Whirlpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

orube

Well-Known Member
Joined
Aug 29, 2016
Messages
64
Reaction score
4
Boa noite.

Li muito a respeito do Whirlpool inclusive aqui no fórum.

Mas tenho uma dúvida.

Se eu fizer o Whirlpool após a fervura, aguardar 15 ou 20 min, transferir p fermentador com chiller de imersão nele e fazer o resfriamento no próprio, eu terei um ambiente oxigenado quando inocular as leveduras?

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Boa noite.

Li muito a respeito do Whirlpool inclusive aqui no fórum.

Mas tenho uma dúvida.

Se eu fizer o Whirlpool após a fervura, aguardar 15 ou 20 min, transferir p fermentador com chiller de imersão nele e fazer o resfriamento no próprio, eu terei um ambiente oxigenado quando inocular as leveduras?

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Boa noite.
Na verdade não, acima de 30 graus a porcentagem de oxigênio disponível no mosto é muito baixa, inclusive na água.
Outro problema é que tentando arear o mesmo em temperatura mais altas, vc vai estar fazendo o tal do hot side aeration, onde o oxigênio vai se ligar nas moleculas com um outro tipo de ligação, bem mais forte, que além de não ser consumido pelas leveduras poderá gerar off flavors como o da oxidação.
Por esse motivo, este é um tipo de pratica que deve ser evitado.
Acho que o mais indicado seria fazer o whirpool transferir com cuidado sem arear, resfriar e quando a temperatura ficar abaixo de 25 graus sim arear. Ou resfrie, faça o whirpool, transfira e depois faça a aeração.
Lembrando só que caso vc utilize fermento seco, não ha necessidade de arear.
Espero ter ajudado.
Abraços
 

Latest posts

Back
Top