1ª Brassagem - American Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fernandojf

Member
Joined
Jan 8, 2016
Messages
18
Reaction score
2
Pessoal,

Bom dia.

Vou relatar aqui como foi minha primeira passagem, neste sábado 09/01/2016, para pegar a opinião de vocês sobre os erros que cometi (que depois de terminar percebi e anotei para uma próxima, rs) e também para aqueles que foram iniciar se atentarem para evitar de cometê-los.

1) Resolvi moer o malte no mesmo dia da brassagem, o que para mim já foi um erro, visto que perdi bastante tempo. O mesmo para a sanitização completa dos equipamentos. Havia pré lavado os itens ao comprá-los, mas acredito que deveria ter feito a sanitização completa no dia anterior e no dia da brassagem somente complementar.

2) Iniciei o processo em si por volta de 11h30 da manhã e tudo estava correndo bem. Já havia fervido a água e colocado o malte. Neste meio tempo estava revisando alguns materiais que peguei na internet, quando percebi que a medição de temperatura deveria ser feita no centro da panela e eu estava medindo na lateral. Um erro bobo, mas que pode ter me atrapalhado, visto que a receita que estava seguindo mandava deixar a brassagem a 66ºC e quando medi no meio da panela já estava chegando a 74ºC. :( De qualquer modo, fiz o mash-out no final como estava indicando na receita até 74ºC novamente.

3) Terminada a brassagem e o mash-out, fiz a recirculação do mosto e fervi mais água para a lavagem do mesmo. Aí correu tudo bem, fiz a lavagem e transferi tudo para outra panela para iniciar a fervura e lupulagem.

4) Nesta etapa, acredito que tenha feito a minha maior lambança :p . Coloquei a panela no meu fogareiro e liguei o fogo. Segundo a receita, deveria demorar em torno de 1h para iniciar a fervura, o que não aconteceu. Fiquei extremamente frustrado achando que era o meu fogareiro que não estava aguentando os 20l. Tentei aumentar ainda mais o fogo e toda vez que fazia isso o fogareiro dava um apito, como se fosse um assobio (na verdade era o gás saindo da mangueira e entrando no cano que leva aos caulins). Fiquei muito receoso com isso e fui deixando deixando deixando... Já estava dando 2h30 no fogo e nem sinal de iniciar a fervura. Por fim, resolvi arriscar e aumentar o fogo além do apito e para minha surpresa e total arrependimento, depois de certo ponto o apito parava e fogo ficou muito mais forte, fervendo a panela em questão de 1 minuto!!! Foi mais um erro muito bobo de minha parte, mas serviu de aprendizado e de alerta para sempre testar os equipamentos com antecedência.

5) Depois de iniciada a fervura segui a receita colocando dosagens de lúpulo de tempos em tempos conforme indicação e passei então para o resfriamento com o Chiller até 30ºC (demorou bem mais do que os 30min que a receita informava também) e depois transferi para o balde fermentador, tomando cuidado para não levar o Trub.

6) Coloquei o fermento, fechei bem e coloquei o termômetro do controlador de temperatura colocado na lateral do balde e "isolado" com isopor e fita isolante. Deixei fermentando a 19,5ºC setado no controlador.

Ah, coletei uma amostra antes de fermentar e o densímetro marcou 1.050. A 30ºC apliquei a correção de 0,0025, totalizando 1,0525, certo?

Enfim, cometi estes erros bastante bobos, mas que espero ter servido de aprendizado.

Ontem fui ver na geladeira e o airlock ainda não estava em movimento. Irei hoje ver novamente como está, rs...

É isso. Gostaria somente de compartilhar como foi minha experiência (e erros) e saber a opinião de vocês sobre os meus erros e como eles devem impactar o resultado final.

Não vejo a hora de tentar novamente, rs...


Abraços!!!!
 
Fala, Fernando.

Também estou começando, muito do que você quer saber eu não tenho condição de responder, mas a minha opinião é a seguinte:
1) Sanitização: eu costumo sanitizar os equipamentos durante a fervura, acho que é um momento que oferece certa tranquilidade para se fazer isso. Limpo bem uma bancada com álcool 70º e uso um borrifador para espalhar esse mesmo álcool 70º nos equipamentos que preciso sanitizar (e que já foram limpos no dia anterior): termômetro, colher e recipiente onde hidratarei o fermento, balde de fermentação, air locker, etc.
2) Mesmo tendo alcançado a temperatura de 74º sem querer, você ainda terá feito cerveja.

Você chegou a reidratar o fermento ou colocou ele seco mesmo?
Não encane com o fato de o air lock ainda não estar borbulhando. Aguarde mais alguns dias antes de concluir precipitadamente que não está fermentando.
 
