"Session" IPA Cascade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valtert

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2014
Messages
432
Reaction score
131
Location
Florianopolis
Estou com um monte de Cascade aqui e a ideia seria fazer uma cerveja bem lupulada mas bem refrescante.

Fiz uma com os mesmos maltes usando Simcoe e ficou bem legal, queria algo semelhante, mas estou com medo que o Cascade fique muito pungente, já que tem bem mais cohumulone.

O que vocês acham? Cascade single hop dá certo? Ou adiciono mais algum lúpulo? Qual e quando? Valeu!!



HOME BREW RECIPE:
Title: brew #11 - session ipa cascade

Brew Method: All Grain
Style Name: American IPA
Boil Time: 60 min
Batch Size: 20 liters (ending kettle volume)
Boil Size: 23 liters
Boil Gravity: 1.038
Efficiency: 65% (ending kettle)

STATS:
Original Gravity: 1.044
Final Gravity: 1.012
ABV (standard): 4.15%
IBU (tinseth): 54.12
SRM (morey): 10.16

FERMENTABLES:
3 kg - German - Pilsner (69%)
1 kg - German - Dark Munich (23%)
0.25 kg - German - CaraMunich II (5.7%)
0.1 kg - German - CaraAroma (2.3%)

HOPS:
30 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 30 min, IBU: 22.77
30 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 15 min, IBU: 14.7
30 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 10 min, IBU: 10.74
30 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 5 min, IBU: 5.91
80 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Dry Hop for 5 days

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 72%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 15 - 23.89 C

TARGET WATER PROFILE:
Profile Name: IPA amargor moderado
Ca2: 100
Mg2: 20
Na: 50
Cl: 100
SO4: 230
HCO3: 20
Water Notes:
http://www.brewersfriend.com/mash-chemistry-and-brewing-water-calculator/?id=YXV71NY
28L agua mineral
9.5g gypsum
3g epsom
3g NaCl
1g CaCl
 
Oi valter, eu acho que a receita tá bem legal, na minha experiência Cascade só fica pungente demais se for usado como lupulo de amargor, lá pelos 60 min.

Abraço
 
Muito malte caramelo/aroma. IPA normalmente deve ser mais focada em lúpulo se realmente quer uma session IPA.

Do jeito que está agora, parece bem mais uma session West Coast Amber Ale.

E em session procura mosturar numa temperatura BEM alta, tipo 69, 70 graus.

Abraço,
 
Muito malte caramelo/aroma. IPA normalmente deve ser mais focada em lúpulo se realmente quer uma session IPA.

Do jeito que está agora, parece bem mais uma session West Coast Amber Ale.

E em session procura mosturar numa temperatura BEM alta, tipo 69, 70 graus.

Abraço,

Oi Guenther, considera 8% de malte caramelo demais?
 
Tem uma receita de uma Blonde Ale bem famosa no HBT estadounidense que o cara diz ter tentado combinar vários lúpulos com Cascade, como Northern Brewer, Nugget e Pearle, e até Cascade puro, mas ele diz que "quando pareei Centennial como lúpulo de amargor e Cascade como lúpulo de sabor/aroma, foi aí que a mágica aconteceu".

Ele usa Centennial em 60min e em 45min, e depois Cascade em 20min e 5min, todas as adicoes na mesma quantidade. O IBU dele é uns 19-20 porque isso é uma Blonde ale, mas é só aumentar as quantidades de lúpulo. Como a sua é pra sar uma "session IPA" voce podia também adicionar um dry hopping no final.

Fica a dica, nao fiz essa Blonde do cara ainda mas se o tópico lá é tao popular, já é uma coisa a se pensar :)
 
@Tiago então foi por isso que a outra que fiz com cascade ficou tão forte, adicionei aos 60... agora tá explicado heheh

@Guenther realmente a que fiz com simcoe ficou bem maltada, não tinha reparado na semelhança com uma amber! Mas beleza, acho que vou mudar só o nome, gosto muito de amber! O que eu tinha lido no HBT era pra usar bastante caramelo pra balancear o amargor sem subir muito a OG, mas no caso a dica de mosturar bem quente resolve isso, agradeço!

