Tamanho das panelas pode limitar algumas receitas?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marconova

Active Member
Joined
Jan 31, 2014
Messages
31
Reaction score
7
Caros cervejeiros

A capacidade das panelas de brassagem pode limitar ou impedir a produção de alguns tipos de cervejas (as com OG altas, por exemplo)?
Ou qualquer tamanho de panela é compatível com todas as receitas, bastando ajustar a proporção água/malte?
 
Tu pode fazer qualquer tipo de cerveja em qualquer tipo de panela, a única coisa é que terás de ajustar a quantidade de cerveja que teu equipamento comporta.
Não importa de a OG for alta e a panela for pequena... apenas irá produzr menos cerveja!
A tua pergunta foi pq quer fazer alguma ceva em especial e não sabe se teu equipamento comporta? ou quer montar teu equipamento e está decidindo em qual investir?
 
Valeu Oswaldoborba.
Era o q eu imaginava mesmo.
Estou investindo no meu primeiro equipamento e, por preguiça e ansiedade pra começar a praticar logo (rs), estou em dúvida se compro logo uma daquelas panelas compactas automatizadas, tipo Masterbier, ou se monto uma cozinha.
Vi em post no tópico sobre a Masterbier q não era possível produzir cervejas com OG alta nelas e isso me fez desistir de cmprá-la, pq não vejo muito sentido em ter um equipamento com essa limitação.

Abç
 
Vc pode fazer uma barley wine numa panela de 1l, mas talvez, ao final do processo tenha só uns 15ml de cerveja hehehe
 
Valeu Oswaldoborba.
Era o q eu imaginava mesmo.
Estou investindo no meu primeiro equipamento e, por preguiça e ansiedade pra começar a praticar logo (rs), estou em dúvida se compro logo uma daquelas panelas compactas automatizadas, tipo Masterbier, ou se monto uma cozinha.
Vi em post no tópico sobre a Masterbier q não era possível produzir cervejas com OG alta nelas e isso me fez desistir de cmprá-la, pq não vejo muito sentido em ter um equipamento com essa limitação.

Abç
Masterbier / Braumeister / e outros clones........

Compacto.. sim.

Prático.. sim (como qualquer outro BIAB).

Automatizado? Não. Controle de temperatura de mosturação dá pra fazer com qualquer bobinha e um termostato.

Abraço,
 
Vi em post no tópico sobre a Masterbier q não era possível produzir cervejas com OG alta nelas e isso me fez desistir de cmprá-la, pq não vejo muito sentido em ter um equipamento com essa limitação.

Abç

Isto também não....voce entendeu mal.
 
Acredito que nos casos da masterbier e braumeister tenha sim uma restrição à cervejas com muitos grãos, não pelo volume final, mas porque acredito que esses equipamentos tenham uma quantidade mínima de água para não deixar as resistências trabalhando à seco e queimarem.
 
Acredito que nos casos da masterbier e braumeister tenha sim uma restrição à cervejas com muitos grãos, não pelo volume final, mas porque acredito que esses equipamentos tenham uma quantidade mínima de água para não deixar as resistências trabalhando à seco e queimarem.

Às vezes tiramos conclusões precipitadas por mera desiformação.
Tenho uma Masterbier mas não estou fazendo propagando pois não conheço as outras.
Pode sim fazer cerveja de alta OG!
Existe sim a limitação de volume mínimo de água vs volume máx de malte, mas isto não quer dizer q vc não faça uma cerveja de OG alta.
Não gosto de cervejas de OG alta por isso nunca fiz, mas vendo esta conversa e pitacos, fiz uma simulação no BS e fiz uma receita de uma barleywine all grain com 1,110 e batch size de 25l. Como não conheço cerveja que tenha perfil de OG maior que 1,170, acho que esta está de bom tamanho.
Agora se for usar extrato e aúcar, não há limite.
O Masterbier faz sim cerveja de OG alta!
Espero ter clareado algumas dúvidas.
:mug:
 
