Resfriamento de fermentador com parede dupla

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
bom dia estou acompanhado vcs a alguns dias acabei de comprar um fermentador parede tripla de 300 litros , pergunta !
eliougo...

Você usava um banco de 170L, qual era a potencia da sua condensadora para esses 170 litros ???

pois tenho uma caixa térmica de 200 litros com 23 metros de serpentina, qual seria aproximadamente a potencia dessa condensadora para o glicol chegar a -3°c na caixa e manter uma temperatura de 4ºc nesse fermentador de 300 lts ?? agradeço desde ja !
 
olá pedro... é uma condensadora de ar split de 12k... com gas r22.. melhor se fosse uma máquina que utilizasse r34. mas as unidades split me seduzem pelo fato de ser compacta, pronta para uso, sem gambiarras. ficam muito show a unidades, bem acabadas,,, quase pro.

use mangueira de ar automotivo... um pouco mais caro.... mas muito melhor, principalmente se vc não acoplar a unidade no tanque de frio, e nem precisa isolar com macarrão e fita aluminio.

se sua caixa é térmica bem isolada, nem precisaria de tanta serpentina, devem ser bem finas por serem tantos metros. mas uma unidade de 12k da conta tranquilo. não esqueça de tu tens que instalar um agitador( um motorzinho com eixo(inox, se não vai pro pau), com um travessa na ponta.
instalar um controlador externo(qualquer modelo serve), uma contatora com filtro(nuca usei o fullgauge, me disseram que ele não dá interferência, mas se der só um filtrinho(capacitor+resistor) e já ta sussa. se vc mantiver sempre gelada, o álcool se preserva, mas se desligar.. já era.. já perdi álcool pra ir ao japão.... evaporando da solução.... outra coisa.. por segurança.... adiciona um aditivo de radiador... nem é pela função dele e sim pela cor.... evitar acidentes por uso indevido da solução por alguém desavisado.
 
bom dia muito obrigado, tenho uma condensadora de 1 hp daquelas para câmara fria, praticamente nova vou usar ela pois pelo que andei conversando aqui com técnicos de refrigeração ela eh equivalente a uma condensadora dessa de ar de 18k vou montar ela e ver o que da, semana que vem posto resultados... valew :tank:
 
Athos, o seu projeto ficou muito bom cara!!!
Parabéns!!!
Estou pensando em fazer algo parecido, mas não entendo nada de refrigeração. Você acha qu eu conseguiria fazer seguindo esse seu projeto? Outra coisa, você gastou quantos R$ No projeto!?
 
Não lembro quanto exatamente gastei, pois já faz algum tempo.. mas é bem fácil de fazer um orçamento em qualquer loja de refrigeração, porque o projeto é muito simples e eles têm todo o equipamento. Inclusive, pra fazer a ligação do compressor e adicionar o gás você precisa de um técnico.. a menos que tenha o equipamento e licença pra comprar gás.
 
@athosrothen esse projeto é bacana, to pensando em fazer um esquema parecido... vc comprou as peças na frigelar e pediu lá mesmo na hora que montassem pra vc, fizessem as soldas, etc?

Abraço
 
Comprei o compressor e condensador na Frigelar. Os canos, conexões, frisador (acho que é esse o nome daquele negócio pra abrir a boca do cano pra encaixar a conexão de gás) eu tinha em casa de uns rolos com uns splits que fiz.

Os espaguetes comprei em outro lugar (veja a dica do Guenther sobre as pretas mais eficientes). Um amigo fechou o sistema pra mim (soldas e gás). Não sei se a Frigelar faz esses projetos pequenos, mas qualquer técnico de refrigeração ou casa de conserto de ar/geladeira faz pra vc. Diz que você quer a água entre 0 e 5 graus. Não pode ter muito gás senão congela a água.

Se fosse somar tudo acho que gastei uns R$ 400. Se parar pra pensar não vale muito a pena, porque dá pra comprar uma geladeira num Bric por esse valor e colocar o fermentador dentro. :)

Abraço,
Athos
 
Comprei o compressor e condensador na Frigelar. Os canos, conexões, frisador (acho que é esse o nome daquele negócio pra abrir a boca do cano pra encaixar a conexão de gás) eu tinha em casa de uns rolos com uns splits que fiz.

Os espaguetes comprei em outro lugar (veja a dica do Guenther sobre as pretas mais eficientes). Um amigo fechou o sistema pra mim (soldas e gás). Não sei se a Frigelar faz esses projetos pequenos, mas qualquer técnico de refrigeração ou casa de conserto de ar/geladeira faz pra vc. Diz que você quer a água entre 0 e 5 graus. Não pode ter muito gás senão congela a água.

Se fosse somar tudo acho que gastei uns R$ 400. Se parar pra pensar não vale muito a pena, porque dá pra comprar uma geladeira num Bric por esse valor e colocar o fermentador dentro. :)

Abraço,
Athos

Hum, é verdade... mas pensei em reduzir um pouco a ocupação do espaço, o meu é bem curto.

Valeu pelas dicas.
 
