipamentos para começar minha produção.
Estou comprando tudo junto com mais 2 amigos, e decidimos que nossa verba vai ser de 15 mil reais para comprar TODO o equipamento. Acreditamos que seja o suficiente para começar com um equipamento de qualidade.

Apenas escrevendo a lista com algumas dúvidas que restaram para ter certeza que nao vamos gastar grana com coisas inuteis. e aceitamos dicas para trocas ou lojas mais baratas/confiavéis.

1 - Moedor (R$945): Estavamos pensando neste moedor de 3 rolos
http://www.cervejadacasa.com/moinhos-de-malte/moedor-de-malte-moinho-de-3-rolos-completo

o site tb tem o moedor de 2 rolos mais barato. vale a pena?

2 - Panela (R$7800): Aqui uma das partes mais complicadas!!! queriamos uma panela automatica, para tentar facilitar um pouco o processo e deixar ele mais confiavel. Depois de MUITA pesquisa e MUITOS emails chegamos a conclusao que a Masterbier parece ser a mais adequada. ela pode fazer 50 e 20 litros, o que seria ideal para testarmos as receitas no começo, e perdermos menos insumos caso a cerveja fique ruim! e depois aumentarmos para 50 assim todos ficam com mais cervejas!!! Eles tem a opçao de 2 bombas, chugger ou Fabo, experiencias com elas?

3- Resfriamento (R$540): Muita gente disse que para resfriar 50 litros, um chiller de 15 metros nao daria conta do recado, entao pensamos em um trocador com 20 placas. será que este da conta do recado? http://www.cervejadacasa.com/chiller-resfriamento/chiller-tipo-terminator-40-placas

4- Fermentador (2x R$265): Pensamos em 2 fermentadores de 25L, assim podemos fazer duas receitas diferentes. Fundo conico, pq realmente parece ser mais facil para tirar a sujeira no final da fermentação.
Seria este modelo http://www.cervejadacasa.com/fermentacao/fermentador-conico-ppn-com-pe
o tamanho dele parece ser relativamente tranquilo de se por dentro de um freezer horizontal (Altura total: 742mm Diâmetro total: 292mm)
e aqui dois kits com os acessorios para o fermentador com conexoes em inox (2xR$110) http://www.cervejadacasa.com/fermentacao/kit-acessorios-para-fermentador-conico

5- Instrumentos "gerais":
Densimetro (R$75) http://www.cervejadacasa.com/instrumentos-medicao/densimetro-com-proveta-cerveja-artesanal-caseira-1000-1100
Refratômetro (R$209) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698570939-refratmetro-portatil-brix-0-32-28-62-58-90-escolher-_JM
Termometro (R$40) http://www.cervejadacasa.com/instrumentos-medicao/term-metro-cervejeiro-digital-tipo-espeto
Arrolhador (R$50) http://www.cervejadacasa.com/diversos/tampador-de-garrafas-arrolhador-colocador-de-tampinhas
Colher cervejeira (R$10) http://www.cervejadacasa.com/diversos/colher-cervejeira-plastica
Escova de limpeza (R$14) http://www.cervejadacasa.com/diversos/escova-de-limpeza-com-cerdas-de-crina

Depois faltaria cotar o freezer horizontal. (acho que uns R$2500 deve ser o suficiente)
Essas seriam as coisas grandes.

somando tudo entao temos um gasto de: R$12.933

ou seja, temos aproximadamente R$2100 reais de "sobra". aonde vcs gastariam esse valor?
trocariam alguma coisa da lista? algum pitaco? ideia?

Ainda preciso ver qual seria a maneira mais eficiente de controlar a temperatura dos fermentadores. o que seria mais ideal? vi o Guenther dizendo sobre colar um termometro na altura do meio da cerveja no fermentador, mas qual termometro seria esse? existe algum outro que possa ser usado?
qual o tipo de controlador de temperatura preciso comprar para por no freezer?

pessoal, eu sei que o topico ficou grande! mas sao muitas dúvidas no começo! kkkkkkk

se vc leu tudo isso até aqui! meu muitíssimo obrigado!!!

Abraços!!!
 
