1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Sidra / Cider / Hard Cider

Discussão em 'Hidromel, destilados e outras bebidas' iniciado por TiagoProsperi, 28/7/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 25/10/16 #21

TiagoProsperi

TiagoProsperi

TiagoProsperi

Member

Afiliado:
    30/5/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Eai Gurizada

Andei pesquisando livros sobre sidra e me indicaram o “Cider: Making, Using & Enjoying Sweet & Hard Cider, 3rd Edition (English Edition) Lew Nichols, Annie Proulx ….Esse livro está disponível para kindle.... Estou achando bem bom …. Para quem quiser ganhar umas sacadas sobre o processo está valendo dar bico na amostra grátis .... Ali fala que uma das técnicas de filtragens mais difundidas é o uso de “pectin enzyma” ... A técnica citada pelo Tiago no post acima... Li numa googada que se utiliza a enzima no bagaço da moagem das maçãs. Quebrando a pectina nesse estágio rende mais a extração do suco na prensagem...O suco que eu utilizei era orgânico e acredito que não tenha sido utilizado pectina... tentei gelatina e nada …haze nível rio Tietê, feia mas fico boa! No livro eles falam também em pasteurizar no ponto desejado da fermentação para não deixar atenuar tanto e não ficar muito seca.
    Abraço.

2. 9/11/16 #22

lgdario

lgdario

lgdario

Well-Known Member

Afiliado:
    5/12/15
    Curtidas Recebidas:
    13
    Olá Tiago, por favor me ajude com uma dúvidas do processo com uso de suco integral.

1) é preciso ferver o suco ou faz direto a adição do fermento?
    2) qual a proporção de suco / fermento... Tipo 1litro por grama?
    3) para aumentar a desensinade com o foco em atenuar o álcool, quais adjuntos são recomendados? Açúcar invertido, mel, candy sugar, etc.

Agradeço desde já a sua ajuda.

Abraço,
    Gabriel

TiagoProsperi curtiu isso.
  3. 10/11/16 #23

TiagoProsperi

TiagoProsperi

TiagoProsperi

Member

Afiliado:
    30/5/16
    Curtidas Recebidas:
    3

4. 21/1/19 #24

MichaelWMoro

MichaelWMoro

MichaelWMoro

New Member

Afiliado:
    15/10/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia Pessoal.
    Algum grupo de whatsapp disponivel para tratar assuntos sobre hard cider?

5. 22/1/19 #25

Bier_Moench

Bier_Moench

Bier_Moench

Member

Afiliado:
    27/9/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Eu me interesso. Caso alguém crie, gostaria de participar para aprender. Mando o Cel no PM

6. 22/1/19 #26

NH3

NH3

NH3

Well-Known Member

Afiliado:
    18/12/15
    Curtidas Recebidas:
    43
    Sidra é mais simples que cerveja., mas tem que fazer uso de alguns aditivos para facilitar o processo. Metabissulfito de potássio para sanitizar o mosto e enzima pectinica (pectinase) para clarificar (além de gelatina).
    Eu faço utilizando uma extratora de suco (https://www.pontofrio.com.br/Eletro...-receitas-e-escova-p-limpeza-800w-411046.html). Vale apena o investimento para quem quer fazer sidra com frequancia. 10 kg de maça rendem cerca de 6 L de suco.
    sanitizo o suco com metalbissulfito de potássio, coloco pectinase e no dia seguinte, inoculo a levedura (já fiz até com fermento de pão e foi OK o resultado). Dá para usar fermento de cerveja também, além claro, dos fermentos para sidra e vinho. Fermentação a cerca de 20 C. Em um mês tá pronta para beber. Dá apara fazer carbonatação forçada ou priming. Não adiciono açúcar nem água, 100 % suco de maçã e o teor alcoólico fica entre 5 e 6 %. Se quiser mais doce, adicione açúcar, mais metabissulfito de potássio e sorbato de potássio para evitar refermentação. Claro que nesse caso, a sidra já deve ter sida carbonatada com priming ou será feito carbonatação forçada, uma vez que o sorbato e o metabissulfito irão inibir a atividade da levedura. Outra opção é usar adoçante sucralose no lugar do açúcar. Estevia deixa um gosto residual. Claro que tem outras variações do processo. Para mim, desta forma tem dado bons resultados.

Arquivos Anexados:

Última edição: 22/1/19
    1 pessoa curtiu isso.
  7. 22/1/19 #27

Danielsantos

Danielsantos

Danielsantos

Well-Known Member

Afiliado:
    5/8/15
    Curtidas Recebidas:
    115
    Eu comprei uma prensa, aquelas de torresmo ...e vou começar em breve...a parte que ainda não tenho conhecimento é a respeito da química para pectina e o que usar para encerrar a fermentação, caso eu coloque suco da própria maçã no envase pra dar uma leve adoçada na cidra.

8. 22/1/19 #28

Rins

Rins

Rins

Well-Known Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    66
    Eu também tenho interesse em fazer, to começando a ler algumas coisas agora....

9. 23/1/19 #29

NH3

NH3

NH3

Well-Known Member

Afiliado:
    18/12/15
    Curtidas Recebidas:
    43
    Para degradar pectina, use pectinase no mosto, antes de inocular o fermento. Para quem não tem pectinase, dizem que a casca picada de meio mamão verde pode ser usada como substituto da pectinase, para uns 20 L de mosto. Nunco usei essa técnica, pois comprei pectinase no ebay.
    Quanto a parar a fermentação, depois que já tiver feito priming e decantado as leveduras, coloque a sidra em outro recipiente, sem a levedura decantada, e use 0,6 g de metabissulfito de potássio + 2,5 g de sorbato de potássio para cada 10 L que isso é suficiente para inibir refermentação. Esses produtos só são efetivos, se não houver excesso de levedura em suspensão ou no fundo da garrafa. Caso vá fazer carbonatação forçada, pode colocar esses produtos antes de engarrafar, depois que já tiver decantado o excesso de levedura.

10. 23/1/19 #30

MichaelWMoro

MichaelWMoro

MichaelWMoro

New Member

Afiliado:
    15/10/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Salve Pessoal.
    Tomei a liberdade de criar um grupo no whatsapp para tratarmos Tudo sobre Sidra / Cider / Hard Cider:
    . Técnicas e processos
    . Receitas
    . Equipamentos
    . Fornecedores de insumos (leveduras, frutas, sucos)

Se for de interesse segue o link:
    https://chat.whatsapp.com/Ewy5Jox8cnp8eVrp97PA3a

Compartilhe esta Página