Veda Rosca em contato com a cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 3, 2018
Messages
7
Reaction score
0
Location
Goias
Ola.... dei uma pesquisada e não achei sobre o assunto, caso haja duplicação por favor avisar....

Instalei um "poço térmico" no meu fermentador, porém devido a vazamento passei veda rosca para sanar.
Minha duvida é:

Esse veda rosca em contato com a cerveja irá alterar a qualidade do produto? Existe problema da exposição prolongada do veda rosca com a cerveja?

Desde já grato.
 

Attachments

  • 20180803_083918.jpg
    20180803_083918.jpg
    25.4 KB · Views: 106
Ola.... dei uma pesquisada e não achei sobre o assunto, caso haja duplicação por favor avisar....

Instalei um "poço térmico" no meu fermentador, porém devido a vazamento passei veda rosca para sanar.
Minha duvida é:

Esse veda rosca em contato com a cerveja irá alterar a qualidade do produto? Existe problema da exposição prolongada do veda rosca com a cerveja?

Desde já grato.

Eu tive problema foi com a arruela dessa torneira que ta usando aí, dependendo do aperto que põe na rosca da torneira, ela vaza. Procurei outra arruela de silicone para comprar mas não achei. Lembra de dar uma testada com o balde cheio para não ter surpresas. Eu não tinha reparado e foi o maior sufoco quando começou a pingar cerveja :D.
 
Ola.... dei uma pesquisada e não achei sobre o assunto, caso haja duplicação por favor avisar....

Instalei um "poço térmico" no meu fermentador, porém devido a vazamento passei veda rosca para sanar.
Minha duvida é:

Esse veda rosca em contato com a cerveja irá alterar a qualidade do produto? Existe problema da exposição prolongada do veda rosca com a cerveja?

Desde já grato.
Porque você não instala uma arruela de inox com um anel de silicone por dentro? Isso vai precisar ser desmontado sempre para limpeza do fermentador, e a fita pode acabar sendo um foco de contaminação caso não seja sempre substituída.
 
Desde que vc sanitize tudo certinho, inclusive o veda rosca, aplicando corretamente o sanitizante e deixando o tempo necessário, sem problemas... O veda rosca em si não trará problemas, já foi falado da sua composição, o problema seria se houvesse calor intenso, altas temperaturas, o que não será o caso. Então o potencial problema que sobra é uma suposta e possível contaminação, em casos de falha na sanitização.

Eu faço dessa forma, uso veda rosca nos meus poços, mas sempre cuido para não ficar essa rebarba de fita sobrando pra fora da porca/rosca. Mesmo que coloque uma arruela de inox e um anel de silicone por dentro, ainda assim irá vazar quando o balde estiver cheio, o problema é que o líquido passa por dentro da rosca/porca, independente da saída furada do balde ter sido lacrada com anel de silicone... Eu passo o veda rosca bem arrochado e deixo o poço com veda rosca passado mergulhado por um tempo na solução de iodo, antes de montar tudo.
 
Desde que vc sanitize tudo certinho, inclusive o veda rosca, aplicando corretamente o sanitizante e deixando o tempo necessário, sem problemas... O veda rosca em si não trará problemas, já foi falado da sua composição, o problema seria se houvesse calor intenso, altas temperaturas, o que não será o caso. Então o potencial problema que sobra é uma suposta e possível contaminação, em casos de falha na sanitização.

Eu faço dessa forma, uso veda rosca nos meus poços, mas sempre cuido para não ficar essa rebarba de fita sobrando pra fora da porca/rosca. Mesmo que coloque uma arruela de inox e um anel de silicone por dentro, ainda assim irá vazar quando o balde estiver cheio, o problema é que o líquido passa por dentro da rosca/porca, independente da saída furada do balde ter sido lacrada com anel de silicone... Eu passo o veda rosca bem arrochado e deixo o poço com veda rosca passado mergulhado por um tempo na solução de iodo, antes de montar tudo.

Não sabia disso, alguém mais já teve problema de vazamento no poço devido a ausência de veda rosca?
 
@damigol, é tenso vc fazer tudo certinho e na hora que seu balde está cheio de mosto recém pronto vc ver um filete do precioso e sensível líquido escorrendo pelo poço termométrico. Aconteceu comigo na primeira vez que instalei o poço em um dos meus baldes. Resultado: tive que sanitizar outro balde às pressas e transferir o mosto para ele, entrei em contato com o fornecedor e aí veio a recomendação forte de "lacrar" a rosca com veda rosca.

