Setup - Trindade

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@Trindade, pode disponibilizar uma foto da parte de fora da panela, onde a resistência foi fixada por favor?

A panela HLT e BK, estão fixadas pela lateral, já a MLT está fixada pelo fundo.
Utilizado fita de Auto-Fusão e isolante
 

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@leonerd as vedações são feitas de silicone.

Cara, qual a diferenca de voce colocar uma resistencia no MLT em vez de so colocar no HLT e BK?

Ajuda no controle de temperatura?

Eu tenho um Herms e a intencao eh nao ter contato entre mosto e resistencias.

Mas teu equipamento ta muito bonito.
 
@Trindade, o sinalizador LED que você usou foi o L20 220VCA da Metaltex, certo?
Como é o comportamento dele com o dimmer? A intensidade da luz se altera de acordo com a regulagem?

Atualizando: Finalizado e testado!
Pronto para próxima brassagem.!:ban::tank:
 
@Trindade, os botões de comando que você usou suportam a corrente que as resistências puxam? Os que eu encontrei da marca Metaltex suportam somente 3A em 220V.


@lcfonsecaajr, meu projeto foi baseado no The Electric Brewery, mas fiz as modificações conforme meu projeto, segue alguns detalhes.

Externa:
Botoneiras e sinaleiros - Metaltex
Alarme - Metaltex
2 PID Rex C-100 - Aliexpress
Dimmer 8000 Watts - Mercadolivre
Temporizador - Inova
2 Tomadas 10 Amp.
2 Tomadas Industrial 16 amp.
1 Tomada Industrial 32 amp.
2 Soquete Canon Macho p/ Painel

Interna:
Disjuntor Bipolar 50 Amp.
2 Contatoras 32 Amp.
2 Rele de estado sólido - SSR (vieram juntos com os PIDs)
Borneiras de trilho
2 Ventiladores 12V 80mm.
Cabos 2,5mm e 6mm.

A caixa é toda alimentada por uma Contatora 32 Amp.
A uma contatora somente para o BK.
Ao girar a chave do Power é acionada a 1 Contatora é energizado todo painel.
Cada função é ligada através de sua botoneira.
 
Cara, qual a diferenca de voce colocar uma resistencia no MLT em vez de so colocar no HLT e BK?

Ajuda no controle de temperatura?

Eu tenho um Herms e a intencao eh nao ter contato entre mosto e resistencias.

Mas teu equipamento ta muito bonito.

Buenas @General, o meu sistema é um RIMS, então o mosto fica recirculando constantemente e com o controlador PID a resistência mantem a temperatura setada.
 
@Trindade, o sinalizador LED que você usou foi o L20 220VCA da Metaltex, certo?
Como é o comportamento dele com o dimmer? A intensidade da luz se altera de acordo com a regulagem?

Buenas @leandrocosta sim da Metaltex, não altera porque foi ligada junta a contatora, assim informa somente que está ou não ligada.
 
@Trindade, os botões de comando que você usou suportam a corrente que as resistências puxam? Os que eu encontrei da marca Metaltex suportam somente 3A em 220V.

São este botões mesmo, não suportam a corrente.
Eles foram ligados para acionar os controladores PID.
 
Cara, qual a diferenca de voce colocar uma resistencia no MLT em vez de so colocar no HLT e BK?

Ajuda no controle de temperatura?

Eu tenho um Herms e a intencao eh nao ter contato entre mosto e resistencias.

Mas teu equipamento ta muito bonito.

Citaste o usuário errado! ... hehehe ... @Trindade é contigo a parada.

Abraços
 
@Trindade, teu equipamento ficou bem legal, parabéns.

Comecei a planejar um RIMS elétrico também, por enquanto to em dúvida em relação a qual timer escolher, nacional ou chines. A partir do seu equipamento dei uma olhada nos manuais dos inova, o inv1815 e o inv1802. O seu é o 1802?

Minha intenção era fazer o timer ativar a bomba e a contatora do MLT a cada 10 ou 15 minutos pra um ciclo de aquecimento, quando atingisse a temperatura o PID resetaria o timer e voltaria pro ciclo de descanso... mas pelo que entendi do 1802, ele só possui configuração pra uma contagem, certo? Vc faz como, mantém circulação constante durante a mosturação?

Abraço
 
@Trindade, teu equipamento ficou bem legal, parabéns.

Comecei a planejar um RIMS elétrico também, por enquanto to em dúvida em relação a qual timer escolher, nacional ou chines. A partir do seu equipamento dei uma olhada nos manuais dos inova, o inv1815 e o inv1802. O seu é o 1802?

Minha intenção era fazer o timer ativar a bomba e a contatora do MLT a cada 10 ou 15 minutos pra um ciclo de aquecimento, quando atingisse a temperatura o PID resetaria o timer e voltaria pro ciclo de descanso... mas pelo que entendi do 1802, ele só possui configuração pra uma contagem, certo? Vc faz como, mantém circulação constante durante a mosturação?

Abraço
Buenas sim o timer só tem uma programação. Eu deixo reciclando constantemente durante a mostura. O PID já faz o trabalho de ligar e desligar a resistência quando atinge a temperatura setada.
 
Buenas @leandrocosta sim da Metaltex, não altera porque foi ligada junta a contatora, assim informa somente que está ou não ligada.

@Trindade, você usa contactor ou SSR? Pergunto isso, pois ao ligar o led na saída do SSR, por ser eletrônico o chaveamento, há uma corrente muito baixa passando ali que é suficiente para ligar o led do sinalizador.

Já no contactor, por ser um dispositivo de acionamento físico, não há passagem de corrente alguma.

Se foi o caso de ter usado SSR para comandar o sinalizador, chegou a utilizar algum trimpot para criar uma resistência e não acender o led?