Eu acho que é difícil dar uma opinião, porque tudo é muito pessoal. Por exemplo, eu nunca pagaria R$7.800,00 numa panela que se diz automática. Estas panelas praticamente controlam apenas a temperatura, elas não fazem nada sozinhas. Na minha opinião não vale a pena investir essa grana toda, principalmente se vocês estão começando agora.
Mas, se vocês realmente querem investir isso tudo, vocês que têm que avaliar se vale a pena.
Boa sorte!
 
Concordo com o cassio. Achei isso tudo muito dinheiro jogado fora.

(...) fermentador cônico de 25 litros? Pra quê? Pra não perder 0,5l ou 1l de cerveja no envase?
Moinho 3 rolos só pegaria para levar acima de 100l. Comprei um Maltbite 2 rolos por 450,00 que vai me quebrar o galho por um bom tempo.
Panela automática é pra quem não quer ter trabalho nenhum de fazer as coisas por conta própria, com um fundo falso, bombinha da china e duas panelas bem grandes de inox vc economizaria uns 5.000,00 e teria capacidade de produção maior e quem sabe até uma eficiência melhor.
Freezer tem aos montes nos classificados do facebook por 400,00 em perfeito estado!
São só dicas, mas se o money tá sobrando... Abre logo uma microcervejaria kkkk
 
Mercarelli, meu orçamento era metade do seu mas estava no mesmo dilema recentemente. Fiquei com muita vontade de comprar uma dessas panelas automáticas mas no final das contas fiz aquisição de panelas de alumínio com conexões rápidas todas em inox e comprei também uma chugger para facilitar um pouco o processo de lavagem, transferência de líquidos entre panelas, whirpool e resfriamento.

Optei por fazer tudo mais da forma manual porque gosto de realmente fazer brassagens e ter um controle manual das coisas. No final das contas esse meu equipamento saiu muito mais barato que uma panela automática, o que me permitiu fazer uma reforma do espaço que utilizo para fazer cerveja, comprar um freezer horizontal e ainda comprar alguns outros acessórios como 3 filtros para água (me livrar dos galões de 20 litros), fogareiro de 14 caulins para panela de 98 litros, agitador magnético para fazer starters, um moedor da maltbite, poços térmicos e outras coisas.

Bom, isso foi o que optei e antes de decidir fiz como você tb fez, pedi opinião das pessoas, mas no final das contas acabei decidindo sozinho (de qualquer maneira agradeço a todos pelas sugestões).

O que quero dizer com tudo isso é: faça o que lhe der na telha! Haha com 15 mil reais eu poderia ter feito diferente mas só iria saber se tivesse o dinheiro. Abcs!!!
 
Segue algumas fotos do equipamento e do espaço.
As panelas da foto são as antigas. Ainda não terminei de montar o equipamento novo.

ImageUploadedByTapatalk1443662727.182805.jpgImageUploadedByTapatalk1443662734.542745.jpgImageUploadedByTapatalk1443662742.542620.jpgImageUploadedByTapatalk1443662753.584146.jpgImageUploadedByTapatalk1443662761.943645.jpg
 
Justamente por estar iniciando, com muitas incertezas, não consideram começar gastando bem menos e ir aprimorando não?
Digo isso pois 15000 é uma verba excelente, mas acho muito pra produção de só 50L. A opção de 20L não me parece relevante para dividir entre 3, a cerveja nem sempre vai render 20L, e demora tanto a ficar pronta (ocupando o fermentador) que pra três pessoas vai evaporar hehe.

Existem outros itens legais que custam caro que dependendo do ponto de vista podem agregar mais a medida que você for evoluindo no hobby, como cilindro de CO2 e post-mix/kegs, enchedor por contrapressão, kegerator, etc. Muito nesse hobby depende de preferência pessoal, então é difícil opinar. Suas preferências vão mudando conforme descobre e estuda as coisas também. A "panela automática" pode ser uma mão na roda, mas pra quem não tem problema de espaço um sistema RIMS/HERMS pode atender melhor.

Outra consideração:

1 freezer não é o mais indicado para 2 fermentadores. É possível usar, mas a fermentação em um balde pode estar em uma situação completamente diferente do outro, e com isso a temperatura deles também. É uma situação que requer análise individual, mas ter 2 freezers menores pode ser mais vantajoso.