Tenho o mesmo fermentador, fiz o isolamento térmico com manta térmica emborrachada. Comprei na dufrio R$ 50,00 metro quadrado. Segue a foto de como ficou.
.


Boa tarde Alexandre,
Estou começando a fazer um fermentador, porém com keg, mas estou querendo enrolar uma serpentina em volta ligada à uma unidade condensadora. Conversando com quem trabalha com refrigeração aqui na minha região, me foi dito que daria pra fazer colocando uma folha de zinco em volta e preenchendo o espaço entre a folha e o barril com poliuretano, envolvendo a serpentina. No entanto, acho o acabamento da folha de zinco bem feinho... Saberia me dizer qual a espessura da manta que usou? Sabe se colaria na folha de zinco ou se daria para colá-la direto no poliuretano depois de "seco"? Pesquisei no link que você postou, mas acho que os caras não vendem mais. Teria algum outro lugar onde eu poderia encontrá-la ou uma especificação para que eu possa pesquisar na internet? Estava querendo colocar também (talvez) uma resistência para poder aquecer, como o Guenter mencionou em um comentário acima, sabe se ela poderia ir em contato direto com a manta?
 
Que ideia genial essa.. Curti muito, mas fiquei aqui pensando. O gasto de energia usando liquido pra resfriar o fermentador eh maior que o de uma geladeira? Vejo que a geladeira se adapta bem por causa que isola bem a temperatura.
 
Show de bola seu projeto meu camarada, agora poderia trocar o sistema de contrafruxo para um chiller dentro do fermentador?? o que vc acha??
 

Attachments

  • Apresentação1.png
    Apresentação1.png
    114.4 KB · Views: 230
  • Slide1.PNG
    Slide1.PNG
    366.1 KB · Views: 222
Show de bola seu projeto meu camarada, agora poderia trocar o sistema de contrafruxo para um chiller dentro do fermentador?? o que vc acha??

Realmente o projeto é show.
A única zica é limpar a serpentina depois =(
Talvez seja mais fácil colocar ela pra ferver na panela, sendo o ideal uma serpentina de inox, para melhorar as condições de limpeza e sanitização.
 
Oi Tiago,

Perde sim. Essa foi a primeira questão que identifiquei no sistema. Outra questão relacionada é que passa muita luz. Consigo ver a cerveja através da parede, então não é bom principalmente pra IPA.

O sistema estava ligando a cada 30 minutos com variação de 1 grau que eu defini no termostato (16.5 a 17.5). Ficava ligado cerca de 3 minutos para abaixar aquele 1 grau. Então pelos meus cálculos o sistema estava ficando ligado cerca de 1h por dia. Apesar que a medição foi feita durante o início da fermentação, então tem o aquecimento interno também, porém notei condensação na parede externa.

Temporariamente coloquei uma espuma que eu tinha em casa, mas pretendo comprar uma manta térmica, daquelas de forro de casa, pra ter um isolamento melhor.

Abraço,
Athos
Bom dia amigo, show de bola seu sistema, vc colocou só agua no fermentador duplo, não corre o risco de congela?
 
Bom dia amigo, show de bola seu sistema, vc colocou só agua no fermentador duplo, não corre o risco de congela?

Boa noite Wolifer1,

Vou interferir na discussão compartilhando um pouco de meu conhecimento. Sugiro utilizar uma solução com no mínimo 30% de álcool na água, assim não terá o risco de congelamento, já fiz testes com concentrações baixas (ex. 10%) e acabou congelando.
É possível utilizar até mesmo álcool de posto de combustível, o problema é o odor que ele exala, então é um pouco complicado mantê-lo próximo da cerveja.
Um detalhe interessante é observar que a concentração do álcool disponível no mercado não é de 100%, então terá que ir adicionando na mistura um pouco a mais para garantir os 30% (por garantia deve-se medir com um alcoômetro esta concentração), assim como se utilizar álcool de supermercado, se o álcool for o 76 terá a mesma situação. Com o passar do tempo este álcool vai evaporando, então precisa-se ir repondo.
Enfim, sim, é interessante utilizar álcool+água, ou a parede dupla vai congelar sim.

Att, Raul Mäger
CEO - Indupropil
 
Bom dia pessoal.


Tenho um fermentador parede simples, mas gostaria de deixar ele com parede dupla. Existe essa possibilidade no mercado?


Obrigado.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
 
Boa tarde pessoal!

Tenho interesse em adquirir um fermentador de parede dupla da Indupropil. Queria verificar com o pessoal que já utiliza deste tipo de fermentador, se é um bom equipamento, se vocês já tiveram problemas com ele, se recomendam? As conexões tanto de extração de cerveja como de conexão do glicol são resistentes? Pergunto porque já tive problemas de rachadura em conexões de tanques de polipropileno (de outras marcas).

Desde já agradeço a opinião de vocês!

At
Joel
 
Se eu colocar um recipiente de cinco litros de glicol, dentro do congelador da geladeira, com um tic e uma bomba acionando, consigo gelar um fermentador parede dupla de 50 litros?
 
Back
Top