Resfriamento de fermentador com parede dupla

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelpiovesan1

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
99
Reaction score
40
Pessoal,

estou pensando em comprar um fermentador cônico, vi que a indupropil agora dispõem de fermentadores com parede dupla (http://www.indupropil.com.br/?.#!produtos/0,39306_fermentador-conico-com-parede-dupla-sem-pe), mas não tenho a mínima ideia de como instalar um sistema de refrigeração nele.
Como o espaço entre as paredes tem dois acessos, imagino que o mais lógico seria fazer um liquido refrigerante circular pelo espaço, mas acho este sistema meio complicado, vou precisar de um banco de liquido refrigerante, bomba, etc.
Pensei na possibilidade de enrolar uma serpentina no interior do espaço (vai ser meio complicado, mas acho que um tubo de alumínio seja flexível o suficiente para isto), liga-la diretamente a um compressor, e preencher o espaço entre as paredes com algum liquido (água+glicol). Acho que seria interessante também revestir o exterior com alguma manta isolante, assim haveria menos gasto de energia.
Alguém já viu algo parecido? Será que funciona?

Obrigado
 
Eu tenho um fermentador desses e uma bomba de água de 12v que circula a água muito bem. Pensei em fazer um chiller de contrafluxo onde circularia a água pela mangueira e um cano de cobre com gás refrigerado (pegar de um bebedor de água ou ar-condicionado velho) saindo e voltando para o fermentador.

Postei a idéia em uma lista, mas também não tive retorno. Fico pensando se o gás pelo cobre vai resfriar a água do chiller de forma eficiente..

Abraço,
Athos Rothen
 
Fiz o desenho pra tentar ilustrar melhor:
 

Attachments

  • refri.png
    refri.png
    8.9 KB · Views: 2,029
Fiz o desenho pra tentar ilustrar melhor:
Athos, certamente iria funcionar. Muitas chopeiras funcionam assim.

A questão é construir isso de forma que fique bom, pois esse chiller de contra-fluxo teria que ser feito todo em metal.

Abraço,
 
Legal Guenther. Baita dica. Então.. fui lá e fiz em cobre com revestimento de espuma. Comprei tudo na Frigelar. Compressor de 1/10 HP, cano externo de 1/2" e interno de 1/4".. material de ar-condicionado. Abaixou de 28 graus pra 15 em 30 minutos. Acho que vai dar certo.

Fiz uma cerveja agora pra testar. Em sua homenagem fiz uma Black Mamba IPA (10 litros). Estou colocando no fermentador a 17 graus e ligando o sistema. Vamos ver como se comporta. Testei anteriormente sem cerveja e foi tranquilo. Baixei até 12 graus sem problemas.

Taí as fotos. Não tirei fotos de todas as etapas, mas do que importa.

Depois eu posto os resultados.

Abraço,
Athos
 

Attachments

  • IMG-20140227-00544.jpg
    IMG-20140227-00544.jpg
    35.4 KB · Views: 3,382
  • IMG-20140227-00545.jpg
    IMG-20140227-00545.jpg
    39.3 KB · Views: 2,551
  • IMG-20140227-00546.jpg
    IMG-20140227-00546.jpg
    23.5 KB · Views: 2,532
  • IMG-20140227-00547.jpg
    IMG-20140227-00547.jpg
    41.4 KB · Views: 2,440
  • IMG-20140227-00549.jpg
    IMG-20140227-00549.jpg
    46 KB · Views: 2,303
Ah, faltou a foto da Black Mamba IPA. Aí vai!
 

Attachments

  • IMG-20140301-00558.jpg
    IMG-20140301-00558.jpg
    21.8 KB · Views: 1,832
Oi Tiago,

Perde sim. Essa foi a primeira questão que identifiquei no sistema. Outra questão relacionada é que passa muita luz. Consigo ver a cerveja através da parede, então não é bom principalmente pra IPA.

O sistema estava ligando a cada 30 minutos com variação de 1 grau que eu defini no termostato (16.5 a 17.5). Ficava ligado cerca de 3 minutos para abaixar aquele 1 grau. Então pelos meus cálculos o sistema estava ficando ligado cerca de 1h por dia. Apesar que a medição foi feita durante o início da fermentação, então tem o aquecimento interno também, porém notei condensação na parede externa.