Enfim, minha dica é: monte um equipamento tradicional, simples, e o venda assim que sentir necessidade de algo melhor. Você pode até acabar partindo pra masterbier em seguida, e por consequência perdendo um trocado do primeiro equipamento, mas vai tomar a decisão pesando bem o que precisa.
 
15 mil p/ fazer 20 ~ 50 litros.
Certamente é MUITO dinheiro jogado fora. Repensem no que vocês estão querendo fazer e procurem alternativas melhores.
Quando montei parte do meu equipamento me afobei e gastei mais do que deveria (eu pensava que sabia o que estava fazendo kk). Por fim , "cerveja da casa" não é a loja com os melhores preços.
 
Amigo, como eu já tinha uma geladeira sobrando, gastei 750 reais com os outros materiais e faço 20 litros de cerveja. E olha que a minha panela (só preciso de uma) é de 52 litros, portanto se quiser expandir minha produção, bastaria comprar um fermentador maior. Tudo bem que eu tenho que fazer o processo inteiro manualmente, mas como tenho poucas brassagens no curriculo, é uma maneira de eu estudar e aprimorar os processos que envolvem à produção de cerveja caseira... nada contra panelas automáticas, muito pelo contrário. Mas pelo menos para mim, se envolver manualmente em todo o o processo me deu uma satisfação ainda maior de ter acertado a receita de prima, além de entender mais a fundo os processos que envolvem principalmente à mosturação, lavagem e filtração.
 
Da mesma forma como alguns falaram acima, no seu lugar eu começaria com equipamentos básicos e iria aprimorando de acordo com a tua necessidade. Pode ser que tu compre a masterbier e não goste dela, ai na revenda ja desvalorizou muito... e outra, se tu conta com essa grana toda, reserve uma parcela, pq tu SEMPRE vai comprar mais coisas pra dar um upgrade no teu equipamento.
Dica: invista mais R$100 em um arrolhador melhor, pq engarrafar 50L enche o saco... e com essa verba eu com certeza compraria um kit postmix até pq vcs vão se reunir pra tomar juntos, poupa muito trabalho.
Abraço
 
Começa com algo sem automatização primeiro, vai gastar muita coisa desnecessária por falta de conhecimento.

Depois, economizando melhor, ainda vai sobrar dinheiro pra montar um esquema de postmix ou barril de chopp.

E se você já sabe que vai aumentar a produção pra 50l, compra fermentador pra esse volume, não pra 20l. Dá pra fermentar 20l em um fermentador maior tranquilamente.
 
Versão simples -> Monte um single vessel automático e um kegerator com essa grana!

Versão longa ->
Infelizmente, panelas automáticas nacionais são piadas de mal gosto. Mesmo que eu tivesse a grana, não compraria nenhuma delas.

Acabamento ruim, dimensionamento de resistências ruim, pré venda ruim, pós venda ruim, suporte ruim, software ruim...


A Lamas trouxe a grainfather pro Brasil, mas pelo preço, não acho que valha a pena. Compraria se custasse metade, mas 8K é muita grana. Prefiro investir em outras coisas...

Se realmente quer algo de qualidade, faça você mesmo o projeto e pague para alguém executar, se não tiver as habilidades necessárias.

Se tiver, melhor ainda.

Com 5K você monta 'o single vessel / HERMS dos sonhos' com uma qualidade infinitamente superior aos produtos que estão no mercado nacional hoje. Só ter paciência e estudar melhor, pois creio que vocês estão muito 'deslumbrados' com as possibilidades.

Isso se fizer questão de ter automação. Se for fazer manual, gasta no máximo uns 2.5K com panelas de inox e outras coisas.

Fermentador cônico de PPN, só se for rotomoldado (e com ressalvas...)
Eu ainda prefiro bombonas alimentícias, são mais baratas e mais práticas.

