Adição de frutas na cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xiris

Member
Joined
Mar 11, 2016
Messages
8
Reaction score
0
Olá, pessoal!
Pretendo fazer a adição de frutas em minha nova leva de cerveja, na etapa de maturação. Porém, existe aquele velho problema de que o açúcar da fruta somado ao do priming pode acabar gerando uma carbonatação excessiva.

Já li em alguns lugares sobre usar o refratômetro para identificar o açúcar presente na fruta e, assim, poder calcular melhor a quantidade restante de açúcar a ser utilizada no priming, porém não consegui entender bem como fazer esse cálculo com o refratômetro.

Alguém consegue me ajudar explicando melhor, por favor?
 
Olá.

É muito complicado fazer esse calculo pois, você além de saber a quantidade de açúcar que tem na fruta você precisa saber também se é fermentável ou não e a quantidade que é fermentável, ou seja, a chance erra o priming é de quase 100% (Eu já errei..kkk).

Caso queira adicionar fruta a dica que posso dar, pois faço dessa forma. Quando sua fermentação estiver quase no final adicione a fruta e mantenha em temperatura de fermentação e deixe mais alguns dias para que o açúcar fermentável da fruta também seja fermentado. Daí pode seguir seu processo de maturação e priming normalmente.

Pode adicionar no final de fervura tb, mas perde muito aroma eu acho.

Abs.
 
Olá.

É muito complicado fazer esse calculo pois, você além de saber a quantidade de açúcar que tem na fruta você precisa saber também se é fermentável ou não e a quantidade que é fermentável, ou seja, a chance erra o priming é de quase 100% (Eu já errei..kkk).

Caso queira adicionar fruta a dica que posso dar, pois faço dessa forma. Quando sua fermentação estiver quase no final adicione a fruta e mantenha em temperatura de fermentação e deixe mais alguns dias para que o açúcar fermentável da fruta também seja fermentado. Daí pode seguir seu processo de maturação e priming normalmente.

Pode adicionar no final de fervura tb, mas perde muito aroma eu acho.

Abs.
Também tenho dúvidas na etapa onde se adiciona as frutas no final da fermentação; devemos agitar o galão fermentador após adição das frutas/polpa?
 
Back
Top