Seminário - Belgian Blond Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Bom dia amigos.
Minha proxima leva vai ser uma Belgian Blond Ale que vai ser feita para o casamento do meu sócio nas brassagens.

Queria a opinião de vocês na receita.

HOME BREW RECIPE:
Title: Seminário Belgian Blond Ale
Author: frk

Brew Method: BIAB
Style Name: Belgian Blond Ale
Boil Time: 60 min
Batch Size: 21 liters (fermentor volume)
Boil Size: 28.5 liters
Boil Gravity: 1.059
Efficiency: 60% (brew house)

STATS:
Original Gravity: 1.080
Final Gravity: 1.018
ABV (standard): 8.08%
IBU (tinseth): 28.27
SRM (morey): 6.38

FERMENTABLES:
1000 g - German - CaraHell (15.6%)
400 g - German - Pale Wheat (6.3%)
5000 g - pilsen agrária (78.1%)

HOPS:
15 g - Magnum, Type: Pellet, AA: 14, Use: Boil for 60 min, IBU: 23.42
20 g - Hallertau Mittelfruh, Type: Pellet, AA: 6, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.85

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 64 C, Time: 80 min, Amount: 27 L
2) Sparge, Temp: 64 C, Amount: 7 L

OTHER INGREDIENTS:
500 g - honey, Time: 5 min, Type: Other, Use: Boil

YEAST:
Fermentis / Safale - Safbrew - General/Belgian Yeast S-33
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 77%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 15 - 23.89 C
Fermentation Temp: 18 C
Pitch Rate: 0.35 (M cells / ml / deg P)

NOTES:
Adição mel aos 5 min finais de fervura

Generated by Brewer's Friend - http://www.brewersfriend.com/
Date: 2014-06-09 14:24 UTC
Recipe Last Updated: 2014-06-09 14:21 UTC

O trigo eu resolvi acrescentar pq eu ainda tenho em casa um pouco e para dar uma segurada na espuma ao invés de usar aveia.
 
É o certo seria, mas já sem o trigo já estava batendo em 1076.
Como é BIAB, a eficiência é menor, então acho que vou assim mesmo.

Qualquer coisa eu corrijo na quantidade de água durante a fervura.
 
Então, hoje a leva não deu muuuuuito certo não. Era pra ser uma brassagem dupla, 20 litros dessa belgian na panela elétrica e 5 litros de uma "hop pepper dunkel weizen" na panela pequena no fogão.

Primeiro a furadeira que eu tinha não girava no sentido horário pra usar no moedor.
Depois meu sócio trouxe outra que queimou. Saiu pra comprar uma nova e levou mais de uma hora pra voltar. Nessa eu moi o malte na mão.

Fora isso, acabou a água (por sorte voltou antes da fervura acabar, mas atrasou um monte a limpeza das coisas).
Acabou o gás do fogãozinho do rancho no meio da brassagem pequena, troquei pro fogão da cozinha da sogra, sorte que ela não estava...

No final das contas, era pra eu ter um mosto de 1,078 de OG e deu só 1,062 depois de ter estendido um pouco a fervura (20 min). A eficiencia foi muito baixa. Não sei se foi a moagem, pq o resto foi o de sempre, mostura a 67 graus, 80 min, recirculaçao constante, com 25 litros de água mais sparge de 7 litros a 65.

Fazendo essa receita de novo no beersmith (versão velha) acho que o erro tá no brewersfriend que está dando um valor de OG bem mais alto. No beersmith, essa exata quantidade deu uma OG estimada de 1.066, não tão longe do que eu esperava. Agora não sei em quem eu confio.

Alguém consegue montar essa receita de novo no beersmith com eficiencia de 65% pra eu tirar a prova real?

Inoculei o fermento a 26 graus depois de reidratado, limpei as coisas (que demorou p/burro e voltei pra casa)

Duas brassagens ao mesmo tempo, só quanto tiver resto de malte (que eu não pretendo ter mais tao cedo)
 
Ó qq deu no BS:

Type: All Grain
Date: 21/6/2014
Batch Size: 20,00 L
Brewer: FRK
Boil Size: 28,08 L Asst Brewer: PEdro
Boil Time: 60 min Equipment: eBIAB
Taste Rating(out of 50): 35,0 Brewhouse Efficiency: 60,0
Taste Notes:

Ingredients

Amount Item Type % or IBU
5,00 kg Pilsner (Weyermann) (1,7 SRM) Grain 73,5 %
1,00 kg Carahell (Weyermann) (13,0 SRM) Grain 14,7 %
0,30 kg Wheat Malt, Ger (2,0 SRM) Grain 4,4 %
15,00 gm Magnum [14,00%] (60 min) Hops 25,9 IBU
20,00 gm Cascade [5,50%] (5 min) Hops 2,7 IBU
0,50 kg Honey (1,0 SRM) Sugar 7,4 %



Beer Profile

Est Original Gravity: 1,066 SG
Est Final Gravity: 1,017 SG
Estimated Alcohol by Vol: 6,4 %
Bitterness: 28,6 IBU Calories: 90 cal/l
Est Color: 7,0 SRM Color: Color
 
Já descobri meu erro... burro.
Foi no brewersfriend mesmo, tinha um campo que eu não selecionei ao adicionar um custom fermentable que era o malte da agrária. Lá tinha que coloca o o valor de PPG e Lovibond do malte, isso estava ok. Mas esqueci de dizer que ia colocar ele no mash aí o sistema fez a conta toda errada...

