Weiss x wb06

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

orube

Well-Known Member
Joined
Aug 29, 2016
Messages
64
Reaction score
4
Senhores, boa noite!

Vou partir p minha primeira weiss e estou com um desses kits prontos que veio bom fermento wb06.
Já li diversos relatos aqui sobre ele. Mais prejudiciais...

Enfim, gostaria que pessoas q tenham obtido sucesso com ele descrevessem o procedimento, principalmente temperaturas fermentação, clarificação, etc. Quando fazem necessários.

Fiquei bastante interessado no método de Palmer de 17°...

Obrigado

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Senhores, boa noite!

Vou partir p minha primeira weiss e estou com um desses kits prontos que veio bom fermento wb06.
Já li diversos relatos aqui sobre ele. Mais prejudiciais...

Enfim, gostaria que pessoas q tenham obtido sucesso com ele descrevessem o procedimento, principalmente temperaturas fermentação, clarificação, etc. Quando fazem necessários.

Fiquei bastante interessado no método de Palmer de 17°...

Obrigado

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
Cara, quando uso WB eu faço justamente isso, fermento baixo, aos 17, 18, e sempre tive ótimos resultados ao contrário do que muita gente fala, inclusive usando menos fermento que o recomendado. Sinceramente, não entendo.

No entanto, entre os fermentos secos, o Bavarian Wheat (M20) da Mangroove é imbatível, e pra WIT tem agora o M21, que também se mostrou muito bom numa Wit que acabei de fazer.

Abraço,
 
Cara, quando uso WB eu faço justamente isso, fermento baixo, aos 17, 18, e sempre tive ótimos resultados ao contrário do que muita gente fala, inclusive usando menos fermento que o recomendado. Sinceramente, não entendo.

No entanto, entre os fermentos secos, o Bavarian Wheat (M20) da Mangroove é imbatível, e pra WIT tem agora o M21, que também se mostrou muito bom numa Wit que acabei de fazer.

Abraço,

Putz! Ontem comprei dois pacotes do M20 para a próxima brassagem, uma Wit.
Desconhecia o M21 :/

Quais as principais diferenças entre eles?

Obrigado!

[]'s
 
Putz! Ontem comprei dois pacotes do M20 para a próxima brassagem, uma Wit.
Desconhecia o M21 :/

Quais as principais diferenças entre eles?

Obrigado!

[]'s
Ué... M21 é especifico pra WIT... mais características belgas, floral mais acentuado, etc.

Resumindo, não interessa o que eu disser..... teste! Hehehehe... :)
 
Ué... M21 é especifico pra WIT... mais características belgas, floral mais acentuado, etc.

Resumindo, não interessa o que eu disser..... teste! Hehehehe... :)

Isso! Insumo comprado é insumo utilizado.
Vamos de M20, na próxima M21, WB-06, ...

Abraço!
 
Guenther, para bananal, tu acha melhor o WB-06 ou o M20 ?
Pra banana em si, não lembro de diferenças grandes. A principal diferença é em fenólico, e um certo azedinho que o WB-06 gera. O M20 gera uma Weiss mais limpa, com gostos mais definidos e sutis.
 
Cara, quando uso WB eu faço justamente isso, fermento baixo, aos 17, 18, e sempre tive ótimos resultados ao contrário do que muita gente fala, inclusive usando menos fermento que o recomendado. Sinceramente, não entendo.

No entanto, entre os fermentos secos, o Bavarian Wheat (M20) da Mangroove é imbatível, e pra WIT tem agora o M21, que também se mostrou muito bom numa Wit que acabei de fazer.

Abraço,
Valeu Guenther.

Ai tu mantém nessa faixa até engarrafar?
Só espera densidade estabilizar e parte p embarrilamento?

Abraço.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Cara, quando uso WB eu faço justamente isso, fermento baixo, aos 17, 18, e sempre tive ótimos resultados ao contrário do que muita gente fala, inclusive usando menos fermento que o recomendado. Sinceramente, não entendo.