Às vezes tiramos conclusões precipitadas por mera desiformação.
Tenho uma Masterbier mas não estou fazendo propagando pois não conheço as outras.
Pode sim fazer cerveja de alta OG!
Existe sim a limitação de volume mínimo de água vs volume máx de malte, mas isto não quer dizer q vc não faça uma cerveja de OG alta.
Não gosto de cervejas de OG alta por isso nunca fiz, mas vendo esta conversa e pitacos, fiz uma simulação no BS e fiz uma receita de uma barleywine all grain com 1,110 e batch size de 25l. Como não conheço cerveja que tenha perfil de OG maior que 1,170, acho que esta está de bom tamanho.
Agora se for usar extrato e aúcar, não há limite.
O Masterbier faz sim cerveja de OG alta!
Espero ter clareado algumas dúvidas.
:mug:

Legal Victor, realmente não tenho nenhum desses equipamentos, só comentei a impressão que eu tive vendo vídeos do funcionamento dessas panelas. Logo imaginei que se tivesse muito malte e pouca a água a máquina trabalharia à seco e queimaria a resistência. Na sua masterbier, qual o volume mínimo de água indicado? Nesse exemplo do BS que você fez uma Barley, quantos quilos de malte iriam?
 
só meus 2 centavos...

Tb pensei sobre isso quando pensei em comprar a Braumeister, nela(E acho que equivalentemente Masterbier e etc)

Você consegue colocar 6kg-6,5kg de malte no tubo pequeno.

Se você tiver uma boa conversão(80%, a média da BM) consegue uma OG de 1.070(Fervura de 60 min)

Ai você tem algumas alternativas se quiser subir a OG:

1) adicionar açúcar ou extrato, 1kg você já deve alcançar algo entre 1.085.
2) Fervura mais longa(2hrs por ex), alcançando um volume final menor, deve alcançar a mesma densidade.
3) Fazer uma brassagem dupla.

Sinceramente eu acho que essa "limitação" não é uma limitação.

Eu acho que como tudo, cada um tem um gosto.

Eu gosto de ter só uma panela pra limpar, não ter diversas mangueiras para conectar, não ter várias bombas, vários sensores... além do que apesar de morar em casa eu tenho um espaço de 2,3m x 1,3m, então quanto mais compacto for o meu sistema melhor...

Assim como tem gente que gosta de ter uma panela dedicada para cada parte do processo, gosta de ficar conectando as mangueiras e não vê problema em ter diversas partes para limpar.
 
leosardinha
Mas será q se trata apenas de uma questão de "gosto" ou a escolha entre usar várias panelas (com vários sensores e bombas e etc) ou apenas uma tipo Braumeister não pode interferir na qualidade final da cerveja obtida. Digo isso pq imagino q um método como o HERMS, por exemplo, permite um controle melhor da brasagem com temperaturas mais homogêneas, entre outras variáveis q podem ser melhor controladas (to falando bobagens?...rs)
 
Tanto num sistema "BIAB" Single Vessel com recirculação(Como a braumeister, masterbier e mybeer) quanto num HERMS, eu acredito que a homogeneidade é absolutamente igual.

Nem tudo se trata de gosto, mas nesse ponto eu diria que não há diferença nenhuma entre qualidade final da cerveja.
 
Marconova,
o Leo está certo.
Todos são "apenas" sistemas de produção, não tendo influencia na qualidade final da cerveja.
A qualidade da cerveja é determinada por:
  • Qualidade dos produtos
  • Qualidade do Cervejeiro e
  • Controle e conhecimento do processo por parte do Cervejeiro.
O processo de fabricação de cerveja é muito simples, a extração de açúcares de cereais por infusão e posterior fermentação destes açucares.
Não é à toa que faz-se cerveja desde antes de Cristo.
A decisão de um sistema por outro é opção do cervejeiro.
 
Valeu pelos esclarecimentos galera! Porém, como novato que sou, discordo um pouco do VictorCoelho qdo diz q produzir cerveja é simples. Qdo comecei a ler e pesquisar sobre o assunto tbm pensava isso, mas dps de ler o How to Brew e toda aquela informação (superficial) sobre enzimas, temperaturas de ativação, etc fiquei um pouco assustado.... devo confessar q nunca fui muito em química....rs
Abçs
 
Marconova, tente acompanhar a brassagem de alguém, você verá que é realmente simples... Demanda tempo e muito importante ter paciência, mas de complexo nada tem
 
Back
Top