Enfim, tem um bom ponto de partida aqui e varios projetos no fórum.

http://www.theelectricbrewery.com/

Abraços,
 
Ae pessoal! vlw pela dicas! vou tentar separar algumas coisas aqui:

Cassio: eu sei q essas panelas nao fazem milagres, a ideia de comprar uma é exatamente manter um controle melhor das temperaturas.nao quero ter q ficar acendendo e apagando o fogo a toda hora. preocupado com o termometro a toda hora. acredito q a panela acabaria com esse problema. alem da questao de espaço, pois um single vessel tb economiza espaço. como vc controla a temperatura?

PedroBrew: a ideia do fermentador realmente seria de econiomizar esse litro (5% da produção no caso), posso estar falando uma besteira, mas vamos dizer que eu gaste algo em torno de 100 reais para fazer 20 litros com materias bons + tempo, isso sao 5 reais por litro. entao pode-se dizer que com o tempo o fermentador vai se pagar certo? ou ele tem algum tipo de vida útil?
sobre o moinho de 3 rolos, qual a diferença pratica do de 2 para o de 3? pq pesquisando eu vi que o moedor de 3 rolos em uma "passada" seria equivalente a moer duas vezes em um de 2 rolos. Passando a primeira moagem com os rolos bem abertos para dar uma leve compactada nos grãos e já quebrar alguns, e a segunda um pouco mais fechada para acabar o trabalho.
sobre a panela, seria oq eu disse para o cassio. um pouco de comodidade e economia de espaço.
freezer eu achei uns aparentemente bons em uma cidade vizinha!!! acho q vai dar pra economizar legal!
só por curiosidade, qto gasto para abrir uma micro cervejaria? kkkkk

b_agra: o espaço eu ja tenho pronto, nao é muito grande mas deve dar conta do recado. alem da questao de nao ter q ficar em cima do controle de temperatura. meu orçamento esta mais gordinho exatamente pq sao mais pessoas. hehehe esse espaço que vc tem nas fotos, é de aproximadamente quantos metros quadrados?

karkassa: falei 20 litros para ir com calma no começo e nao perder insumos fazendo errado. a ideia depois é fazer 50 litros. 16 litros por pessoa até que é um bom tanto. ja que a panela pode fazer 50L. entao o investimento seria para esses 50L. e por isso 2 fermentadores, se quisermos fazer 2 levas diferentes nao ficamos travado com uma. se der muita coceira agente compra um balde e testa para ver kkkkkk
o post-mix pensamos que seria uma aquisição para depois. primeiros queremos garrafas para poder distribuir para a galera. mas depois que vc falou, olhando o enchedor por contrapressao, pareceu ser um caso a se estudar e adicionar na lista!
sobre o freezer vc tem razão mesmo. nao tinha pensando nisso. diferentes cervejas diferentes temperaturas!

Wvolker: Wvolker, vc poderia me dizer quais as "besteiras" que vc fez? assim vai que evita de eu fazer alguma silimar! kkkk

ferorsan: Como eu disse la em cima, eu tenho alguma limitação quanto ao espaço. muitas panelas me dao a impressao de "bagunça" (posso estar errado, mas parece que precisa de mais espaço) somos a favor da automação. pois temos a impressao que ela vai dar uma precisão maior ao processo. pode ser uma paranoia minha, mas tenho a ideia de tentar fazer a mesma receita seguindo EXATAMENTE os mesmos passos, para poder alterar apenas alguns trechos e analisar trecho por trecho, mudança por mudança. fazendo o processo de controle de temperatura e circulaçao manualmente tenho a impressão que nunca conseguirei fazer as coisas com a mesma precisão de um sistema "automático", pois o fator humano sempre entra em campo, e vc acaba comentendo pequenos erros.

Andreguetti: a questao da panela foi oq eu disse para o pessoal. espaço + um melhor controle das variaveis.
manualmente acho q vc abre margem para erros (sei la, vc esquece de olhar a temperatura por um momento e quando ve ela cai muito ou sobe muito). com a economia do freezer achamos que vai sobrar uma grana para futuros novos equipamentos. nao achei muitos modelos de arrolhador, vc poderia por favor me mandar algum link? de um que vc considera melhor?

