Ricardo Bertoncello - São Lourenço do Oeste/SC

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 14, 2013
Messages
5
Reaction score
5
Sou cervejeiro caseiro desde o final de 2009 e agora estamos em fase final de implantação e registro no MAPA de uma microcervejaria em São Lourenço do Oeste - SC.

Iniciei as produções fazendo 20 litros por batelada, depois passei para 40 litros, depois 300 litros e agora estou fazendo 400 litros por batelada.
 
Sou cervejeiro caseiro desde o final de 2009 e agora estamos em fase final de implantação e registro no MAPA de uma microcervejaria em São Lourenço do Oeste - SC.

Iniciei as produções fazendo 20 litros por batelada, depois passei para 40 litros, depois 300 litros e agora estou fazendo 400 litros por batelada.

que legal. Que tipos de brejas vc produz?
Que equipamentos usa?
Conte para a gente como foi aumentando a sua produção, foi interesse do povo que conheceu as suas brejas e começou a pedir?
 
que legal. Que tipos de brejas vc produz?
Que equipamentos usa?
Conte para a gente como foi aumentando a sua produção, foi interesse do povo que conheceu as suas brejas e começou a pedir?

david_jr, começamos a fazer cerveja eu e o meu irmão em 2009 na casa dele em Vitorino-PR depois que ele assistiu um documentário no Discovery sobre produção de cerveja e homebrewers nos EUA. Compramos um equipamento de 20 litros e começamos as produções. As duas primeiras foram para o ralo.

Depois conheci o pessoal da Bodebrown de Curitiba e fiz um curso de produção na panela. A partir daí as coisas começaram a melhorar e a terceira leva ficou bem boa.

Decidimos aumentar para 40 litros depois de um dia de produção em que começamos às 9h da manhã e terminamos no final de tarde. Levamos 18 litros de cerveja para o fermentador e quando terminamos a faxina verificamos que havíamos bebido 15 litros de cerveja naquele dia. Resultado: a produção de 20 litros não tava mais dando conta.

Depois disso fizemos várias produções no equipamento de 40 litros até que o meu irmão se mudou para o RS. Eu trouxe então o equipamento para São Lourenço do Oeste - SC, onde moro, e comecei a produzir aqui. Outros sete amigos se interessaram pelo assunto e tivemos que aumentar a produção novamente. Aí decidimos que iríamos aumentar para 300 litros e que daríamos um enfoque comercial ao negócio. Abrimos empresa e compramos o equipamento. Agora estamos em fase final de implantação e solicitando o registro no MAPA. Em breve deve sair.

O aumento de 300 litros para 400 litros se deu pelo fato que compramos fermentadores de 500 litros de capacidade total. Consigo fermentar até 400-420 litros neles. Só que minha panela de fervura tem capacidade de 335 litros. Então fazemos o mosto mais concentrado e diluímos com água fervida antes de inocular o fermento.

Quanto aos estilos, solicitamos o registro com duas receitas: irish red ale e english brown ale. Pretendemos trabalhar com cervejas da escola inglesa de cervejas ale. Vem por aí uma pale ale, ESB e english IPA.
 
Bom dia Ricardo, tudo bom?

Parabéns pela iniciativa, e desejo muito sucesso no negocio, tenho planos parecidos com com seu, mas para o futuro, e com cervejas diferenciadas do mercado(stout, wieiss, pilsen, ...)

Vocês pretendem engarrar elas? Caso sim, pretendem vender para empórios ou algo do gênero?

Grande abraço.
 
Bom dia Ricardo, tudo bom?

Parabéns pela iniciativa, e desejo muito sucesso no negocio, tenho planos parecidos com com seu, mas para o futuro, e com cervejas diferenciadas do mercado(stout, wieiss, pilsen, ...)

Vocês pretendem engarrar elas? Caso sim, pretendem vender para empórios ou algo do gênero?

Grande abraço.

Sim, iremos engarrafar e vender em bares e lojas especializadas em cervejas. Assim que sair o registro eu aviso por aqui.

Grande abraço.
 
Quando engarrafarem, peço que entre em contato direto no meu e-mail por favor, estou com um projeto muito interessante para nossa região.

Grande abraço.

email: [email protected]
 
Quando engarrafarem, peço que entre em contato direto no meu e-mail por favor, estou com um projeto muito interessante para nossa região.

Grande abraço.

email: [email protected]

rfilippus, a nossa engarrafadora Mec Bier chega no dia 15/07. Anotei seu e-mail e vamos conversar a respeito do assunto com certeza.

As portas da cervejaria estão abertas para visitações. Quando quiser aparecer é só avisar.
 
rfilippus, a nossa engarrafadora Mec Bier chega no dia 15/07. Anotei seu e-mail e vamos conversar a respeito do assunto com certeza.

As portas da cervejaria estão abertas para visitações. Quando quiser aparecer é só avisar.

Blz, meu amigo Ricardo!

No final compraram qual envasadora? Mande notícias!
abs
 
Ricardo, meu nome é Agner e faço cerveja há 5 anos. Estou bem interessado em abrir uma empresa (nano) para poder vender minhas receitas, principalmente umas fruit bier que faço por aqui. Teria como postar umas fotos do teu equipamento e da sala. Quanto de espaço você tem? O investimento em infra, quais as exigências? Nos falta muita documentação nessa parte. Se uma pessoa como você pudesse criar um blog explicando isso iria ter com certeza milhares de acesso.
Aguardo as respostas, obrigado.
 
Ricardo, meu nome é Agner e faço cerveja há 5 anos. Estou bem interessado em abrir uma empresa (nano) para poder vender minhas receitas, principalmente umas fruit bier que faço por aqui. Teria como postar umas fotos do teu equipamento e da sala. Quanto de espaço você tem? O investimento em infra, quais as exigências? Nos falta muita documentação nessa parte. Se uma pessoa como você pudesse criar um blog explicando isso iria ter com certeza milhares de acesso.
Aguardo as respostas, obrigado.
 
Back
Top