Witbier com gengibre, manjericão...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robertocaruso

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2014
Messages
148
Reaction score
26
Olá,

Estou pensando em utilizar na minha próxima witbier gengibre, manjericão, coentro e raspas de limão siciliano, não sei se vou utilizar mais algum condimento, tenho uma semana para pensar.

Condimentos:
6 g - Semente de Coentro;
4 g - Gengibre ralado;
8 g - Casca de limão siciliano;
8 g - Manjericão.

Esta combinação será que fica boa ou preciso fazer algum ajuste?

A receita base.
Para 10 litros:
1,3 Kg de malte pilsen;
1,3 Kg de flocos de trigo;
Lúpulo... vou utilizar apenas para amargor, entre 10 e 15 IBU.
levedo M20.
 
Olá,

Estou pensando em utilizar na minha próxima witbier gengibre, manjericão, coentro e raspas de limão siciliano, não sei se vou utilizar mais algum condimento, tenho uma semana para pensar.

Condimentos:
6 g - Semente de Coentro;
4 g - Gengibre ralado;
8 g - Casca de limão siciliano;
8 g - Manjericão.

Esta combinação será que fica boa ou preciso fazer algum ajuste?

A receita base.
Para 10 litros:
1,3 Kg de malte pilsen;
1,3 Kg de flocos de trigo;
Lúpulo... vou utilizar apenas para amargor, entre 10 e 15 IBU.
levedo M20.

Olá Roberto,

Brassei uma wit recentemente, que está no momento na fermentação secundária.

Utilizei 10g de gengibre para 15 litros, e na prova que fiz quando medi a última densidade, não consegui perceber a presença. Estou pensando em adicionar uma certa quantidade no maturador para melhorar o aroma dele, mas ainda não achei uma fonte boa para saber a quantidade.

Em relação ao coentro, acho que está ok.

Abraços,

Fábio
 
Olá @robertocaruso chegou a fazer a cerveja.

Estou pensando em fazer uma com manjericão e quero saber qual foi sua experiência.

Abraço


Olá,

Estou pensando em utilizar na minha próxima witbier gengibre, manjericão, coentro e raspas de limão siciliano, não sei se vou utilizar mais algum condimento, tenho uma semana para pensar.

Condimentos:
6 g - Semente de Coentro;
4 g - Gengibre ralado;
8 g - Casca de limão siciliano;
8 g - Manjericão.

Esta combinação será que fica boa ou preciso fazer algum ajuste?

A receita base.
Para 10 litros:
1,3 Kg de malte pilsen;
1,3 Kg de flocos de trigo;
Lúpulo... vou utilizar apenas para amargor, entre 10 e 15 IBU.
levedo M20.
 
Olá @robertocaruso chegou a fazer a cerveja.

Estou pensando em fazer uma com manjericão e quero saber qual foi sua experiência.

Abraço


Fiz uma wit com manjericão que ficou uma de minha melhores cervejas. Não economize no manjericão :)

Eu usei folhas e flores na fervura (5 min) e no descanso do diacetil (deixei 2 dias). Não sei precisar quanto eu usei pra 15 L, mas foi muito (acho que um pacote inteiro do supermercado) e não me arrependi.
 
Last edited:
Fiz uma wit com manjericão que ficou uma de minha melhores cervejas. Não economize no manjericão :)

Eu usei folhas e flores na fervura (5 min) e no descanso do diacetil (deixei 2 dias). Não sei precisar quanto eu usei pra 15 L, mas foi muito (acho que um pacote inteiro do supermercado) e não me arrependi.

O manjericão traz aquele aroma e sabor típico dele quando usando nas pizzas ou ele pode trazer outros elementos aromáticos, quando usado na cerveja?
 
O manjericão traz aquele aroma e sabor típico dele quando usando nas pizzas ou ele pode trazer outros elementos aromáticos, quando usado na cerveja?

Ficou o sabor típico do manjericão mesmo, e muito refrescante. Mas existem várias variedades de manjericão, e os aromas variam também.
 
Olá,

Estou pensando em utilizar na minha próxima witbier gengibre, manjericão, coentro e raspas de limão siciliano, não sei se vou utilizar mais algum condimento, tenho uma semana para pensar.

Condimentos:
6 g - Semente de Coentro;
4 g - Gengibre ralado;
8 g - Casca de limão siciliano;
8 g - Manjericão.

Esta combinação será que fica boa ou preciso fazer algum ajuste?

A receita base.
Para 10 litros:
1,3 Kg de malte pilsen;
1,3 Kg de flocos de trigo;
Lúpulo... vou utilizar apenas para amargor, entre 10 e 15 IBU.
levedo M20.

Após 3 anos de negação, brassei neste mês a minha primeira witbier.
Seguindo algumas referências aqui da internet, cheguei na seguinte receita para 10 litros:
1,2 Pilsen
1,2 Trigo
0,4 Aveia
Mostura a 65º
11 IBU Nugget 60"
5 IBU Nugget 5"
20g Semente de Coentro 5"
10g Camomila desidratada 5"
30g Raspa Laranja de Umbigo 5"
20g Raspa Limão Siciliano 5"
Fermento T-58
5 dias a 22,5º
2 dias a 24º
5 dias a 5º
Postmix 2,6 Vol Co2
OG 1050
FG 1012


O resultado me agradou muito, apesar de não ser um apreciador de Witbier.
Os aromas cítricos aparecem de forma moderada, juntamente no paladar que fecha lá no final com o retrogosto de "chá de camomila".
Com a temperatura controlada a esterificação ficou na medida, T-58 entregou o que promete.
Certamente vou repetir a receita, aumentado a raspa de laranja para 40g, Coentro para 30g, removendo a raspa de limão e aumentado alguns pontos de IBU para 20-22.
 
Após 3 anos de negação, brassei neste mês a minha primeira witbier.
Seguindo algumas referências aqui da internet, cheguei na seguinte receita para 10 litros:
1,2 Pilsen
1,2 Trigo
0,4 Aveia
Mostura a 65º
11 IBU Nugget 60"
5 IBU Nugget 5"
20g Semente de Coentro 5"
10g Camomila desidratada 5"
30g Raspa Laranja de Umbigo 5"
20g Raspa Limão Siciliano 5"
Fermento T-58
5 dias a 22,5º
2 dias a 24º
5 dias a 5º
Postmix 2,6 Vol Co2
OG 1050
FG 1012


O resultado me agradou muito, apesar de não ser um apreciador de Witbier.
Os aromas cítricos aparecem de forma moderada, juntamente no paladar que fecha lá no final com o retrogosto de "chá de camomila".
Com a temperatura controlada a esterificação ficou na medida, T-58 entregou o que promete.
Certamente vou repetir a receita, aumentado a raspa de laranja para 40g, Coentro para 30g, removendo a raspa de limão e aumentado alguns pontos de IBU para 20-22.
Usa o M21 da Mangrove qq dias desses.
 
Back
Top