Temporariamente coloquei uma espuma que eu tinha em casa, mas pretendo comprar uma manta térmica, daquelas de forro de casa, pra ter um isolamento melhor.

Abraço,
Athos
 

Attachments

  • IMG-20140303-00564.jpg
    IMG-20140303-00564.jpg
    22.1 KB · Views: 1,998
é. aí sim. agora é só tirar o edredom do enxoval que nunca foi usado e colocar o fermentador dentro do armario.
 
Athos, muito legal o projeto! É bom ter mais caras que pensam numa teoria, calculam, e botam em prática mesmo com os riscos de não dar certo.

Claro, tu ainda vais ter um belo trabalho eliminando perdas nesse teu sistema aí, mas já tá bem legal.

Isola as tubulações de água também, e se for comprar mais desses espaguetes para isolar tubos, compra os pretos, os "elastoméricos". Eles isolam melhor que estes de cor cinza.

Em breve vou começar a trabalhar num fermentador auto-refrigerado também, já estou com tudo comprado e pronto pra começar o projeto, mas vou fazer com um barril de inox de 50 litros com uma serpentina de cobre em volta com expansão de gás direto e isolamento térmico, etc, além de uma resistência elétrica flexível também em volta pra poder aquecer quando precisar.

Abraço,
 
Guenther,

Obrigado pela informação dos espaguetes. Eu não conhecia os "elastoméricos" e vou me informar.

Porém, agora que já estou com a fermentação em 10 dias notei que o que mais perde no sistema é realmente a parede do fermentador. Quando o sistema liga, o que está ocorrendo a cada 1h praticamente, o termostato sobe 3 décimos com a circulação da água de cima para baixo. Ou seja, o ideal seria ter o melhor isolamento possível para manter a água do fermentador resfriada o maior tempo possível.

Fiquei pensando em usar alguma coisa diferente de água, ou alguma mistura tipo fluído de radiador ou álcool com água. Sei que tem aqueles fluídos anti-congelante, mas será que aquilo também serve para desacelerar o aumento da temperatura?

Abraço,
Athos Rothen
 
Guenther,

Obrigado pela informação dos espaguetes. Eu não conhecia os "elastoméricos" e vou me informar.

Porém, agora que já estou com a fermentação em 10 dias notei que o que mais perde no sistema é realmente a parede do fermentador. Quando o sistema liga, o que está ocorrendo a cada 1h praticamente, o termostato sobe 3 décimos com a circulação da água de cima para baixo. Ou seja, o ideal seria ter o melhor isolamento possível para manter a água do fermentador resfriada o maior tempo possível.

Fiquei pensando em usar alguma coisa diferente de água, ou alguma mistura tipo fluído de radiador ou álcool com água. Sei que tem aqueles fluídos anti-congelante, mas será que aquilo também serve para desacelerar o aumento da temperatura?

Abraço,
Athos Rothen


Athos, não existe um fluído que "desacelera o aumento da temperatura", até porque tu precisa de troca térmica!

Os fluídos refrigerante servem para baixar o ponto de fusão da solução, uma solução de álcool acima de 35% já serve muito bem para temperaturas negativas, fora o fato de caso houver alguma contaminação com este fluido, não há toxidade.
Fluidos para radiadores fazem o contrário, aumentam o ponto de ebulição, mantendo a pressão interna do sistema, alguns produtos como o propilenoglicol faz as duas coisas, baixam o ponto de fusão e aumentam o ponto de ebulição, que não é o caso do álcool ;)

Qual fluido está utilizando no momento? Visto que pelo que entendi esta passando este fluído por um contra-fluxo, que deve estar a uns 18 graus negativos (expansão direta)....
 
Oi Thiago,

Imaginei que esses fluídos fossem pra evitar congelamento e fervura, mas não tinha certeza. Atualmente estou usando água pura. Pensei que um líquido mais denso pudesse fazer com que a troca de temperatura levasse mais tempo (claro que tem que ser algo que não mate a bomba). Obviamente seria tanto para aquecer quanto para esfriar, ou seja, o sistema de refrigeração levaria mais tempo pra refrigerar o líquido mais denso, mas eu tenho a impressão que seria mais vantagem do que ficar ligando frequentemente.

