1ª Receita American IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gaanunes

New Member
Joined
Feb 13, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Boa noite!

Depois de estudar um pouco nesse último mês, decidi partir para minha segunda brassagem! Decidi montar uma receita de American IPA e gostaria de pedir a opinião de vocês!


Recipe: American IPA
Brewer: Gabriel Nunes de Oliveira
Asst Brewer:
Style: American IPA
TYPE: 100% Grão
Taste: (30,0)

Recipe Specifications
--------------------------
Boil Size: 14,71 l
Post Boil Volume: 12,50 l
Batch Size (fermenter): 12,00 l
Bottling Volume: 10,00 l
Estimated OG: 1,067 SG
Estimated Color: 14,9 EBC
Estimated IBU: 63,2 IBUs
Brewhouse Efficiency: 72,00 %
Est Mash Efficiency: 72,0 %
Boil Time: 70 Minutes

Ingredients:
------------
Qtd Nome Tipo # %/IBU
1,75 kg BEST Pale Ale (BESTMALZ) (6,0 EBC) 1 48,6 %

1,55 kg BEST Pilsen Malt (BESTMALZ) (3,5 EBC) Grão 2 43,1 %

0,30 kg Carared (Weyermann) (47,3 EBC) Grão 3 8,3 %

20,00 g Centennial [10,00 %] - First Wort 60,0 m Lúpulo 4 44,4 IBUs

10,00 g Columbus (Tomahawk) [14,00 %] - Fervura Lúpulo 5 14,0 IBUs

10,00 g Citra [12,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 6 4,8 IBUs

1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) Levedura 7 -
10,00 g Citra [12,00 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 8 0,0 IBUs


Mash Schedule: Single Infusion, Light Body, No Mash Out
Total Grain Weight: 3,60 kg
----------------------------
Nome Descrição Temperatura Tempo
Mash In Adicionar 11,89 l de água até 71,5 C 65,6 C 75 min

Sparge: Fly sparge com 8,92 l de água a 75,6 C
Notes:
------


Muito obrigado!
 
Ah, mais uma dúvida! Gostaria de saber se essa quantidade de lúpulo para dryhop é adequada..

Obrigado!
 
Cara, achei que vc fosse eu... kkkkk. Teu equipamento é quase idêntico ao que eu mais uso, duas panelas de 12,5L e fermentadores de 12L. Consigo levar 10L para o fermentador e envasar 9L certeiros, o que dá 18 garrafas de 500ml. Se eu forçar, consigo envasar 9,5L.

Um ponto que eu acho interessante te passar é sobre a eficiência. O beerSmith já te fornece essa eficiência de 72%, vem como padrão. Eu acho forçado. Tive que fazer 5 a 6 brassagens para ver que minha eficiência com este setup varia entre 62 a 68%, então, eu deixo fixado em 65%. Veja se estes 72% estão ou não supervalorizando teu equip.

Sobre o perfil de maltes, na minha opinião está ok. Também costumo dividir o malte base em 50% pilsen 50% pale ale nas minhas IPAs, isso por conta do custo. 8,3% de carared também vai bem, traz um dulçor bem leve e ajuda a modular a cor. Uma dica que eu aprendi aqui no fórum e sigo sempre é de colocar cerca de 5% de malte de trigo, vai trazer um frescor extremamente elegante para suas IPAs, essa manha eu aprendi com o Guenther, realmente faz uma diferença extraordinária e ao mesmo tempo bem sutil.

Quanto ao Dry Hopping, invoco mais uma vez os conhecimentos aprendidos aqui no fórum, com lupulo a 1g/L temos um incremento sutil de aroma, bem sutil. Com 2g/L já é perceptivel, mas nada impressionante. Com 3g/L já temos um aroma muito pronunciado, desses que impressiona. Com 4g/L provavelmente terá um aroma muito forte, uma explosão sensorial. A regra simples é que não é necessário (e nem econômico) ultrapassar 12g/L de lúpulos contando todas as adições, incluindo Dry Hop.

Centennial, Columbus e Citra são excelentes lúpulos, estão entre os melhores na minha opinião. Eu no seu lugar, por ser a segunda brassagem não usaria 3 lúpulos como desses juntos na mesma receita. O motivo é simples, esses três são lúpulos de muita personalidade, cada um tem uma vida própria. Se vc cheirar o Columbus/Zeus e depois cheirar o Centennial vai ver que se trata de coisas diferentes e únicas, misturar esses dois com Citra então... Eu faria Single Hop com um deles, ou no máximo, usaria Citra para amargor/sabor e escolheria outra para o restante, as adições de aroma de DH. Mas essa a minha opinião, se quiser usar os 3, pica a ficha...

Valeu, Valeu!
 

Latest posts

Back
Top