Mas ainda acho importante esclarecer que eu posso estar usando meus poços de forma errada, o erro pode ser meu e não do produto... É uma possibilidade.

os meus poços são desse modelo:
https://produto.mercadolivre.com.br...mometrico-total-inox-panela-cerveja-100mm-_JM
 
@damigol, é tenso vc fazer tudo certinho e na hora que seu balde está cheio de mosto recém pronto vc ver um filete do precioso e sensível líquido escorrendo pelo poço termométrico. Aconteceu comigo na primeira vez que instalei o poço em um dos meus baldes. Resultado: tive que sanitizar outro balde às pressas e transferir o mosto para ele, entrei em contato com o fornecedor e aí veio a recomendação forte de "lacrar" a rosca com veda rosca.

Mas ainda acho importante esclarecer que eu posso estar usando meus poços de forma errada, o erro pode ser meu e não do produto... É uma possibilidade.

os meus poços são desse modelo:
https://produto.mercadolivre.com.br...mometrico-total-inox-panela-cerveja-100mm-_JM

Em razão de sua experiência, desisti de instalar os poços na lateral do balde, como todo mundo faz. Vou padronizar os meus baldes instalando os poços termometricos sempre nas tampas, obviamente mais compridos... Valeu amigo
 
Tranquilo meu amigo, estamos aqui pra isso.

Sobre os poços na tampa, só tome cuidado para adentrar o suficiente no líquido a ponto de medir a temperatura interna dele sem muita margem pra erros, não adiante vc colocar o poço termométrico na tampa e só penetrar na superfície do líquido, entende?

Já usei poços na tampa, adentrando bastante, até um pouco mais da metade do volume, não sei te dizer o motivo exato, mas não me adaptei... mesmo tendo que usar veda rosca, prefiro mais os poços de 10cm instalados na lateral dos baldes. Foi com esse tipo de poço que passei a tirar as cervejas mais bem fermentadas desde quando comecei, a uns 2 anos atrás... Mas essa é só minha opinião pessoal, baseada nos meus acertos e erros.
 
O que eu fiquei bolado na última brassagem é que fui sanitizar o veda rosca com com álcool 70 e ele perdeu a cor, ficou translúcido.
 
@damigol, é tenso vc fazer tudo certinho e na hora que seu balde está cheio de mosto recém pronto vc ver um filete do precioso e sensível líquido escorrendo pelo poço termométrico. Aconteceu comigo na primeira vez que instalei o poço em um dos meus baldes. Resultado: tive que sanitizar outro balde às pressas e transferir o mosto para ele, entrei em contato com o fornecedor e aí veio a recomendação forte de "lacrar" a rosca com veda rosca.

Mas ainda acho importante esclarecer que eu posso estar usando meus poços de forma errada, o erro pode ser meu e não do produto... É uma possibilidade.

Os meus poços são desse modelo:
https://produto.mercadolivre.com.br...mometrico-total-inox-panela-cerveja-100mm-_JM

Uso esses aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-852313724-kit-com-3-pocos-termometricos-em-inox-com-45mm-_JM
São menores e a rosca não chega ao final, não sei se é por isso que nunca tive problema de vazamento com eles. Notei que são menores mas são mais caros.

Agora, meu terror tem sido as torneiras dos baldes, as italianas vermelhinhas.. Pela terceira vez tive vazamento. Já troquei as arruelas por outras maiores, apertei demais, apertei de menos e não chequei a uma conclusão de como ajustá-las da melhor maneira. Vou passar a colocar veda rosca também.
 
Uso esses aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-852313724-kit-com-3-pocos-termometricos-em-inox-com-45mm-_JM
São menores e a rosca não chega ao final, não sei se é por isso que nunca tive problema de vazamento com eles. Notei que são menores mas são mais caros.

Agora, meu terror tem sido as torneiras dos baldes, as italianas vermelhinhas.. Pela terceira vez tive vazamento. Já troquei as arruelas por outras maiores, apertei demais, apertei de menos e não chequei a uma conclusão de como ajustá-las da melhor maneira. Vou passar a colocar veda rosca também.

Nunca tive vazamento com essas torneirinhas. Uso apenas a torneira, anel de vedação por dentro e por fora, e a arruela de plastico por dentro. Tudo que vem no conjunto pronto quando você compra ela.
Meu palpite: minhas torneiras entram bem justas no buraco do balde, será que a furação do seu balde não está deixando espaço demais?
 