Fala fernandojf! :)

Fiz a minha primeira brassagem na última semana, vou tentar de ajudar com o que aprendi/arrisquei.

1) Resolvi moer o malte no mesmo dia da brassagem, o que para mim já foi um erro, visto que perdi bastante tempo. O mesmo para a sanitização completa dos equipamentos. Havia pré lavado os itens ao comprá-los, mas acredito que deveria ter feito a sanitização completa no dia anterior e no dia da brassagem somente complementar.

Faça a moagem no dia anterior. Quanto a sanitização, eu acho que é melhor vc sanitizar quando for utilizar o equipamento.

2) Iniciei o processo em si por volta de 11h30 da manhã e tudo estava correndo bem. Já havia fervido a água e colocado o malte. Neste meio tempo estava revisando alguns materiais que peguei na internet, quando percebi que a medição de temperatura deveria ser feita no centro da panela e eu estava medindo na lateral. Um erro bobo, mas que pode ter me atrapalhado, visto que a receita que estava seguindo mandava deixar a brassagem a 66ºC e quando medi no meio da panela já estava chegando a 74ºC. :( De qualquer modo, fiz o mash-out no final como estava indicando na receita até 74ºC novamente.

Pode também pode dar uma mexida no mosto para fazer a medição se não for medir no meio da panela. Você mexeu constantemente, certo? Na minha primeira brassagem, também deixei a temperatura subir mas acho que vai ficar boa do mesmo jeito.


Ontem fui ver na geladeira e o airlock ainda não estava em movimento. Irei hoje ver novamente como está, rs...

Experimenta aguardar mais alguns dias e faça uma nova medição com o densimetro. Se estiver diminuindo a densidade, então está fermentando normal. Não se esqueça de acompanhar a densidade para verificar quando ela realmente terminou e poder iniciar a fase de maturação!

Abs.
 
diegooo

Boa tarde.

Muito obrigado pelas suas respostas!!!

Obrigado também pelas suas dicas de sanitização. Em relação ao fermento, não hidratei não, tirei do saquinho e espalhei diretamente sobre o balde fermentador, rs...

Uma coisa boba também, mas que fiquei em dúvida é como "preencher o airlock. O que veio no meu kit tem 2 risquinhos marcando nível de água, um de cada lado. Até onde devo colocar a água? Até completar o risquinhos dos 2 lados ou somente no primeiro?

Mais uma vez, muito obrigado!!!
 
jack,

Boa tarde também!!!

Obrigado pela ajuda!

Em relação a sanitização, vou fazer como o amigo diegooo mencionou, iniciar pelos itens que vou utilizar logo de cara, como por exemplo a panela e a escumadeira, e ir sanitizando a medida que a água vai fervendo etc etc...]

Quanto ao mosto, não mexi constantemente. De tempos em termos até dava uma mexida, mas na receita que resolvi seguir (que veio junto com o meu kit) não mencionava para ficar mexendo o mosto durante a brassagem. :(

Irei acompanhar com o densímetro nos próximos dias para ver se está andando então. O ruim que eu utilizei um espaço na casa do meu pai para fazer e não é todo dia que posso ir lá, rs... Devo retirar mais uma amostra de 250ml aproximadamente?

Mais uma vez, grato pela atenção!!!
 
jack,

Boa tarde também!!!

Obrigado pela ajuda!

Em relação a sanitização, vou fazer como o amigo diegooo mencionou, iniciar pelos itens que vou utilizar logo de cara, como por exemplo a panela e a escumadeira, e ir sanitizando a medida que a água vai fervendo etc etc...]

Quanto ao mosto, não mexi constantemente. De tempos em termos até dava uma mexida, mas na receita que resolvi seguir (que veio junto com o meu kit) não mencionava para ficar mexendo o mosto durante a brassagem. :(

Irei acompanhar com o densímetro nos próximos dias para ver se está andando então. O ruim que eu utilizei um espaço na casa do meu pai para fazer e não é todo dia que posso ir lá, rs... Devo retirar mais uma amostra de 250ml aproximadamente?

Mais uma vez, grato pela atenção!!!

Sobre mexer constantemente, eu citei por que era o que estava na minha receita (também era uma Ale)...acho que se vc mexer, evita que queime o que está no fundo da panela e vc homogeniza a mistura do malte + água.

A proveta você enche SEMPRE com menos do que a capacidade que ela suporta...se vc encher 250ml em uma proveta de 250ml e botar o densímetro, vai transbordar! Pode encher uns 180ml, 190ml..já é mais do que suficiente!!
 
Pessoal,

Bom dia.

Vou relatar aqui como foi minha primeira passagem, neste sábado 09/01/2016, para pegar a opinião de vocês sobre os erros que cometi (que depois de terminar percebi e anotei para uma próxima, rs) e também para aqueles que foram iniciar se atentarem para evitar de cometê-los.

