Risco de explosao

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

deivisfontes

Member
Joined
Mar 27, 2017
Messages
8
Reaction score
0
ola amigos do grupo
tenho pesquisado bastante sobre priming e o risco de a garrafa explodir, em alguns casos quando percebe-se uma carbonatação excessiva o recomendado é colocar na geladeira para estabilizar a pressao, minha duvida é a seguinte:
existe algum risco de a garrafa explodir ao abrir?
pela lógica a tampa alivia a pressao evitando isso, estou certo?
 
Se coloca na geladeira não para estabilizar, e sim para parar a fermentação e a geração de mais CO2 e pressão.

A explosão ocorre por ruptura dá garrafa por conta das pressão excessiva. Gelada não haverá aumento da pressão, portanto pouco risco de explodir.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Se coloca na geladeira não para estabilizar, e sim para parar a fermentação e a geração de mais CO2 e pressão.

A explosão ocorre por ruptura dá garrafa por conta das pressão excessiva. Gelada não haverá aumento da pressão, portanto pouco risco de explodir.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

E tb quanto menor a temperatura, menos pressão na garrafa...

Tem que tomar cuidado se for transportar essas garrafas ou dar pra alguém, pois se o peão deixá-la fora da geladeira, pode voltar a refermentar, além de subir a pressão e estourar...
 
ola amigos do grupo
tenho pesquisado bastante sobre priming e o risco de a garrafa explodir, em alguns casos quando percebe-se uma carbonatação excessiva o recomendado é colocar na geladeira para estabilizar a pressao, minha duvida é a seguinte:
existe algum risco de a garrafa explodir ao abrir?
pela lógica a tampa alivia a pressao evitando isso, estou certo?

Dá uma lida nesse post: http://brejadobreda.blogspot.com.br/2010/11/desmistificando-o-medo-do-priming.html
 
Sempre miro em 7g/l e nunca tive garrafa explodindo. Mesmo depois de 2 semanas em temperatura ambiente. Minha única garrafa que quebrou foi porquê estava no porta malas e eu passei voando em uma lombada. Se fizer o priming direitinho acho que não tem que ficar nesse terror.
 
Garrafas que explodem costumam ser as que já tinham alguma fissura ou rachado invisível e olho nu, já tinham uma avaria prévia. Tratando-as bem, sem jogar dentro da grade, nem jogar dentro da pia ou coisa do tipo, é difícil ter algum caso de explosão... Esses dias conheci um rapaz que as vezes faz primming com 9g/L (!) e rola tudo tranquilo.

Uma vez, uma garrafa de uma Extra Foreign Stout de uma leva minha explodiu dentro da geladeira, estava na prateleira de cima junto com a leva inteira, a pressão foi tamanha que a porta da geladeira abriu, todas as garrafas cairam e eu perdi a leva toda, 16 garrafas reutilizadas de 600ml... Foi foda. O lado bom é que os cheiros maravilhosos de café torrado e chocolate ficaram na garagem por 1 semana. Nessa leva usei 6g/L.
 
além do priming, existem outros fatores que podem levar à explosão. Os dois principais, depois do erro no priming, são contaminação e fermentação incompleta. Concordo que colocar a cerveja na geladeira reduz bastante o risco de explosão, mas se a garrafa já estiver numa pressão muito alta você pode sim explodí-la ao abrir. Isso já aconteceu comigo ao tomar a cerveja de um amigo, mas felizmente só arrebentou a parte do gargalo.
 
Só pra constar: pra seguir recomendações que atendam ao estilo, o priming de alguns tipos de cerveja levaria 8/9g/l (como pra saison) até 12g/l ou mais, pras weizen.

Leiam o artigo do Breda que o amigo ai em cima recomenda e também procurem por tabelas e calculadoras de carbonatação por estilo. Vcs vão entender que esse papo de não passar de 7g/l é balela.
 
perdi 5 litros de uma stout, garrafas mal sanitizadas, excesso de primming (nao tinha balanca no dia), era cada bomba, que dava pra ouvir do outro lado da rua kkkkkkk
 
Back
Top