Sanitização com iodophor

Discussão em 'Sanitização' iniciado por jdeiro, 5/7/13.

1. 8/3/17 #141

jfmoretti

jfmoretti

jfmoretti

Active Member

Afiliado:
    3/10/16
    Curtidas Recebidas:
    12
    Venho utilizando PAC200 desde o início, nas proporções do fabricante e do Lamas (onde comprei).Num balde coloco primeiro o pó e depois encho com jatos fortes da mangueira d'água. Dissolve tudo. Depois de algum tempo (1 hora) coloco as garrafas lá dentro, que ficam cheias da solução. Como não cabem todas, encho as restantes com a solução. Depois de uns 20 minutos esvazio-as ou encho outras, que sobraram, com a mesma solução. Depois esvazio-as e ponho no escorredor para uso imediato. As tampinhas também ficaram no PAC200. Tenho usado também álcool 70 para quase tudo: para o balde fermentador (já limpo), colheres e utensílios são borrifados, torneirinhas (dentro e fora) e mangueiras (até as usadas nos cilindros de O2 e CO2) encho-as com álcool 70. Após o freezer limpo, passo em todo ele uma esponja embebida nessa álcool. Logicamente, tudo limpo anteriormente. Uso o PAC200 somente para sanitizar as garrafas. Tem dado certo. Só agora que montei um chiller contra fluxo, aproveitando o antigo de alumínio, é que não sei como sanitizar. Por enquanto limpo antes a após o uso com água fervendo, por uns 10 minutos. O PAC200 só para as garrafas é show de bola, sem espuma, sem odor e sem cor. Ainda não usei Iodofor (nem sei se pode pro chiller de alumínio). Pro pessoal que está com problemas, aconselho o PAC200 e continuem com o Iodofor para outras sanitizações. Com limpeza bem feita e álcool 70 tô mandando bem, por enquanto................

2. 8/3/17 #142

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    10
    Pessoal uma duvida... Onde armazenar o frasco??? Geladeira?? Temperatura Ambiente?

3. 15/3/17 #143

Cienfuegos

Cienfuegos

Cienfuegos

Member

Afiliado:
    1/3/17
    Curtidas Recebidas:
    3
    No meu curso de cerveja caseira realizado há algumas semanas fui instruído a utilizar uma solução de alcool 70 + iodofor para sanitização.

Ao entrar nesse tópico para tirar as dúvidas quanto à concentração dessa solução, vi que a maioria aqui utiliza somente água + iodofor.

Há algum prejuízo em se utilizar álcool 70 ao invés de água?

4. 16/3/17 #144

Partala

Partala

Partala

Well-Known Member

Afiliado:
    28/4/16
    Curtidas Recebidas:
    18
    Nenhum prejuízo, apenas sai um pouco mais caro para fazer a sanitização!

É uma tecnica que muitos utilizam para evitar a espuma criada pelo iodo quando utilizamos um borrifador. Apenas fique atento a concentração da solução de iodo livre. 12,5 ppm de iodo livre já é o suficiente para uma boa sanitização e não deixar resíduos na cerveja.

Recomendo esta leitura http://cervejarte.org/blog/2009/07/20/sanitizando-com-iodofor-ou-acido-peracetico/ nela ja consta uma calculadora para ajudar na conta da concentração. Abraço!

Cienfuegos curtiu isso.
  5. 16/3/17 #145

tiefensee

tiefensee

tiefensee

Well-Known Member

Afiliado:
    13/10/14
    Curtidas Recebidas:
    307
    O problema do álcool é que ele não pode ser aplicado em qualquer superfície. Ele resseca e quebra acrílicos e borrachas.
    Não é indicado utilizar em enchedores de garrafa, auto sifões e o'rings de post mix, por exemplo...

Partala curtiu isso.
  6. 16/3/17 #146

Souza

Souza

Souza

Well-Known Member

Afiliado:
    7/7/16
    Curtidas Recebidas:
    22
    Correto. Perdi um enchedor de acrílico por causa do álcool. Agora só iodophor com água e o álcool uso pra limpar as mãos.

Partala curtiu isso.
  7. 16/11/17 #147

silvanocastro

silvanocastro

silvanocastro

New Member

Afiliado:
    13/4/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa tarde pessoal;

Uma pergunta, o Biofor geralmente vendido possui em sua composição:

Cada 100ml contêm:
    Concentrado de Iodophor....11,25g
    Ácido Fosfórico....15,00g
    Veículo q.s.p ..... 100,00 ml

mas achei aqui na minha cidade um iodofram com composição:

Concentrado de Iodophor....2,6g
    Veículo q.s.p ..... 100,00 ml

Ele não possui o Ácido Fosfórico, ele tem alguma utilidade que seja necessário a presença dele?

Muito obrigado;

8. 26/12/17 #148

gnucci

gnucci

gnucci

Member

Afiliado:
    5/12/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Coloquei iodorphor no air lock do balde de fermentação e no dia seguinte ele ficou transparente... alguém saberia dizer o motivo??

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

9. 26/12/17 #149

ricardo

ricardo

ricardo

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    72

Solução de Iodo presente neste Airlock não existe mais - eu normalmente uso álcool 70 ali.

Sent from my iPhone using Tapatalk

10. 26/12/17 #150

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    10
    Mas o álcool 70 também não vai evaporar?

11. 27/12/17 #151

damigol

damigol

damigol

Well-Known Member

Afiliado:
    13/9/17
    Curtidas Recebidas:
    13
    A solução de Iodo vai perdendo a cor quando perde as propriedades dele. Guardando em geladeira ela dura mais tempo. Geralmente uso no Blowoff e ela mantém a cor até o final.

12. 6/2/18 #152

Chacal

Chacal

Chacal

Active Member

Afiliado:
    27/1/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Tbm sou de fortaleza. Existe algum local aqui em fortaleza que vende insumos?

13. 6/2/18 #153

eduatletico

eduatletico

eduatletico

Well-Known Member

Afiliado:
    30/10/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Tem a BrewLab Insumos

14. 6/3/18 #154

FelGuara

FelGuara

FelGuara

Well-Known Member

Afiliado:
    18/4/17
    Curtidas Recebidas:
    11
    Amigos, boa tarde.
    Comprei um frasco do Kalyclean s 390 e lendo o rótulo me deparei com duas questões.
    Primeiro que na composição descrita no rótulo não consta iodo, ao menos especificamente.
    Segundo que a validade informada é de apenas 8 meses após a fabricação.
    Este post de 2013 aí relata a utilização de iodofor por anos.
    Esta validada é "válida" rrsrsrs, ou formalidade a ser cumprida pelos fabricantes?
    Grande abraço.

15. 7/3/18 #155

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    395
    O iodo é volátil, principalmente quando mais dissolvido. A validade é até onde o fabricante se compromete em ter o que diz entregar.

Minha experiência prática diz que dá para usar um pouco mais. o meu cheguei a usar por quase 12 meses com sucesso (ou melhor, sem contaminações) mas descartei boa parte por conta de que ele começou a ficar cada vez mais viscoso (provavelmente por evaporação do solubilizante) o que poderia comprometer a correta preparação do sanitizante.

Na boa, é tão prático usar o iodofor e é tão barato que vale mais a pena seguir minimamente as indicações de validade. Cada vez que faço uma solução (para brassagem ou envase) vou logo de 20l para jogar todo o equipamento dentro.

FelGuara curtiu isso.

Compartilhe esta Página