@Raisoshi valeu a dica, vou considerar o centennial! Como o AA% é bem mais alto talvez eu usaria menos e mais no fim da fervura. E aí me sobra mais cascade pra próxima heheh

Obrigado a todos pelas dicas!
 
Oi Guenther, considera 8% de malte caramelo demais?

É que Dark Munich, pra MIM, é um malte que adiciona bastante maltado/doçura de malte.

Ou seja, quando falei muito malte caramelo, estava englobando ele.... minha explicação foi simplória demais. #correria
 
É que Dark Munich, pra MIM, é um malte que adiciona bastante maltado/doçura de malte.

Ou seja, quando falei muito malte caramelo, estava englobando ele.... minha explicação foi simplória demais. #correria

Ah ta verdade, ignorei o munich... :)
 
@Tiago então foi por isso que a outra que fiz com cascade ficou tão forte, adicionei aos 60... agora tá explicado heheh

Eu também já fiz IPA single hop de cascade, não ficou legal, fica um amargor áspero na boca e na garganta...
 
Beleza, então vou ver se faço as primeiras adições de centennial e diminuo o cascade, aí sobra cascade pra fazer outra leva. São 50g de centennial que é a embalagem que vendem aqui.

HOPS:
15 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Boil for 45 min, IBU: 19.43
15 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Boil for 30 min, IBU: 16.27
15 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 15 min, IBU: 7.35
15 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 10 min, IBU: 5.37
15 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.95
60 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Dry Hop for 5 days
20 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Dry Hop for 5 days

O "Dark Munich" é o Weyermann Munich II, foi o mais próximo que achei na ferramenta. Vou manter ele já que gostei da outra que fiz e gosto muito de Amber Ale.

Muito obrigado pelas sugestões! :mug:
 
Eu fiz minha primeira brassagem de uma American IPA e na linha receita coloquei cascade e chinook, ficou bem legal, tive problemas com a fg q ficou em 1.025 mas engarrafei fiz prime e já bebi os 25 lt. Kkkkk OBs: carbonatou pouco acho q errei no prime mas o aroma e o sabor ficou massa, bem cítrico
 
Buenas, dando retorno sobre a receita. Ficou excelente! Pra mim foi a melhor que já fiz. Mas melhor de dez também não quer dizer muita coisa, e espero que cada uma fique melhor que a anterior :D

Vou dar esse retorno no mesmo formato das outras receitas que fiz, achei que ficou bem organizado hehe

RELATO: Conforme o @Guenther indicou realmente ficou puxado pra uma Amber Ale. Sem controle de temperatura de mosturação, comecei em 69C mas certamente baixou bastante, ainda mais em 90 minutos. Era pra atenuar até 1.012, acabou ficando em 1.006! A eficiência também foi 10% acima do esperado, então fiquei com OG 1.049 e no fim deu 5.6% ABV, não tão "sessionable" assim. Pra reproduzir eu usaria uns 67C constantes.

APRECIAÇÃO: Ficou muito leve e refrescante! O álcool não aparece, drinkability muito boa. Apesar do pouco corpo e lupulagem bem aparente, não achei desbalanceada, acho que o dulçor equilibra. Desde bebedores de skol a bebedores de IIPA gostaram.

DEGUSTAÇÃO: O aroma ficou com o lúpulo bem marcante nas garrafas, já no mini-keg não ficou tão fresco. No sabor o caramelo dá as caras com dulçor bem presente, mas sem exagero. Com um amargor cítrico e refrescante, persistente no retrogosto, lembrando uma boa limonada!

APRESENTAÇÂO: A espuma ficou com retenção muito boa. Coloração de um âmbar claro, puxando pro cobre. Segue uma foto

attachment.php


Agredeço muito pelas contribuições! Para (tentar) retribuir estou postando a receita final.

Abraços!


