• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Temperatura para refratômetro???

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
23/10/19
Ola pessoal.

Para usar o refratômetro precisa ser a 20C, como o densímetro, ou precisa corrigir com tabela de temperatura.

( Sei que com álcool o refratômetro tem distorção de medição)

Tipo o mosto a 50C tem a mesma medição com o mosto a 18C. (Com o refratômetro)

Obrigado

Última edição:

Caramba

Well-Known Member
Afiliado
12/4/16
Geralmente os refratômetros são ATC possuem compensação automática de temperatura).
mas não adianta largar "um rio de mosto" fervendo.... que daí ele não dá conta....

Jogando apenas algumas gotas é tranquilo.
Se tiver muito quente dá uma assoprada pra esfriar um pouco.

Afiliado
23/10/19
Geralmente os refratômetros são ATC possuem compensação automática de temperatura).
mas não adianta largar "um rio de mosto" fervendo.... que daí ele não dá conta....

Jogando apenas algumas gotas é tranquilo.
Se tiver muito quente dá uma assoprada pra esfriar um pouco.
O meu tem esse símbolo ATC.
Vlw irmão

Valmir.Santos

Active Member
Afiliado
20/8/18
Ola pessoal.

Para usar o refratômetro precisa ser a 20C, como o densímetro, ou precisa corrigir com tabela de temperatura.

Obrigado
Ola pessoal.

Obrigado
Eu uso a pipeta que veio com o meu, tiro a amostra espero um pouco e coloco no visor. Quando já possui álcool eu uso o app brewking. Sou iniciante e estou na terceira leva, em todas usei o refratômetro e o densímetro e sempre deram iguais. No final da fermentação uso os dois pra comparar usando o brewking e nas três levas deram iguais.