Sds,

Fabiano da Mata
 
@Trindade, você usa contactor ou SSR? Pergunto isso, pois ao ligar o led na saída do SSR, por ser eletrônico o chaveamento, há uma corrente muito baixa passando ali que é suficiente para ligar o led do sinalizador.

Já no contactor, por ser um dispositivo de acionamento físico, não há passagem de corrente alguma.

Se foi o caso de ter usado SSR para comandar o sinalizador, chegou a utilizar algum trimpot para criar uma resistência e não acender o led?

Sds,

Fabiano da Mata

@Fdamata, o sinalizador foi ligado junto ao acionamento do contactor, já os SSR estão ligado juntos aos Pids
 
@Fdamata, o sinalizador foi ligado junto ao acionamento do contactor, já os SSR estão ligado juntos aos Pids

@trindade, vc está usando SSR acionando a contactora? Pode mandar foto do esquema?
 
trindade, vc está usando SSR acionando a contactora? Pode mandar foto do esquema?

Fabiano, incialmente eu também tive essa impressão, mas se for pensar não faz sentido nenhum porque o SSR no lugar da contatora é justamente pelo desgaste mecânico que a contatora sofreria. Lendo melhor no Electric Brewery eu entendi a função das contatoras, elas estão posicionadas antes do SSR, entre o PID e o SSR na verdade, pra que se possa ativar ou desativar o contato manualmente (através de chave on/off) assim vc garante que uma resistencia não ligue a seco, mesmo quando o PID mandar ligar. Não sei se era exatamente essa a dúvida, mas como tive ela, to tentando ajudar aqui com o que descobri.

Abraço
 
@Trindade, não é bem isso. O que eu queria saber é quem aciona os sinaleiros. Eu comprei sinaleiros Metaltex de 110 V, liguei o neutro direto da rede e a fase eu pegava apos o SSR. So que mesmo com o SSR desligado, o sinaleiro ficava aceso.
 
@Trindade, não é bem isso. O que eu queria saber é quem aciona os sinaleiros. Eu comprei sinaleiros Metaltex de 110 V, liguei o neutro direto da rede e a fase eu pegava apos o SSR. So que mesmo com o SSR desligado, o sinaleiro ficava aceso.

Os meus sinaleiros passam pela chave que acionam os PIds.
 
Muito bom seu setup @Trindade!

Sou iniciante e pretendo aumentar e automatizar minha cozinha, quero montar um RIMS parecido com o seu.

Quanto a facilidade para limpeza, teria algum problema em usar tomadas industriais próximas das panelas/barris deste tipo?
http://produto.mercadolivre.com.br/...-e-plugue-industrial-16a-2pt-6h-azul-220v-_JM

Pretendo fazer aterramento, neste caso teria que soldar um ponto de contato em cada panela e liga-los no plug fêmea, correto?
 
Muito bom seu setup @Trindade!

Sou iniciante e pretendo aumentar e automatizar minha cozinha, quero montar um RIMS parecido com o seu.

Quanto a facilidade para limpeza, teria algum problema em usar tomadas industriais próximas das panelas/barris deste tipo?
http://produto.mercadolivre.com.br/...-e-plugue-industrial-16a-2pt-6h-azul-220v-_JM

Pretendo fazer aterramento, neste caso teria que soldar um ponto de contato em cada panela e liga-los no plug fêmea, correto?

Eu uso este tipo de tomada n painel para ligar as resistências.
Sim é ideal fazer o aterramento para evitar acidentes.
 
@trindade,

pretendo montar um painel de controle também. minhas levas são de 25L, tenho uma resistência de 2000w / 220v. ligarei 1 bomba de recirculação e 1 dimmer (qual o indicado para aguentar a resistência?). Minha duvida é: meus sinaleiros são iguais aos seus, ao todo serão 4 sinaleiros no painel. Acredita que é possível ligar tudo isso direto ou precisarei de um rele de estado solido de uns 40A?
 
@trindade,

pretendo montar um painel de controle também. minhas levas são de 25L, tenho uma resistência de 2000w / 220v. ligarei 1 bomba de recirculação e 1 dimmer (qual o indicado para aguentar a resistência?). Minha duvida é: meus sinaleiros são iguais aos seus, ao todo serão 4 sinaleiros no painel. Acredita que é possível ligar tudo isso direto ou precisarei de um rele de estado solido de uns 40A?

Você tem que saber a amperagem que irá gerar a resistência, o calculo é simples: 2000w / 220V = 9,09 amperes.
Se usar o dimmer tem que ser dimensionado para mais de 10 amp.
Como não vai usar PID, eu usaria uma contatora.
 
Atualizando tubulação, conexões e válvulas.
Tudo em inox.
 

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Lindo seu Setup. Tubulação em inox dá outra cara ao equipamento. Parabéns!
 
Boa tarde!

Primeiramente ficou show o equipo!!

Desculpe se cheguei atrasado no post, mas vc consegue fazer 50 litros finais usando o barril de panela na fervura?

Obrigado.
 
Ola.

Vejo que tens duas bombas.

Qual a função de cada bomba?

A bomba do lado esquerdo recircula o mosto e faz a lavagem dos grãos.
A bomba da direita transfere o mosto da panela de mostura para a panela de fervura e também faz o Whirlpool.
 
A bomba do lado esquerdo recircula o mosto e faz a lavagem dos grãos.
A bomba da direita transfere o mosto da panela de mostura para a panela de fervura e também faz o Whirlpool.

Ok, obrigado....eu tenho um chugger e em um simples teste com agua nao consegui fazer um whirlpool...terias alguma foto ou video do whirlpool?
Grato
 
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