Raisoshi: sobre a automatização foi oq eu disse anteriormente. queremos algo mais "laboratorial", se essa seria a palavra correta. repetindo a mesma cerveja, queremos o menor desvio possivel uma da outra. paranoia de quem fez faculdade de exatas sabe? hehehehehe
sobre comprar um fermentador de 50L, foi oq eu falei no post. se comprarmos um de 50 e fizermos uma receita de 20, ficamos travados, pois so temos um fermentador. 2 de 25 permitem fazer os mesmos 50 ou 2 receitas menores.

jalexandre: essa questao que vc levantou das panelas foi debatida 300 vezes aqui entre nos 3. realmente é complicado confiar nas empresas nacionais. mas depois de muita pesquisa, o fernando da masterbier se mostrou tao gente boa, e tao confiante que acabou nos "ganhando". ele inclusive disse que se quisermos podemos ir la fazer uma brassagem antes de retirar a panela. eu imagino que se ele disse isso, ele confia no produto. claro, é um risco que corremos, mas estamos conscientes disso. sobre a grainfather, entre o sistema dela e da masterbier (q é uma copia da braumeister) e o da master parece ser melhor. PARECE, vamos ter que pagar para ver!
vc ja viu essa grainfather funcioando? ou conhece alguem que tem?
a ideia de fazer a propria panela é excelente! mas infelizmente nos nao temos as habilidades necessárias, e nem conhecemos alguem que tem... muito triste isso!
desculpe a ignorancia, mas oq é um fermentador rotomoldado?
as bombonas alimenticias nao acabam desperdiçando muita cerveja?


Pessoal, e a questao do resfriamento de 50 litors?

vlw gente! devagar eu chego la!
Abraços!
 
Primeiro:

Seu dinheiro, suas regras, faça o que achar melhor.

Segundo:

Controlar a temperatura é coisa besta, um TIC de 100 reais e uma resistência dão conta do recado (inclusive, alguns modelos que eu não sei o nome usam o TIC como controlador de temperatura, é ridiculo!!!!).

Essa busca 'laboratorial' sua parece argumento de criança tentando se convencer de que precisa de um brinquedo novo.
Não se ofenda, todo homem já fez isso e se não fez, ainda vai fazer! E brinquedos novos são divertidos.

Fermentador cônico, a maioria que tem acaba vendendo e trocando por bombona. Alguns são mais propícios a contaminação, dê uma busca geral aqui no fórum e converse com quem tem.

A minha impressão é que vocês estão 'over racionalizando' demais o que é super simples, seja pela falta de experiência prática ou pelo desejo de comprar brinquedos novos.

Qualquer serralheiro faz furos e instala conexões em uma panela, e caixa de comando open ardbir vocês compram por uns 500, 600 reais.

Ah... e façam um curso prático antes de comprar a tralha toda.
Não é raro achar gente que gasta mundos e fundos pra começar a fabricar cerveja, e depois de 2 anos vende tudo porque gosta de fazer Brew in a bag.

É só perguntar por aí.

Abraços,
 
Respondendo ao comentário endereçado a mim: mas aí que tá, pra que comprar um pronto? Com o equipamento não automatizado você consegue fazer um automatizado depois só comprando coisas como bombas, resistência elétrica, controlador de temperatura PID e tal(da uma olhada nos sistemas HERMS e RIMS), e esse período inicial vai te ajudar a entender as coisas e saber no que investir pra automatizar.

Quanto aos fermentadores, você começa falando que quer coisa laboratorial, mas diz que vai fermentar em dois fermentadores diferentes. Vai ter uma geladeira pra cada? Porque se não, como vai lidar com a diferença de temperatura devido ao gradiente que se forma na geladeira e etapas de fermentação diferentes gerando menos ou mais calor? Controla-se a temperatura da cerveja fermentando, e não a ambiente. E se vai ter uma geladeira pra cada por que colocar um fermentador de 25 se cabe um de 50? Ou pretende usar geladeiras menores? É esse tipo de pegada que de repente vc não pensou que vai dar pra saber melhor com o tempo e prática.
 
sinceramente cara, o equipamento que tu quer tu monta com mil reais(panela+tic17+resistencia)! 15mil? ta maluco!
 
https://www.bilbilbeer.com.br/engarrafar-lavar-e-esterilizar/arrolhador-de-mesa-eco.html
esse já é muito melhor...

quanto ao resfriamento acho que pra 50 L seria melhor um chiller de 30 ou 40 placas, mas não tenho experiencia, da uma pesquisada melhor. Atualmente uso um de contrafluxo de 15 metros sem recirculação e funciona bem pra 50L, pra ales uma passada resolve, pra lagers precisa passar uma segunda vez com agua gelada.