Agora sim, a OG estimada ficou nos 1.060 que eu consegui.
Ainda assim a eficiencia não foi aquela coisa toda pq eu tive menos água mas enfim...

Bem que eu vi que tava muito High Gravity pra pouco malte (6,3 kg)
 
Ahhh, a cor ficou linda, um dourado animal, bem limpa sem turb algum.
O cheirinho de mel tb ficou bem legal.
 
Hoje no quarto dia de fermentação fui dar uma olhada. O airlock (daquele em S) estava vazio, todo o iodo tinha vazado pra fora sujando a tampa... A fermentação deve ter sido vigorosa.

Atenuou pouco (densidade 1.019) e ao colocar mais líquido deu pra ver que tem ainda atividade no airlock.

Esta ficando boa, mas sem o aroma de mel, esse sumiu.

Vou deixar duas mais 10 dias a 18 e mais uma semana a 1 e depois vou envasar.
 
Nos dê notícia de como ficou. Vou fazer minha primeira leva em breve, e optei pelo msm estilo!

Prost!
 
Amanha eu vou dar mais uma olhada como ela está. Como eu deixo as tralhas na casa da minha sogra, que é na cidade que eu trabalho, só posso ver de vez em quando...

Mas estou com bons pressentimentos dessa cerva...
 
Tomara que não mas em geral o olho da sogra provoca muitos off flavors e estraga tudo![emoji16]
 
A minha sogra é sussa! Não da pra reclamar... E o bom é que eu pago módicos 20% da produção pelo espaço... Mas como nem ela bem meu sogro bebem cerveja, fica pra min mesmo...
 
Grande Victor, a tua sogra tem acessado rotineiramente o HOMEBREWTALK???? (rapaz, descobri onde é a interrogação deste mardito)...rsrrs
 
Gente, fui lá dar uma olhada hj pra ver como está.
FG 1.016 medida com refratometro (já comprei um densímetro, não ta dando pra confiar muito).

Não tem sinais de contaminação mas não foi uma das melhores cervas que eu fiz até hoje... Não está ruim mas tb não ficou o bixo.

Acho q ela está muito nova pra avaliar... Só tem 1 semana e meia de fermentação a 18 graus. Como não tem ng na casa da minha sogra, não quis arriscar colocar a lâmpada no freezer pra aquecer até os 22...

Enfim, acho que vai ficar boa, não vai ser a melhor representante do estilo mas vai ficar interessante.
 
Às vezes melhora com a maturação.. Quem sabe se deixar um pouco mais nessa fase..?
 
Hoje foi dia de engarrafar e de testar o mini densímetro... FG de 1.022 já com a correção (deu 1.023 medido a 6 graus)

Atenuou muito pouco, mas não sei dizer por que. Ficou 7 dias a 18 graus na primária mais outros 7 a 18 tb na secundária e ai então 10 dias a 1 grau pra clarificação...

O gosto, como eu disse não ta ruim, mas tb não é a melhor leva que eu já fiz...

Não tinha nenhum sinal visível de contaminação, um líquido dourado, límpido, lindo...

Mas sem o sabor que eu esperava...o mel, se perdeu...da pra notar um gostinho de álcool mas nada muito pronunciado...

Eu não sei se eu estava sugestionado a encontrar, mas senti um fundinho ácido... Meu sócio na leva não sentiu mas concordou comigo que não foi a melhor que a gente já fez...

Não foi a pior mas a melhor tb não foi...

Enfim, imaginei mesmo que ela ia ficar mais seca, por conta da adição no mel na fervura mas o resultado não meu agradou muito não...

Outra coisa que eu notei foi uma leve atividade no airlock quando tirei o fermentador do freezer, mas imagino que seja só decorrente da expansão por conta do aumento de temperatura...

Bem só queria compartilhar com vocês... Abraços!
 
Amigo, qual o motivo do mel aos 5 minutos finais da fervura? É pelo mesmo motivo que se usa açúcar (diminuir a sensação do corpo e aumentar a drinkability)?

Em Porto Alegre, onde eu encontro o Carahell, Carared, etc? Vejo muitas receitas na internet que usam esses maltes. Na WE tem só Cara Ruby, Cara Gold e Cara Blond ... Não são os mesmos, né?
 
A receita original levava 500g de açúcar cristal, mas resolvi mudar pro mel... O intuito era o mesmo mas queria tentar preservar um pouco do aroma do mel...

Agora, a sua pergunta sobre os maltes, não faço a menor ideia onde vc pode encontrar em Porto Alegre... Sou de Joinville e compro tudo com um fornecedor daqui, não tenho como te ajudar.

Sugiro que você poste essa dúvida em algum tópico específico para manter as coisas organizadas.

Na internet ta cheio de tabelas de relação de maltes, o que substitui ou pode substituir um ou outro... Da uma caçada...
 
A receita original levava 500g de açúcar cristal, mas resolvi mudar pro mel... O intuito era o mesmo mas queria tentar preservar um pouco do aroma do mel...

Agora, a sua pergunta sobre os maltes, não faço a menor ideia onde vc pode encontrar em Porto Alegre... Sou de Joinville e compro tudo com um fornecedor daqui, não tenho como te ajudar.

Sugiro que você poste essa dúvida em algum tópico específico para manter as coisas organizadas.

Na internet ta cheio de tabelas de relação de maltes, o que substitui ou pode substituir um ou outro... Da uma caçada...

Bacana ... Depois nos avisa se ficou alguma coisa do aroma do mel.
 
Back
Top