1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Vamos desenvolver um projeto BIAB com elemento filtrante tipo cesto em inox?

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por alexandrelopes, 2/10/14.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 2/11/14 #41

deko

deko

deko

Well-Known Member

Afiliado:
    27/9/13
    Curtidas Recebidas:
    40
    existe um tipo de punção para fazer furos que não deixa rebarbas, eu fiz os furos no meu fundo falso de inox com ele, não fica rebarba alguma, só ir em algum lugar que trabalha com inox que eles devem ter, tá ficando legal o projeto:)

valtert curtiu isso.
  2. 2/11/14 #42

valtert

valtert

valtert

Well-Known Member

Afiliado:
    19/6/14
    Curtidas Recebidas:
    131
    Pena que fiquei sabendo tarde demais... desisti de marcar os furos pra broca não escorregar e os furos começaram a ficar todos desalinhados haha :(

3. 4/11/14 #43

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    12
    Notei que esse mini filtro bazooka possui peças plasticas. Ele aguenta temperatura de fervura à mais de 100ºC?

4. 6/11/14 #44

rosalomao

rosalomao

rosalomao

Member

Afiliado:
    29/9/14
    Curtidas Recebidas:
    0
    Também achei que ficou muito bom!!

Mas não entendi a necessidade da bazuca, afinal, o cesto tem que filtrar para o malte não queimar na resistência.

Estou montando um projeto bem parecido, espero que dê certo assim como o seu.

5. 10/11/14 #45

marcuslutz

marcuslutz

marcuslutz

Member

Afiliado:
    21/7/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    wagnerlibardi curtiu isso.
  6. 26/11/14 #46

Rodrigo_CR

Rodrigo_CR

Rodrigo_CR

Active Member

Afiliado:
    26/11/14
    Curtidas Recebidas:
    2
    Alexandre, estou querendo algo semelhante ao que você fez, fiquei em dúvida se você tentou a 38 com a 36 antes, ou só a 34 que coube. Nas fotos que vejo dessas panelas sempre estão uma dentro da outra, na ordem. A que eu queria na verdade é a 26 e a 28 (para levas de 10 litros), e na descrição a diferença de uma para outra é de 2cm de diâmetro. Não seria suficiente?

7. 27/11/14 #47

valtert

valtert

valtert

Well-Known Member

Afiliado:
    19/6/14
    Curtidas Recebidas:
    131
    Eu estou com uma 34 e uma 32 e sim, cabe. Só que o rebite do cabo da panela interna raspa na externa. Então acho que vai depender de panela pra panela, como o cabo é preso etc...

wagnerlibardi curtiu isso.
  8. 28/6/16 #48

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Olá, pessoal.

Espero que esteja tudo tranquilo com vocês, andei sumido do fórum porque neste mesmo período das postagens estava construindo minha casa, paralelo a construção, entrei na onda de tentar fazer a funilaria de um carro antigo por conta própria, e lá se vai longos meses....

De 2014 pra cá, tomei muita cerveja, mas fazer a minha que é bom, neca de pitibiriba. rsss

Domingo passado terminei minha panela, já realizei dois testes (domingo/segunda) para ter certeza que nada dará errado na brassagem.

Os dados técnicos da panela é o seguinte:

* Panela 36 litros
    * Resistência 220v 2500w
    * Controlador tic 17
    * Fiação 2,5mm
    * Tomada 20A

Teste realizado com 30 litros de água e panela parcialmente tampada:

Elevar a temperatura da agua ambiente a 68 graus:

23 a 68 = 40 minutos cravado

Tempo diferencial ajustado no tic (8 graus) para religamento, a ideia aqui é aproveitar a eficiência térmica da água e assim economizar energia, já que a conversão de amido em açúcar pode ser feita nessa faixa de temperatura.

68 a 60 = 1:17 (uma hora e dezessete minutos para perder 8 graus)

60 a 68 = 8 minutos (religamento da resistência)

Elevar de 68 a 78

68 a 78 = 10 minutos

Elevar de 78 a 94.1 (fervura)

78 a 94.1 = 18 minutos

Só lembrando que a questão da fervura depende de região para região, já que pressão atmosférica varia de acordo com cada localidade.

Comprei uma broca 2.3mm, vou dar um grau no cesto de grãos essa semana e posto mais fotos.

Qualquer dúvida estou as ordens. :tank:

Arquivos Anexados:

Fharias curtiu isso.
  9. 28/6/16 #49

GuilhermeCunha

GuilhermeCunha

GuilhermeCunha

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    44
    Opa blz!

@alexandrelopes só da uma verificada porque deve ter um erro ainda alto no teu termopar, pois 94,1 °C de ebulição só se tu estiver em uma altitude bem maior que a da tua cidade. Em São Jose do Rio Preto deveria estar próximo de 98°C. Na fervura isso não tem influencia, mas quando tu setar as temperaturas de mostura pode ser importante este erro.

Guilherme

alexandrelopes curtiu isso.
  10. 28/6/16 #50

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    ^ Opa, tudo fmz Guilherme.

Isso me deixou com a puga atrás da orelha, e como não tinha nenhum termômetro para aferir a temperatura, fui atrás de formulas para calcular a temperatura de ebulição pela variação da altitude, a 489 metros de altitude (rio preto), arredondando para 500m dava 97 graus.

O estranho é que se tirar a tampa e cair para 93 graus a temperatura, já para de agitar a água.