Abraço
 
Tem coisas que independente do seu equipamento vc sempre vai usar, geladeiras, bombas, fermentadores, tic, resfriador, refratometro, densimetro, barril, cilindro, entre outras, então sem dúvida nenhuma vc compre oque serve pra qualquer tipo de equipamento e comece com panela básica e depois de um tempo vc vai sentir pra que lado vcs querem ir
 
uia! o povo é rápido aqui hein! antes de eu comentar as respostas, deixa eu tentar explicar algumas coisas.
Primeiro, acho que o fato de eu falar que temos 15 mil de recurso (3 pessoas com 5 mil cada) nao fez muito bem para o povo! tem gente q parece até revoltada! kkkkkk
vejam bem meus caros, cada colega esta disposto a gastar ATÉ 5 mil, nao quer dizer que VAMOS GASTAR obrigatoriamente os 15. muito pelo contrário, como eu disse quando criei o tópico (and i quote "ter certeza que nao vamos gastar grana com coisas inuteis"), a intenção de vir até aqui procurar por ajuda é exatamente nao gastar dinheiro com bobagens. ok?
Segundo, tenho a leve impressão (apenas a leve!)que vcs nao gostam muito dessas ditas panelas automáticas! ja é um bom sinal, afinal das contas eu estou aqui para coletar opinioes, e a totalidade de vocês esta dizendo "nao seja uma besta, vc esta jogando dinheiro fora", alguns de maneira mais sutil e outros um pouco menos. mas pelo menos estao me ajudando. ja estou vendo mais coisas sobre os dois sistemas acima citados, o HERMS e o RIMS e realmente acho q pode ser possível fazer a mesma coisa que esses single vessels atraves de um outro esquema. Se eu montar tudo isso com 1000 reais, (segundo o hampel é possível!), prometo que mando uma cerveja pra cada um! depois q elas ficarem tomáveis! é claro! agora vamos por partes novamente!

jalexandre: eu ja li aqui no forum mesmo o pessoal falar q esse TIC tem um problema, ele só desliga a resistencia qdo a temperatura do termostato acusa que chegou aonde vc quer, mas depois disso a resistencia continua quente, e por indução a temperatura ainda sobe mais um pouco. sera q é verdade?
quando eu escrevi o termo laboratorial, eu tinha certeza q iria escutar esse tipo de coisa uahauhauahuah pode ficar tranquilo q eu nao me ofendo com tao pouco! e devemos concordar que comprar algo para inicar um hobby novo realmente é algo muito legal! vai dizer que vc tb nao ficou assim qdo começou!?
sobre as bombonas vou olhar mais. pq o fermentador conico deve ser meio ruim de guardar mesmo. se a eficiencia dele nao for TAAAAAO diferente assim, as vezes vale comprar uma bombona antes para testar.
e essa sua impressao que estamos "over-racionalizando" esta certa mesmo! tanto pela falta de experiencia como pela ansia de comprar os equipamentos para começar logo! na realidade nos queriamos fazer uma compra acertada, para nao dar merd* depois. mas pelos comentarios gerais, montar o equipamento realmente deve ser algo bem simples.
e sobre o serralheiro,para ele instalar uma conexão na panela, ele deve tomar algum cuidado especial? ou so cortar soldar/encaixar e boa?
essa caixa de comando open ardbir seria tipo um TIC?
Nos estamos vendo para fazer um curso em campinas no lamas, é o local mais proximo aqui para nos!
e alexandre, sobre as minhas perguntas la de cima? "desculpe a ignorancia, mas oq é um fermentador rotomoldado?
as bombonas alimenticias nao acabam desperdiçando muita cerveja?"
E com a valoroza e complacente ajuda de vcs, acho q vamos evitar gastar mundos e fundos para começar!

