WeissBee!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo Lisboa Prates

Well-Known Member
Joined
Jan 2, 2014
Messages
195
Reaction score
46
Gosto muito da Ápia, da colorado, hoje tentei fazer a minha weissbier com mel. Batizei de WeissBee. Agora esta no fermentador… vamos ver no que dá…

interessante, minha OG foi bem mais alta que eu esperava. Não sei mexer nesse BEER TOOLS direito mas para alcançar a OG que alcancei ( no densimetro ) dá uma eficiência de 86% (!!!!!!!) será que isso procede?
 

Attachments

  • Insolação WeissBee.pdf
    163.5 KB · Views: 204
Opa!
Pessoal, a cerveja até que ficou boa, acontece que o mel sumiu...

Adicionei nos dez minutos finais da fervura...

Qual seria o momento ideal de adicionar o mel para manter seus aromas e sabor?
 
Opa!
Pessoal, a cerveja até que ficou boa, acontece que o mel sumiu...

Adicionei nos dez minutos finais da fervura...

Qual seria o momento ideal de adicionar o mel para manter seus aromas e sabor?

Acho que perto do final da fermentação, porque os aromas são muito sutis e tem tendencia a irem embora junto com o CO2. A questão é que não adianta adicionar 5% de mel e querer que apareça, tem que botar uma boa quantidade pra ele se fazer presente, chutaria em torno dos 15 a 20%. O problema de adicionar mel assim é que as vezes ele pode ter microorganismos...
 
Eu acho que por ai Tiago. Na receita que postei esta falando em 7,3% mas na verdade dobrei a quantidade para chegar perto de 15% :)drunk: e me esqueci disso na hora de calcular a eficiência :drunk:) acho que vc esta certo pois certa vez usei mel para primming e o sabor apareceu... Acho que o mel (os aromas) saiu pelo air lock... Da próxima vez vou diluir em um pouco de água ferver, esperar esfriar e colocar no final da maturação, como se fosse um primming, ou vou colocar no post mix e fazer primming mesmo, ai depois corrijo o CO2...
 
Eu acho que por ai Tiago. Na receita que postei esta falando em 7,3% mas na verdade dobrei a quantidade para chegar perto de 15% :)drunk: e me esqueci disso na hora de calcular a eficiência :drunk:) acho que vc esta certo pois certa vez usei mel para primming e o sabor apareceu... Acho que o mel (os aromas) saiu pelo air lock... Da próxima vez vou diluir em um pouco de água ferver, esperar esfriar e colocar no final da maturação, como se fosse um primming, ou vou colocar no post mix e fazer primming mesmo, ai depois corrijo o CO2...

Usar mel pro priming é um pouco arriscado, porque ele sempre pode ter uma composição diferente em relação ao teor de açucar, talvez fazendo uma medição sempre antes de usar...

Não sei qual é a prática mais comum que gera bons resultados, porque não costumo usar mel. Eu suspeito um pouco de adicionar na maturação porque ali o fermento já não tá mais ativo e pode voltar a fermentar ou não, e se voltar pode consumir todo o açucar ou não também, assim, há um risco de açucar residual no engarrafamento, o que pode gerar supercarbonatação. Penso que o melhor momento pra adicionar seria mais pro final da fermentação, onde ainda há atividade o suficiente pra fermentar todo o açucar... Colocar no postmix pode ser uma boa tambem!

abraço
 
Da próxima vou colocar no post-mix como se fosse um priming... Depois conto aqui como foi. A propósito, utilizei meus post-mix pela primeira vez nesse fim de semana, maravilha!!! Já estou pensando em diminuir meu estoque de garrafas vazias!!!
 
Back
Top