Sistema BIAB - tamanho das panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

megadaemon

New Member
Joined
Aug 16, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Olá pessoal,

Pretendo montar um panela BIAB simples (usar no fogareiro, sem automatizações), utilizando uma panela interna como "cesto de grãos" ao invés de grain bag, pois tenho uma panela com 25 cm de diâmetro por 30 cm de altura e quero utilizá-la.

A ideia é a seguinte:

Panela
------------
raio: 20 cm
altura: 40 cm
volume: 50265 cm3

Cesto Interno
------------
raio: 12.5 cm
altura: 30 cm
volume: 14726 cm3


Com um cesto de 14 litros, quantos kilos de grãos consigo brassar?

Desde já agradeço.
 
Boa tarde.
Pelo que estudei proporção de grãos por água é a seguinte:
Brassagem: 2,5 litros de água por 1kg de grãos
Lavagem: 1,5 x água da brassagem
Exemplo:
Brassagem:
4kg de grãos x 2,5l de água = 10 litros de água, se calcular que 1kg=1litro de água, acho que este é o limite do teu equipamento, isto é, 4kg de grãos, pois tu vai ter que colocar 10 litros de água + 4kg de grão na brassagem.
Lavagem:
10 litros de água da brassagem x 1,5 = 15 litros de água para lavagem.
Resumindo.
Acho que este equipamento vai limitar a tu usar 4kg de grãos, em virtude da água da brassagem e lavagem.
Espero ter ajudado.
Anderson.
 
cara... usei uma panela 32, de 24 litros, num sistema parecido... coube 6,8kg até a boca... acho que na tua não passa de 3,5, bem apertado...
 
Obrigado pessoal.

Revando em conta as dimensões e capacidade deste meu cesto de grãos, poderiam indicar sugestões de dimensões para a panela?
 

Latest posts

Back
Top