Brother, só pode ser isso! Eles vieram já furados, acheio de rebarbas... por isso que vou meter veda-rosca agora. Tinha que ter um esquema de arruela igual dos sterilocks para as torneiras...srrsrsrsrsrsrsr
 
Eu uso veda-rosca também, em um dos meus fermentadores.

Teve uma vez que, depois de o balde estar cheio e o fermento inoculado, percebi que estava vazando. Perdi cerveja e fez sujeira, foi um saco. Desde então, uso sempre e nunca tive problema. Obviamente sigo as boas práticas de sanitização.
 
Eu uso veda-rosca também, em um dos meus fermentadores.

Teve uma vez que, depois de o balde estar cheio e o fermento inoculado, percebi que estava vazando. Perdi cerveja e fez sujeira, foi um saco. Desde então, uso sempre e nunca tive problema. Obviamente sigo as boas práticas de sanitização.
Mas pq vc perdeu a cerva? Comigo aconteceu isso com uma weiss, já no segundo dia de fermentação, troquei de balde e deu tudo certo!
 
Uso esses aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-852313724-kit-com-3-pocos-termometricos-em-inox-com-45mm-_JM
São menores e a rosca não chega ao final, não sei se é por isso que nunca tive problema de vazamento com eles. Notei que são menores mas são mais caros.

Agora, meu terror tem sido as torneiras dos baldes, as italianas vermelhinhas.. Pela terceira vez tive vazamento. Já troquei as arruelas por outras maiores, apertei demais, apertei de menos e não chequei a uma conclusão de como ajustá-las da melhor maneira. Vou passar a colocar veda rosca também.

Os meus poços também são como esse seu, ou seja, a rosca não vai até o fim do poço, ficam limitadas ao começo, cerca de 2cm (ou quase isso). Para sanitizar o poço já com veda rosca aplicado eu faço uma solução com iodo (1ml/L) em uma vasilha e deixo o conjunto mergulhado ali por um longo tempo (durante a brassagem). Já faz mais de 1 ano que não uso alcool 70, tenho muito sucesso com iodo e peracético, dependendo da aplicação uso um ou outro. Normalmente nos baldes eu aplico iodo e depois "lavo com peracético", é exagerado, mas resolve bem sem trazer custos econômicos significativos.

Sobre suas torneiras, a unica vez que tive problema de vazamento com uma torneira italiana foi quando às pressas eu furei o balde e errei a mão com a furadeira acabando por formar uma rebarba na borda do furo. Coloquei a torneira, apertei, mas mesmo assim um filete de água (essa vez eu testei antes de jogar o mosto) escorreu, a causa como disse, foi a rebarba que arranquei na borda do furo. Inclusivo o @damigol falou dessa possível causa.

Abraço!
 
Nos meus baldes, usando boas arruelas de silicone (geralmente adquiridas em separado) nunca tive vazamentos pelas torneiras. Uso veda rosca nas panelas, fase quente. Mas o furo correto/perfeiro faz toda diferença.
 
Last edited:
Nos meus baldes, usando boas arruelas de silicone (geralmente adquiridas em separado) nunca tive vazamentos pelas torneiras. Uso veda rosca nas panelas, fase quente. Mas o furo correto/perfeiro faz toda diferença.

Qual a melhor forma de furar os baldes para instalar o poço termométrico?
 
Qual a melhor forma de furar os baldes para instalar o poço termométrico?
Damigol, eu geralmente compro balde furado mas em casa já usei serra-copo ou broca escalonada com resultado positivo.
 
Cara,
Qual a melhor forma de furar os baldes para instalar o poço termométrico?
Verifica qual é a broca, e quantos mm deve ser o orifício. Para o meus usei a de 12mm, broca maciça, acabamento ficou perfeito. Como a broca é grande e tende a "sambar" no plástico se vc furar direto, aconselho inicialmente fazer um furo guia com uma broca bem menor, fininha. Também acho uma boa testar antes em um outro balde velho qualquer ou numa garrafa de desinfetante vazia.
 
Cara,

Verifica qual é a broca, e quantos mm deve ser o orifício. Para o meus usei a de 12mm, broca maciça, acabamento ficou perfeito. Como a broca é grande e tende a "sambar" no plástico se vc furar direto, aconselho inicialmente fazer um furo guia com uma broca bem menor, fininha. Também acho uma boa testar antes em um outro balde velho qualquer ou numa garrafa de desinfetante vazia.
Muito em lembrado. O primeiro furo guia com uma broca bem fina é o primeiro passo. E marcar bem com um prego antes, quase furar, também ajuda.
 
Back
Top