Desconfiei que talvez os 94.1 poderia ser devido o limite da potencia da resistência 2500w para ferver os 30 litros do teste. Pensando aqui com meus miolos, deveria ter usado uns 23 litros para o teste de fervura.

Assim que comprar um termômetro, realizo um novo teste para comparar as temperaturas e aferir o equipamento para não ter problemas na mostura.

Abraço

11. 28/6/16 #51

rafaelrick

rafaelrick

rafaelrick

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    42
    Não sei se vai ajudar alguém ainda... Mas vale a dica:

Comprei em setembro do ano passado um disco de 28cm de diâmetro, 1,2mm de espessura, em inox, com furos de 2,4mm de diâmetro, espaçados 5mm, da "Metaltec do Brasil", por R$ 68,00.. mais o frete.. Eles ficam em São José do Rio Preto..

A minha ideia era utilizar esse disco no fundo da panela menor.. do sistema BIAB.. Ia fazer um furão no fundo desta panela, de 25cm de diâmetro, e colocar esse disco lá... Pra limpeza ia ajudar muito..

Acabei utilizando o disco num sistema "normal" (não BIAB), como fundo falso.. apoiado sobre uma foma de pizza com furo de 25cm de diâmetro...

Machado e alexandrelopes curtiram isso.
  12. 28/6/16 #52

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Rafael, obrigado pela dica.

Não conhecia a metaltec, assim que começar o projeto da panela de 50 litros, vou fazer fazer uma visita lá para garimpar material para construção.

----------------
    Dando o desfecho final na conclusão da panela...

Peguei agora das 17 as 19 hrs para terminar o cesto de grãos, fiz furos na lateral com broca 2.3mm e em baixo mantive 2mm.

Imprimi o papel quadriculado a partir desse site: http://www.printfreegraphpaper.com, colei na panela, e comecei a terapia de cadeieiro. rsss

O serviço foi bem rápido, até pensei em fazer mais furos, mas devido ao horário larguei mão e deixei assim mesmo. Quando fazer em inox, ai passo o dia furando o cesto. rsss

Vou ficando por aqui, qualquer dúvida ou sugestão é só falar.

:tank:

Arquivos Anexados:

Machado, Defrancolopes e Gyldayn curtiram isso.
  13. 29/6/16 #53

Machado

Machado

Machado

Well-Known Member

Afiliado:
    23/8/13
    Curtidas Recebidas:
    78
    @alexandrelopes, furação profissional.
    Bacana o projeto.
    :mug:

14. 29/6/16 #54

MatheusTrevisol

MatheusTrevisol

MatheusTrevisol

Well-Known Member

Afiliado:
    2/7/15
    Curtidas Recebidas:
    54
    Daqui uns 20 anos, quando o dolar baixar, vou comprar uma dessas https://utahbiodieselsupply.com/brewingfilters.php#biab
    Substituição durável, mas cara, dos nossos queridos bags. Não tenho conhecimento de algo assim no Brasil e acredito que, se houver, vai ser muito caro, pois qualquer fundo falso em inox ja sai bem caro.

15. 29/6/16 #55

GuilhermeCunha

GuilhermeCunha

GuilhermeCunha

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    44
    Alexandre tudo certo!

No meu calculo, nesta altitude seria em torno de 98,0 °C. Tenta fazer esta aferição, depois conta aqui pra gente.

Abraço,

Guilherme

16. 1/7/16 #56

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    12
    Quais as medidas das panelas que você usou? 40 e 36?
    Ficou com rebarba os furos dentro das panelas? Ficou bem legal. Qual método de sparge que está usando? Chuveirinho ou está deixando a mangueira solta em cima da gama de malte?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

17. 1/7/16 #57

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    12
    Coloca mais fotos aí desse sistema. Achei bem interessante. Curti mesmo!

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

18. 4/7/16 #58

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Opa, td tranquilo Wagner.

Demorei um pouco para postar, porque queria já colocar as informações de uma só vez.

Vamos lá:

1- A panela interna (cesto de grãos) é 25 litros, furos do fundo 2mm e furos laterais 2,3 mm. A panela externa 36 litros.

2 - As rebarbas foram tiradas com escova de metal, que é geralmente usada em funilaria/serralheria, e lixado com lixa metal 180 até retirar todas as rebarbas. Um teste para saber se o acabamento ficou 100% é lavar com buchinha amarela/verde e passar o pano de prato, se não enroscar nada nos buracos ficou bom.

3 - A lavagem/recirculação dos grãos irei fazer com caneca de vidro e forma de pizza com hastes, para ficar bem fácil e simples de fazer. Não confio em fazer recirculação de algo que vou beber, com bomba de maquina de lavar louça ou aquecedor solar. No dia que tiver uma de inox, ai sim faço a recirculação na bomba.

Segue as fotos:

Arquivos Anexados:

Fharias curtiu isso.
  19. 4/7/16 #59

alexandrelopes

alexandrelopes

alexandrelopes

Well-Known Member

Afiliado:
    30/9/14
    Curtidas Recebidas:
    40
    Cesto de grãos com panela de 25 litros

Arquivos Anexados:

Fharias curtiu isso.
  20. 26/10/16 #60

ViliNickel

ViliNickel

ViliNickel

New Member

Afiliado:
    20/6/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Ola.

Parabéns pelo capricho. Estou mudando o meu sistema de bazuca pra esse de cesto. Como ficou a eficiencia? Os furos na lateral não acabam facilitando à água da lavagem escapar sem efetivamente passar pelos grãos? que acham?

Compartilhe esta Página