1) Resolvi moer o malte no mesmo dia da brassagem, o que para mim já foi um erro, visto que perdi bastante tempo. O mesmo para a sanitização completa dos equipamentos. Havia pré lavado os itens ao comprá-los, mas acredito que deveria ter feito a sanitização completa no dia anterior e no dia da brassagem somente complementar.

2) Iniciei o processo em si por volta de 11h30 da manhã e tudo estava correndo bem. Já havia fervido a água e colocado o malte. Neste meio tempo estava revisando alguns materiais que peguei na internet, quando percebi que a medição de temperatura deveria ser feita no centro da panela e eu estava medindo na lateral. Um erro bobo, mas que pode ter me atrapalhado, visto que a receita que estava seguindo mandava deixar a brassagem a 66ºC e quando medi no meio da panela já estava chegando a 74ºC. :( De qualquer modo, fiz o mash-out no final como estava indicando na receita até 74ºC novamente.

3) Terminada a brassagem e o mash-out, fiz a recirculação do mosto e fervi mais água para a lavagem do mesmo. Aí correu tudo bem, fiz a lavagem e transferi tudo para outra panela para iniciar a fervura e lupulagem.

4) Nesta etapa, acredito que tenha feito a minha maior lambança :p . Coloquei a panela no meu fogareiro e liguei o fogo. Segundo a receita, deveria demorar em torno de 1h para iniciar a fervura, o que não aconteceu. Fiquei extremamente frustrado achando que era o meu fogareiro que não estava aguentando os 20l. Tentei aumentar ainda mais o fogo e toda vez que fazia isso o fogareiro dava um apito, como se fosse um assobio (na verdade era o gás saindo da mangueira e entrando no cano que leva aos caulins). Fiquei muito receoso com isso e fui deixando deixando deixando... Já estava dando 2h30 no fogo e nem sinal de iniciar a fervura. Por fim, resolvi arriscar e aumentar o fogo além do apito e para minha surpresa e total arrependimento, depois de certo ponto o apito parava e fogo ficou muito mais forte, fervendo a panela em questão de 1 minuto!!! Foi mais um erro muito bobo de minha parte, mas serviu de aprendizado e de alerta para sempre testar os equipamentos com antecedência.

5) Depois de iniciada a fervura segui a receita colocando dosagens de lúpulo de tempos em tempos conforme indicação e passei então para o resfriamento com o Chiller até 30ºC (demorou bem mais do que os 30min que a receita informava também) e depois transferi para o balde fermentador, tomando cuidado para não levar o Trub.

6) Coloquei o fermento, fechei bem e coloquei o termômetro do controlador de temperatura colocado na lateral do balde e "isolado" com isopor e fita isolante. Deixei fermentando a 19,5ºC setado no controlador.

Ah, coletei uma amostra antes de fermentar e o densímetro marcou 1.050. A 30ºC apliquei a correção de 0,0025, totalizando 1,0525, certo?

Enfim, cometi estes erros bastante bobos, mas que espero ter servido de aprendizado.

Ontem fui ver na geladeira e o airlock ainda não estava em movimento. Irei hoje ver novamente como está, rs...

É isso. Gostaria somente de compartilhar como foi minha experiência (e erros) e saber a opinião de vocês sobre os meus erros e como eles devem impactar o resultado final.

Não vejo a hora de tentar novamente, rs...


Abraços!!!!

Cara,

parabéns pela sua primeira brassagem, vamos lá:

1) Quando moer o malte é decisão pessoal, eu faço a moagem no dia anterior. Para sanitizar, eu não faria no dia anterior, sou paranóico mesmo, limpar não tem problema, você pode limpar seu equipamento no dia anterior, mas como já falaram em outro comentário, eu faço a sanitização durante a fervura.

2) Garantir a temperatura de mosturação é importante, talvez não tanto para a sua primeira cerveja, mas mais para frente quando você começar a fazer suas receitas, verá que para chegar na cerveja que você quer é preciso que a mosturação seja bem controlada. Vai sair cerveja igual, porém talvez não do jeito que você esperava.

4) Não tenho muito o que dizer tendo em vista que você identificou o erro e já sabe como corrigir.

5) Quando comeceu a fazer cerveja, assim que a fervura estava completa ou fazia o whirlpool e já começava o resfriamento, pois sempre ouvi que o mesmo deveria acontecer o mais rápido possível, etc etc etc. Esse mais rápido possível é relativo, tem gente que espera até 15-20 minutos para começar o resfriamento. O importante é que você não demore horas, e com o tempo você aprende alguns macetes. Eu uso dois chillers em série, um fica em um balde com gelo.