No entanto, entre os fermentos secos, o Bavarian Wheat (M20) da Mangroove é imbatível, e pra WIT tem agora o M21, que também se mostrou muito bom numa Wit que acabei de fazer.

Abraço,

Compartilho da mesma experiência. Nunca tive problema com minhas levas...

Fermento no primeiro dia a 17c, depois deixo mais uns 2 dias a 18c e aí vou subindo até os 23~255c para a secundária...

Minha dica é deixar a densidade dela na casa dos 1.052, as vezes até um pouco a mais, mosturando em temperaturas mais altas entre 68 e 69c, pois esse fermento atenua bastante e pode deixar a cerveja muito seca, a não ser que busque isso...

No momento estou fermentando uma com o Mangroove...vamos ver

[ ]´s
 
Valeu Guenther.

Ai tu mantém nessa faixa até engarrafar?
Só espera densidade estabilizar e parte p embarrilamento?

Abraço.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
Cara, eu sigo um processo clássico e simples.... Fermentação Primária na temperatura que desejo (sei lá.. exemplo, 18), e do meio pro fim da primária, começo a fazer uma rampa lenta até os 25 pra ales, e 16 pra lagers (exatamente como fala o livro Yeast)... basicamente seto essa temperatura no controlador, e o fermento sobe sozinho a temperatura.. gradual. Normalmente a fermentação primária termina se subir até os 25 ou 16... ela acaba.... então deixo mais um período de fermentação secundária que eu estiver a fim.......... depois baixo a temperatura, etc.

Resumindo..... eu sou o cara que menos reinventa a roda no mundo.... faço o clássico pra praticamente todos os casos, só mudo temperaturas de início de fermentação primária de acordo com o fermento. Alguns se dão melhores começando mais baixo, outros da pra começar fermentando mais alto...... em cervejas high gravity eu prefiro começar bem baixo, etc.

Ou seja, novamente, eu faço o clássico recomendado no livro mais básico que existe sobre fermentação, o Yeast, do Jamil e do Chris... nada mirabolante.

Abraço,
 
uso o wb-06 nas minhas Weiss e tive resultados parecidos ao que o Güenther comentou. Ela ficou mais azedinha...Porém o melhor resultado que tive (na minha opinião) usando o WB-06 foi usando menos fermento que o recomendado, além de fazer uma parada protéica aos 40 graus por 10 min...Mas acho que o que mais interferiu no sabor ainda foi a qtd de fermento um pouco menor.
 
Cara, eu sigo um processo clássico e simples.... Fermentação Primária na temperatura que desejo (sei lá.. exemplo, 18), e do meio pro fim da primária, começo a fazer uma rampa lenta até os 25 pra ales, e 16 pra lagers (exatamente como fala o livro Yeast)... basicamente seto essa temperatura no controlador, e o fermento sobe sozinho a temperatura.. gradual. Normalmente a fermentação primária termina se subir até os 25 ou 16... ela acaba.... então deixo mais um período de fermentação secundária que eu estiver a fim.......... depois baixo a temperatura, etc.

Resumindo..... eu sou o cara que menos reinventa a roda no mundo.... faço o clássico pra praticamente todos os casos, só mudo temperaturas de início de fermentação primária de acordo com o fermento. Alguns se dão melhores começando mais baixo, outros da pra começar fermentando mais alto...... em cervejas high gravity eu prefiro começar bem baixo, etc.

Ou seja, novamente, eu faço o clássico recomendado no livro mais básico que existe sobre fermentação, o Yeast, do Jamil e do Chris... nada mirabolante.

Abraço,
Guenther, boa noite!

Tô fazendo conforme manual...
Sei q não é parâmetro, mas no início de tua fermentação da weiss com wb06 tem uma baixa atividade no airlock?

Abraço

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Back
Top