Raisoshi: cara, esse PID seria um concorrente do TIC? ou algo do tipo?
TIC, PID, caixa de comando open ardbir... e aí?

sobre as duas geladeiras, foi oq o karkassa falou la em cima, e eu ja respondi. nao tinha pensado nessa hipotese, mas ele ja me alertou antes de vc. e faz todo o sentido! mas vc concorda q comprar dois de 25 seria um pouco melhor que um de 50?

hampel: bom... acho q um comentario como o seu nao tem muito oq eu comentar! faltou um pouco de profundidade me entende? mas para nao dizer que vc foi deixado de escanteio! eu entendi! 15 mil reais é muito dinheiro!

Andreguetti: o unico cara q respondeu alguma das minhas outras dúvidas! kkkkk cara, vlw mesmo pela indicação do arrolhador! vou ver esse chiller de contra fluxo q vc falou! tks!!!!

ZRoberto: roberto, essa esta se tornando a ideia, com a evolução desse topico! pq essas compras parecem ser certas! mas qdo formos fazer o curso, acho q vamos ter uma ideia melhor principalmente da questao de espaço!

e sobre o moedor de 3 rolos? alguem? sobre os instrumentos gerais, algum de vcs tem alguma marca q nao recomenda comprar? q sabem q é furada?

vlw gente!
 
Sim, comprar brinquedos é legal, mas se arrepender de comprar errado, não é.
Por isso estou estudando com cuidado pra montar minha panela de 30 litros, sem pressa, e recomendo que faça o mesmo, não por ser melhor ou mais barato, mas para não entrar em roubada mesmo.

Eu pagaria por um bom produto, mesmo que ele custasse 10 mil. Infelizmente, não acho que nenhuma panela dessas vale o que pedem, então prefiro fazer eu mesmo e evitar dor de cabeça com suporte, pós venda, e principalmente, erros de projeto. Já ouvi histórias de bomba vazando até resistência queimando 3 vezes consecutivas.

Sobre a 'revolta do pessoal', é assim mesmo. Eu procuro ficar com a opção, 'seu dinheiro, suas regras, faça o que lhe convém'. É mais saudável.

Agora, tentando responder suas perguntas:

1. Fermentador conico de plástico podem ser soldados ou rotomoldados. Os rotomoldados são lisos, e os soldados tem protuberâncias e saliências na solda que são dificies de sanitizar. Ou seja, a contaminação se torna uma mera questão de tempo.

2. Sobre disperdicio de cerveja, não faz sentido. 30 litros de cerveja são 30 litros, não interessa se é em fermentator cônico, balde alimentício, bombona, postmix ou, de preferência, num churrasco aqui em casa. O tamanho, material (desde que seja atóxico) ou forma não afeta a cerveja. Bombonas são práticas e cabem em geladeiras. Baldes também. E são baratos. Fermentador conico vale a pena se vocês forem reaproveitar a lama com muita frequência, porém, há métodos melhores para economizar fermento.

3. Open ardbir é um software completo para automação de panelas cervejeiras. Uma vez que você faz o input dos dados, é só colocar o malte e deixar ela trabalhar. Funciona bem para Herms e single vessels.

Sobre a panela, é só furar e instalar as valvulas e resistências. Tem milhões de configurações diferentes. O mais básico é tirar o mosto por baixo e devolver por cima usando a bomba de recirculação. Funciona bem.

Inox é legal porque dá pra fazer limpeza química, mas se não tiverem preguiça de lavar panela, podem fazer tudo em alumínio, que é infinitamente mais barato e também não afeta a qualidade do produto final.

Moedor, se tiver grana pra um 3 rolos, ok. Se não, dois rolos. Eu uso um de discos. Não é o melhor moedor do mundo, mas funciona.

Acho que é isso.
 
1. Não compra fermentador cônico. Ainda não tive problemas com o meu (e espero não ter) mas se eu pode-se voltar atrás teria comprado aquelas bombonas azuis, que além de menores são MUITO mais baratas.

2. Não compra tudo no mesmo lugar (ou a maior parte das coisas) procura os melhores preços e qualidade.

3. Compra um equipamento pequeno/médio, é mais divertido e se aprende mais fazendo cerveja em menor quantidade e com maior frequência (além de gastar menos com insumos e se fizer algo diferente não perder um monte de coisa kk)
 
Ola cervejeiro, bem vindo.