6) Hidratou o fermento? Se não, leia o tópico do Guenther no fórum de fermentação sobre isso, é de extrema importância.
 
jack,

Boa tarde também!!!

Obrigado pela ajuda!

Em relação a sanitização, vou fazer como o amigo diegooo mencionou, iniciar pelos itens que vou utilizar logo de cara, como por exemplo a panela e a escumadeira, e ir sanitizando a medida que a água vai fervendo etc etc...]

Quanto ao mosto, não mexi constantemente. De tempos em termos até dava uma mexida, mas na receita que resolvi seguir (que veio junto com o meu kit) não mencionava para ficar mexendo o mosto durante a brassagem. :(

Irei acompanhar com o densímetro nos próximos dias para ver se está andando então. O ruim que eu utilizei um espaço na casa do meu pai para fazer e não é todo dia que posso ir lá, rs... Devo retirar mais uma amostra de 250ml aproximadamente?

Mais uma vez, grato pela atenção!!!

A regra é mexer sempre que o fogão estiver ligado, para evitar a caramelização do malte. Com ele desligado, não é preciso. A propósito, tem um tópico bem legal do Guenther defendendo que você não precisa ficar controlando a temperatura durante a brassagem, basta atingir a temperatura de 65º, 66º, tampar a panela e esquecer por 1h30. Dá uma lida: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

Sobre o airlock, não seriam os níveis mínimo e máximo do líquido? Acho que não tem problema você colocar água (se for colocar, talvez seja o caso de ferver antes para sanitizá-la), mas eu coloco álcool 70º.

Abs.
 
Bom dia.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos e dicas!!!

Irei me atentar a tudo o que estão falando aqui para a próxima, que por sinal, já estou doido para fazer, principalmente em relação a hidratação do fermento e um controle melhor da temperatura na brassagem.

Hoje irei verificar a densidade novamente para ver se está havendo alguma modificação.

Em relação ao Airlock, eu devo colocar água ou alcool somente até o limite do risco vermelho ou até passar para o limite do risco azul na imagem em anexo? Me desculpem a dúvida boba, mas procurei na internet e não achei nada esclarecendo isso, rs.

Muito obrigado a todos pela dica e mais tarde passo aqui para colocar o resultado da minha medição.

Abs.
 

Attachments

  • P11443530596.jpg
    P11443530596.jpg
    20.5 KB · Views: 66
Tire o airlock do fermentador e encha até a marca vermelha. Se conseguir fazer isso sem ter o mesmo nível na marca azul tire uma foto e descobriste que Pascal estava errado (princípio dos vasos comunicantes). [emoji6]
 
Fernando, sou iniciante Tb, mas uma confusão que vejo muitos tendo. Sanitização x limpeza. Nem todo material precisa ser sanitizado, porém todos precisam ser limpos. A sanitização deverá ser feita em todo equipamento que entrará em contato com o mosto após a fervura e Tb os que entrarão em contato com as leveduras.
Exemplo
Panela - limpeza

Termômetro - limpeza para brassagem e sanitização se for usar após a mostura.

Colher cervejeira - limpeza para brassagem e se mantiver dentro do mosto quente durante a fervura nada mais a fazer. Se retirar do mosto e for usar após este resfriar, sanitiza.

Chiller de imersão - limpa e coloca na panela uns 15 a 10 min finais

Tampa panela - sanitiza quando tampar a panela para o resfriamento. Antes só limpeza para a brassagem. NÃO TAMPAR DURANTE A FERVURA.

Mangueiras, sifao para transferência do mosto - limpeza e sanitiza

Proveta - limpeza durante brassagem e fervura. Sanitiza após fervura caso deseje retornar a alíquota para o mosto ou fermentador ( não recomendo).

Densímetro - idem proveta

Garrafas - limpeza e sanitização

Sanitiza tudo que precisa durante a fervura. Eu encho o fermentador com sanitizante e deixo ali tudo que preciso.

Abs
 
Amigo,

Bom dia,

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Serão muito úteis para agilizar o meu processo e também para não ficar tão "noiado" na hora de limpar e sanitizar, rs...

Abs!!!
 
Turma,

Boa noite.

Fiz uma medição agora com o densímetro e caiu para 1.0206.

Antes de colocar o fermento estava em 1.0525. RS

E o airlock continua paradão! [emoji14]

Não resisti e dei uma provadinha, rsrs. E olha que já ta com um gostinho razoável hehehe.

Abs a todos.
 
NÃO TAMPAR DURANTE A FERVURA.

Abs


Curiosidade, nunca parei para questionar o porque de não poder tapar a panela de fervura. Fui atras do motivo.
Pelo visto é para evitar a presença de dimetil sulfito na cerveja.
 
Back
Top