Açúcar invertido ou açúcar normal para aumentar ABV tem diferença?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Fala pessoal, boa noite;

Estou planejando a receita de uma IPA no Beersmith onde quero adicionar 300g de açúcar para aumentar um pouco o ABV. Só que aí pintou uma dúvida... Qual a diferença se eu adicionar açúcar diretamente ou se preparar a solução invertida com água e limão? Alguma diferença no resultado final da cerveja?


Abs,
Rodrigo

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Pesquisando mais afundo, alguém tem algo a acrescentar ou compartilhar sobre o texto abaixo?

Tipos de Açúcar:

Açúcar Invertido

É a sacarose (açúcar comum) que sofreu hidrólise em meio ácido (catalisado pela presença de calor), gerando dextrose e frutose. É assim chamado por fazer um feixe de luz polarizada se deslocar para a esquerda. Esses açúcares são de mais fácil digestão para o fermento. O sabor acrescentado por este tipo de açúcar é praticamente nenhum, pois não é caramelizado, mas deixa a cerveja com corpo mais leve e aumenta sua drinkability.

Açúcar de Cana

Dissacarídeo composto de glicose mais frutose, mas precisa ser quebrado pelo fermento para poder ser usado nas suas formas mais simples (glicose e frutose), além de inverter a sacarose caso ainda não tenha ocorrido, o que pode levar a um tempo de fermentação prolongado por alguns poucos dias. Um problema relatado do seu uso seria um padrão de “cidra”, mas que se perde com algumas semanas após o engarrafamento. Usado para diminuir o corpo da cerveja e diminuir a coloração, além de adicionar pouca complexidade final à cerveja.

http://dreiadler.com.br/inside/?p=173

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Nada a acrescentar, das leituras que fiz é bem por aí mesmo. Usar açúcar direto só vai dar mais trabalho para as leveduras e ainda tem essa possível "cidra" que eu não iria querer nas minhas levas
 
Dissacarídeo composto de glicose mais frutose, mas precisa ser quebrado pelo fermento para poder ser usado nas suas formas mais simples (glicose e frutose), além de inverter a sacarose caso ainda não tenha ocorrido, o que pode levar a um tempo de fermentação prolongado por alguns poucos dias. Um problema relatado do seu uso seria um padrão de “cidra”, mas que se perde com algumas semanas após o engarrafamento. Usado para diminuir o corpo da cerveja e diminuir a coloração, além de adicionar pouca complexidade final à cerveja.

http://dreiadler.com.br/inside/?p=173


Eu uso açucar refinado direto pra subir a ABV das minhas belgas nunca vi esse gosto de cidra.

Nunca usei o tal açucar invertido, e nem pretendo, pois não acho que ele vá contribuir com alguma coisa, pra ser sincero.

Se quiser adicionar alguma complexidade, procure por algo com mais personalidade, como candi sugar caseiro ou açucar mascavo adicionados durante a fervura.

Abraço.

Abraços,
 
O que significa açúcar invertido de forma básica é a modificação do seu plano da luz polarizada (isso é medido com um aparelho polarímetro óptico que permite identificar se uma substância possui poder rotatório e se é dextrógira ou levógira).

O raio de luz polarizada que incide sobre o açúcar comum gira para a direita, ou seja, a sacarose é originalmente uma molécula dextrógira (D,+). Mas após o procedimento descrito, a luz incidente passa a ser desviada para a esquerda, portanto o açúcar invertido é levógiro (L,-).

O açúcar comum é a sacarose, e se misturada com água, ocorre uma reação química chamada hidrólise, que separa as moléculas de glicose e a frutose que estão juntas no açúcar. “Esse açúcar decomposto é chamado açúcar invertido”.

Ele é usado para evitar que o açúcar cristalize e dê ao produto final uma consistência arenosa.

como você mesmo já postou mais a cima.

Eu sempre usei açúcar refinado em água fervida para fazer o priming.

Na fervura do mosto sempre coloquei açúcar refinado seco direto na fervura, nos últimos 15~10 minutos de fervura. Pois com o mosto fervendo as coisas vão acontecer.
 
Nada a acrescentar, das leituras que fiz é bem por aí mesmo. Usar açúcar direto só vai dar mais trabalho para as leveduras e ainda tem essa possível "cidra" que eu não iria querer nas minhas levas

Lembrando que o açúcar comum de cana é bem mais fácil de ser consumido que os açúcares mais complexos do mosto.

Então somente fazendo um adendo, vai ter mais trabalho? Sim, pois terá mais açúcar para consumir, mas se fosse a mesma OG com mosto a levedura teria bem mais trabalho.

[ ]´s
 
Fala pessoal, boa noite;

Estou planejando a receita de uma IPA no Beersmith onde quero adicionar 300g de açúcar para aumentar um pouco o ABV. Só que aí pintou uma dúvida... Qual a diferença se eu adicionar açúcar diretamente ou se preparar a solução invertida com água e limão? Alguma diferença no resultado final da cerveja?


Abs,
Rodrigo

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Se você quer aumentar o ABV somente um pouco, pode fazer esse tipo de ajuste deixando o mosto mais fermentável.

Como? Baixado a temperatura de mostura.

Se você mostura a 67 graus por exemplo, baixando para 65 terá um mosto mais fermentável.

Eu particularmente evito adicionar açúcar na cerveja, pois o sabor fica bem alterado e vai acabar puxando mais para um estilo Belga. Mas isso é somente minha opinião. Se você curtir o sabor, manda bala.
 
Back
Top