Quando eu começei fazer cerveja me embrestei dois calderões de 30 litros e minha esposa costurou com um saco de açucar dois filtros para colocar eles em cima de dois baldes da margarina. Não era otimo, claro. Mas com este equipamento aprendeu bastante, vi o que faltou e eu começei com DYS melhorar minha situação.

Isso e o caminho que eu te quero indicar.

Por mais informações pode baixar um aplicativo de graça tambem em portugues.

https://play.google.com/store/apps/...sia&pcampaignid=APPU_1_XVsOVpejLYqKwgS857egAg

Abraço
 
PID é só um sistema que faz com que a temperatura fique bem constante, ao invés de desligar em uma temperatura e ligar em outra, o sistema "aprende" como esta funcionando a perda de calor no equipamento e pulsa a resistência pra manter a temperatura constante. Isso evitaria problema com inércia térmica e tal.

No caso de uma leva de 50l da mesma cerveja, acho um fermentador maior mais vantajoso.
 
com certeza e possível montar a single vessel com 1000 reais, pois montei a a minha a dois meses com a metade disso!

o tic17 rgti custa em torno de 100 reais no mercado livre, a resistencia nao passa de 150 reais, e panela ai a escolha e bem pessoal!


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686846367-controlador-digital-tic17rgti-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/...ia-eletrica-p-panela-de-cerveja-artesanal-_JM

mesmo pagando pra alguem fazer a eletrica e furar a panela fica menos de 1000 reais! mas sinceramente e so ter vontade, e muito facil!
 
Ae pessoal! vlw pela dicas! vou tentar separar algumas coisas aqui:

Cassio: eu sei q essas panelas nao fazem milagres, a ideia de comprar uma é exatamente manter um controle melhor das temperaturas.nao quero ter q ficar acendendo e apagando o fogo a toda hora. preocupado com o termometro a toda hora. acredito q a panela acabaria com esse problema. alem da questao de espaço, pois um single vessel tb economiza espaço. como vc controla a temperatura?

Vou te dar uma opinião bem pessoal: não te preocupa tanto com o controle da temperatura. Não precisa ficar apagando e acendendo o fogo toda a hora, simplesmente chega na temperatura que tu quer com o mosto, tampa a panela e deixa assim até acabar a mosturação.
Eu até tenho um sistema de resistência para controlar a temperatura de mosturação (gastei uns R$ 500,00 para fazer) mas, sinceramente, me arrependi um pouco de ter comprado. Hoje só uso esse sistema para o Mash Out.
Dá uma lida sobre "Strike Water Temperature". Se tu quiseres aprimorar um pouco o sistema, faz uma "capa" de EVA ou outro material isolante térmico na tua panela de mosturação. Podes dar uma lida nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406195
Para tu ter uma ideia, usando este método, em 1 hora e meia de mosturação eu perco, em média, apenas 0,7ºC de temperatura.
Cada pessoa aqui faz cerveja de um jeito, não existe um método perfeito. Com o tempo tu vai aprendendo e mudando/adequando o teu equipamento, por isso que praticamente todo mundo diz para tu começar com uma coisa mais simples e ir estudando. O que o jalexandre falou diz tudo! Hehe
Abraço!
 
Eu tenho uma mybeer 80 e não me arrependo! pra mim a melhor panela nacional! o acabamento é impecável! e ela faz, o que se propõe fazer.
Porém acreditei nos caras quando cobravam 16,5 mil na panela completa, com todos acessórios até então!
hj ela vale 30mil!!!!! Por esse valor, eu não pagaria!


Mas começar com uma automatica... NUNCA!!! passei um bom tempo na panela, fundo falso e fogão de alta pressão. comece assim e realmente aprenda a fazer cerveja!


Comece com balde de 30, poço pra controlar a temp. e depois veja se vale a pena ir adiante.
moedor de 2 rolos está ótimo! é perfeito pra gente.

depois faz o que vc quiser com seu dinheiro! compre sua panela automatica, compre seu fundo conico... e seja feliz!
 
Back
Top