2 modelos para Sparge (Lavagem de Grãos)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

beermakers

Member
Joined
Jan 14, 2017
Messages
9
Reaction score
18
Fla galera, novo vídeo no canal e desta vez mostramos como fazer 2 modelos para Sparge (Lavagem de Grãos) para agilizar a sua brassagem:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=2bCDJ3J_aco[/ame]


Se gostarem se inscrevam no canal e sempre acompanhem a gente.

Abços
 
Parabéns pela iniciativa, esses vídeos sempre ajudam quem está iniciando no hobby.
Chuveirinho nesse estilo é algo não recomendado:

- Gera grande aeração do mosto quente, algo que se deve evitar (hot side aeration)
- Gera perda de temperatura por causa do gotejamento (maior área de contato com o ar)
- Não gera maior homogeneização já que na imensa maioria dos casos há uma camada de líquido puro acima da cama de grãos com alguns cm, o que forma uma câmara de equalização.
- Mais uma tralha pra limpar por dentro.

Em resumo, parece muito legal e tal, e quando eu comecei a fazer cerveja eu achava o máximo, mas só prejudica... em todos os sentidos.

Abraço,
 
A pergunta pode parecer óbvia mas neste caso a técnica mais recomendada seria a da válvula lateral? Seria recomendado fazer a recirculação e o sparge pela mesma válvula lateral?
 
Hoje eu coloco a mangueira de silicone dentro da panela fazendo a volta pela parede da panela, mantendo alguns centímetros de líquido sobre a cama, e estrangulo a bomba para uma vazão menor.
Sem pingo, sem muita espuma/aeração. O único cuidado é de fechar o registro da saída da bomba antes de desliga-la para que não sugue grãos de volta.
 
A pergunta pode parecer óbvia mas neste caso a técnica mais recomendada seria a da válvula lateral? Seria recomendado fazer a recirculação e o sparge pela mesma válvula lateral?

Pra mim uma técnica muito fácil e com muitas vantagens conforme esse vídeo do Guenther que peguei em outro tópico:

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY"]https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY[/ame]

Aqui o link do tópico que mencionei: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5113795
 
(sei que o Guenther não aprova "carona no tópico", mas não sei se é uma dúvida digna de abrir outro tópico, lá vai:)

Aproveitando a discussão de aeração do mosto quente, eis meu caso:

quando estou fazendo sparge, eu coloco o panelão de 68L com a mangueira encostando no fundo pra justamente evitar a aeração. Mas, como tenho que carregar ela sozinho pro fogareiro, eu só encho com uns 20 a 30L - depois coloco outra panela menorzinha e vou lavando e despejando de 10 em 10L na panela grande já no fogareiro

estou então "aerando o mosto quente"?
 
(sei que o Guenther não aprova "carona no tópico", mas não sei se é uma dúvida digna de abrir outro tópico, lá vai:)

Aproveitando a discussão de aeração do mosto quente, eis meu caso:

quando estou fazendo sparge, eu coloco o panelão de 68L com a mangueira encostando no fundo pra justamente evitar a aeração. Mas, como tenho que carregar ela sozinho pro fogareiro, eu só encho com uns 20 a 30L - depois coloco outra panela menorzinha e vou lavando e despejando de 10 em 10L na panela grande já no fogareiro

estou então "aerando o mosto quente"?

Se estiver despejando de uma pra outra, gerando muita agitação sim...

Eu tenho duas panelas no mesmo nível. A de mostura e a de fervura...Com a bomba faço a recirculação na primeira e quando termina a filtração, vou transferindo para a panela de fervura usando a mesma bomba, com a mangueira encostada no fundo e vou lavando a primeira...não preciso carregar peso algum...
 
(sei que o Guenther não aprova "carona no tópico", mas não sei se é uma dúvida digna de abrir outro tópico, lá vai:)

Aproveitando a discussão de aeração do mosto quente, eis meu caso:

quando estou fazendo sparge, eu coloco o panelão de 68L com a mangueira encostando no fundo pra justamente evitar a aeração. Mas, como tenho que carregar ela sozinho pro fogareiro, eu só encho com uns 20 a 30L - depois coloco outra panela menorzinha e vou lavando e despejando de 10 em 10L na panela grande já no fogareiro

estou então "aerando o mosto quente"?
Resumindo, o que entendi, é que o panelão está em cima do fogareiro, e vc vai lavando e acumulando mosto em uma panela menor, como se fosse uma jarra gigante, e colocando dentro do padrão.

Não, nada demais.

O que se deve evitar é atividade constante de Splash, que gera espuma, gotejamento, tal qual os chuveirinhos, isso durante a recicrculação pelo menos. Sparge já não é tanto pq logo em seguida só fica água na parte de cima da cama de grãos.

Abraço,
 
eu optei pelo tradicional de inox igual do lamas ficou muito bom
Se a chapinha ficar submersa no mosto, tá ótimo. Se deixar acima do mosto, fazendo chuveiro, incorre na mesma "má prática" de aeração.

Má prática = algo que, se possível, devemos evitar.... o que é diferente de um problema.
 
Se a chapinha ficar submersa no mosto, tá ótimo. Se deixar acima do mosto, fazendo chuveiro, incorre na mesma "má prática" de aeração.

Má prática = algo que, se possível, devemos evitar.... o que é diferente de um problema.

sim calculei a altura com a quantidade de agua com mosto usado na panela que fica rente a cama de graos não tem queda forma uma caida curta
 
Panelas que vem com esse chuveiro é um problema?
caldeirao_cervejeiro_aluminio_com_registro_fundo_falso_e_chuveiro_dispersor_50_3_20150807102056.jpg
 
Back
Top