Boil Time: 60 min
Batch Size: 22 liters (ending kettle volume)
Efficiency: 75% (ending kettle)

STATS:
Original Gravity: 1.049
Final Gravity: 1.006
ABV: 5.6%
IBU: 45
SRM: 9.6

FERMENTABLES:
3.25 kg - German - Pilsner (70.7%) (Pilsen - Agrária)
1 kg - German - Dark Munich (21.7%) (Munich II - Weyermann)
0.25 kg - German - CaraMunich II (5.4%) (Weyermann)
0.1 kg - German - CaraAroma (2.2%) (Weyermann)

HOPS:
15 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Boil for 45 min, IBU: 16.93
15 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Boil for 30 min, IBU: 14.17
15 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 15 min, IBU: 6.4
15 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.68
15 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.57
60 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Dry Hop for 5 days
20 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Dry Hop for 5 days

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 67 C, Time: 90 min, Amount: 15 L, começou em 69, acabou em 65
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05

TARGET WATER PROFILE:
Ca: 47.8 Mg: 10.9 Na: 21.1 Cl: 47.3 SO4: 105.1 HCO: 44.000
30L agua mineral imperatriz + 3.5g gypsum + 3g epsom + 1g NaCl + 1.5g CaCl
http://www.brewersfriend.com/mash-chemistry-and-brewing-water-calculator/?id=VXRXD99


FERMENTACAO (histórico desta leva)
18C até chegar em 1.009 (deu 4 dias)
Depois deixei subir naturalmente limitando em 23C
Adicionado dry hop com 7 dias (já em 23C)
Cold crash com 11 dias, 1C (após 4 dias de dry hop)
Gelatina com 13 dias (12g dissolvidos em 200ml)
Envase com 15 dias (2 dias de gelatina) - deu um pouco mais de 7g/L por erro no procedimento
Primeira garrafa aberta com 23 dias, boa carbonatação.
 

Attachments

  • session-ipa-amber.jpg
    session-ipa-amber.jpg
    64 KB · Views: 747
Qual o motivo se brassar a 69c? Não vai ficar com hm corpo muito alto para uma session ipa? Estou para fazer duas session ipas, se poder opinar no meu tópico @guenther
 
Qual o motivo se brassar a 69c? Não vai ficar com hm corpo muito alto para uma session ipa? Estou para fazer duas session ipas, se poder opinar no meu tópico @guenther

Felipe, é uma Session..... isso quer dizer que ela já é fraca de tudo.... pouco ácool, pouco açúcar residual.

Vamos supor, de uma forma totalmente hipotética, mas sendo o mais didático possível:

Digamos que uma cerveja pronta de 5% de álcool, mosturada a 67, tenha:
- 94% água
- 5% álcool
- 1% de açúcar residual e proteínas residuais (corpo)

Se você fizer uma Session programada pra ter a metade do álcool e METADE do malte, mas para o mesmo volume final, e também mosturada a 67, você vai ter no final:
- 97%
- 2,5%
- 0,5% de açúcar residual e proteínas residuais (corpo)

Entendeu que, mosturando na MESMA temperatura, tu vais ter metade do corpo e a tua cerveja vai ficar uma água sem graça?

Logo, entendendo isso, a mesma coisa acontece em cervejas muito fortes, ou seja, elas tem uma tendência natural a serem encorpadas, POR ISSO que é uma prática clássica adicionar açúcar em cervejas muito alcoólicas, justamente para adicionar SÓ açúcar fermentável, que não contribui para o corpo.

Ou seja:
- cervejas muito fracas >>> naturalmente aguadas >>> mostura-se mais alto pra compensar o baixo corpo, tendo deixá-la equilibrada
- cervejas muito fortes >>> naturalmente encorpadas e até doces >>> mostura-se mais baixo pra tentar baixar o corpo, se não ela vira uma calda (a doçura, em si, vem dos fermentáveis residuais, então isso tem que se combater com uma fermentação apropriada)

Compreendeu?

Abraço,
 
Felipe, é uma Session..... isso quer dizer que ela já é fraca de tudo.... pouco ácool, pouco açúcar residual.

