Weissbier / Trigo não maltado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Pensando em brassar no fds uma weiss.

Como talvez o trigo maltado que eu tenho não dê, seria muito ruim acrescentar na receita trigo em grãos sem maltar?
Alguém já fez isso?
Teria que fazer uma parada proteica maior se usasse o trigo sem maltar?:mug:
 
david_jr,
É possível sim! Tudo depende das quantidades, do gosto do cervejeiro e também da situação hehehe. Witbiers normalmente utilizam maiores quantidades de trigo não maltado, flocos de trigo, aveia etc.
Eu mesmo já usei em wits e weiss, e também já vi utilizarem pequenas quantidades em outros estilos para melhorar colarinho, corpo, complexidade etc.

A necessidade, ou não, da parada proteica está relacionada com as quantidades do cereal não maltado utilizado na receita. As literaturas normalmente recomendam fazer a parada quando a quantidade desses cereais forem superiores a 20% (algumas um pouco mais, outras menos) do total de grãos, abaixo disso os maltes atuais tem proteínas suficientes. Mas não é uma linha de corte e a discussão pode levar em conta diversos fatores, incluindo, claro, o gosto do cervejeiro :)
Tem como você detalhar a receita, com os percentuais de cada malte e dos demais ingredientes?

Cuidado com o entupimento do equipamento, cereais não maltados tendem a virar algo tipo um tijolo e dificultar muito a recirculação do mosto. Adicionar cascas de arroz diminui essa aglutinação.

Abraço.
 
quero alcançar 30 litros no fermentador, vou fazer em BIAB, então os problemas de filtração são bem menores, afinal os grãos ficam contidos no saco, o que não proporciona entupimento.

A receita pensei em algo assim:

2,5 kg pale ale
2,5 kg trigo maltado claro
0,5 kg de trigo não maltado
1,0 kg de aveia em flocos
0,5 kg de caraamber
32 g de hallertauer hersbrucker aos 60 min
0,5 kg de mel, faltando 10 min do término da fervura

fermento byo4 sy055

0,5 kg de mel aos 10 min do final da fervura.

no mashout devo retirar o saco de grãos e acrescentar água antes da fervura, para atingir os 30 litros finais que estou querendo, por isso a densidade irá diminui um pouco mas deverá ficar dentro dos parâmetros do BJCP.

Pensei em fazer as seguintes rampas:
- 10 min a 45º
- 10 min a 50º
- 90 min a 67º
- 10 min a 78º
- 90 min de fervura

David Redmerski Júnior
 
David,
Com certeza, usando BIAB entupimento não é um problema hahaha.
Em relação as rampas e paradas acho que a experimentação é válida e você só tem a ganhar! Mas para fins de parada proteica, eu faria uns 15 minutos entre 45-55º e só.

Achei tua receita interessante, uso pilsen como base e não pale ale, o que vai deixar ela um pouco mais escura. A idéia do mel também é legal! Só colocaria um pouco de lúpulo nos últimos 5 minutos da fervura, ou quando desligasse a panela.

Os parâmetros do BJCP, que você esta tomando por base, são do 15A?

Abraço.
 
Back
Top