Vamos supor, de uma forma totalmente hipotética, mas sendo o mais didático possível:

Digamos que uma cerveja pronta de 5% de álcool, mosturada a 67, tenha:
- 94% água
- 5% álcool
- 1% de açúcar residual e proteínas residuais (corpo)

Se você fizer uma Session programada pra ter a metade do álcool e METADE do malte, mas para o mesmo volume final, e também mosturada a 67, você vai ter no final:
- 97%
- 2,5%
- 0,5% de açúcar residual e proteínas residuais (corpo)

Entendeu que, mosturando na MESMA temperatura, tu vais ter metade do corpo e a tua cerveja vai ficar uma água sem graça?

Logo, entendendo isso, a mesma coisa acontece em cervejas muito fortes, ou seja, elas tem uma tendência natural a serem encorpadas, POR ISSO que é uma prática clássica adicionar açúcar em cervejas muito alcoólicas, justamente para adicionar SÓ açúcar fermentável, que não contribui para o corpo.

Ou seja:
- cervejas muito fracas >>> naturalmente aguadas >>> mostura-se mais alto pra compensar o baixo corpo, tendo deixá-la equilibrada
- cervejas muito fortes >>> naturalmente encorpadas e até doces >>> mostura-se mais baixo pra tentar baixar o corpo, se não ela vira uma calda (a doçura, em si, vem dos fermentáveis residuais, então isso tem que se combater com uma fermentação apropriada)

Compreendeu?

Abraço,

Muito obrigado pela sua explicação, Guenther!! Nao querendo abusar, mais abusando (rsrsrs). O que vc acha da receita das minhas duas Session ipa? Vai ser um teste. Uma com menos cararuby e outra com mais.

Fernentacao prim: 17C
Fermentacao sec: Parou de atenuar, sobe 1c por dia ate 23 e deixa uns 3 ou 4 dias em 23.

Session ipa com Ella:
Pilsen alemão globalmalt:91,7%
CaraRuby: 8,3%
Session ipa com Citra:
Pilsen: 87,5%
CaraRuby: 12,5%

Todas com 4,3abv, 1045 e 35ibu...

Obrigado
 
Muito obrigado pela sua explicação, Guenther!! Nao querendo abusar, mais abusando (rsrsrs). O que vc acha da receita das minhas duas Session ipa? Vai ser um teste. Uma com menos cararuby e outra com mais.

Fernentacao prim: 17C
Fermentacao sec: Parou de atenuar, sobe 1c por dia ate 23 e deixa uns 3 ou 4 dias em 23.

Session ipa com Ella:
Pilsen alemão globalmalt:91,7%
CaraRuby: 8,3%
Session ipa com Citra:
Pilsen: 87,5%
CaraRuby: 12,5%

Todas com 4,3abv, 1045 e 35ibu...

Obrigado

Cara, a única coisa que eu diria é que essas receitas, na minha opinião, não são Session. Session é uma cerveja que você bebe praticamente sem se embriagar, ou seja, 3% de álcool. Com 4,3, é só uma IPA pouco abaixo do teor de álcool normal do estilo.

Lembre-se que o amargor também precisa ser "session" numa session.

Abraço,
 
Cara, a única coisa que eu diria é que essas receitas, na minha opinião, não são Session. Session é uma cerveja que você bebe praticamente sem se embriagar, ou seja, 3% de álcool. Com 4,3, é só uma IPA pouco abaixo do teor de álcool normal do estilo.

Lembre-se que o amargor também precisa ser "session" numa session.

Abraço,

Verdade!

Quanto ao malte caramelo, você acha que a adição está ok? Uma coisa que tenho dúvida é quanto as diferentes quantidades de adições de DH nos estilos IPA, Session e Double IPA. Você sempre mantém um padrão ou muda?
 
Verdade!

Quanto ao malte caramelo, você acha que a adição está ok? Uma coisa que tenho dúvida é quanto as diferentes quantidades de adições de DH nos estilos IPA, Session e Double IPA. Você sempre mantém um padrão ou muda?
Eu mudo sempre que quero. Não sigo padrões... sigo objetivo. Eu imagino como quero uma cerveja, faço a receita pra alcançar um gosto/sabor/corpo/sensação. Ela se encaixar num estilo é um detalhe.
 
Back
Top