Mas pode ser bobagem minha.. talvez vale mais a pena investir em uma manta de revestimento bem eficiente e era isso.

Abraço,
Athos
 
Pensei que um líquido mais denso pudesse fazer com que a troca de temperatura levasse mais tempo (claro que tem que ser algo que não mate a bomba).

Athos, é o contrário disso na verdade, quanto maior densidade, maior condutividade. Basta pensar no que conduz mais, ar, água ou metal?
 
Tenho o mesmo fermentador, fiz o isolamento térmico com manta térmica emborrachada. Comprei na dufrio R$ 50,00 metro quadrado. Segue a foto de como ficou.
 

Attachments

  • 20140317_190933.jpg
    20140317_190933.jpg
    26.2 KB · Views: 1,342
Athos, é o contrário disso na verdade, quanto maior densidade, maior condutividade. Basta pensar no que conduz mais, ar, água ou metal?

Oi Tiago,

Realmente não faz sentido o que eu estava dizendo.. agora me caiu a ficha. O ideal então é ter um bom condutor e um ótimo isolamento externo para que o calor transferido seja somente o da parede interna e não externa também.

Abraço,
Athos
 
Tenho o mesmo fermentador, fiz o isolamento térmico com manta térmica emborrachada. Comprei na dufrio R$ 50,00 metro quadrado. Segue a foto de como ficou.

Oi Alexandre,

Parece muito bom! Valeu a informação. Esse isolamento é adesivo de um lado ou que você usou para colar ele no fermentador?

Abraço,
Athos
 
Não é adesivo, usei cola de contato... apliquei com um pincel deixei secar e depois colei... ficou bem colado. Abraços
 
muito legal o sistema, vou comprar alguns fermentadores estou pensando em copiar seu projeto, não encontrei pra vender esses fermentadores de parede dupla em lugar nenhum, me indiquem lojas que vcs compraram...minhas levas serão de 20 e 50l, estou pensando em comprar 2x25 e 2x50 de começo, fazendo esse esquema mas usando em dois fermentadores ou mais ao mesmo tempo terei eficiência? ...valeu galera abraços
 
Eu dei uma olhada nestes fermentadores de parede dupla, mas todos eles não possuem parede dupla no cone, que é justamente onde fica a maior parte do fermento e portanto, região onde estaria o maior aquecimento.

Funciona bem se resfriar somente no topo, como nas imagens deste post?
 
muito legal o sistema, vou comprar alguns fermentadores estou pensando em copiar seu projeto, não encontrei pra vender esses fermentadores de parede dupla em lugar nenhum, me indiquem lojas que vcs compraram...minhas levas serão de 20 e 50l, estou pensando em comprar 2x25 e 2x50 de começo, fazendo esse esquema mas usando em dois fermentadores ou mais ao mesmo tempo terei eficiência? ...valeu galera abraços

Talvez tenham tirado do site, mas manda um mail pra eles com referência a esse aqui e diz que tu gostaria do orçamento com parede dupla:

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,15826_fermentador-ppn-cerveja-25-lt-com-pe

Eu comprei dois e também to pensando em fazer o esquema passando a água resfriada em série pelos dois. Ainda não pensei muito sobre isso, mas a primeira dificuldade acho que é onde medir a temperatura do termostato, para evitar que o primeiro resfrie demais ou o segundo fique muito quente.
 
Eu dei uma olhada nestes fermentadores de parede dupla, mas todos eles não possuem parede dupla no cone, que é justamente onde fica a maior parte do fermento e portanto, região onde estaria o maior aquecimento.

Funciona bem se resfriar somente no topo, como nas imagens deste post?

No meu entendimento o calor sobe e o frio desce. Eu mantenho o termostato no fundo para tentar ter uma leitura mais homogênia e circulo a água resfriada de cima para baixo.

Além disso, metade do cone fica cheio com fermento, então não é muita área exposta. Clao, que no meu caso é um fermentador de 25L.

Pra mim funcionou surpreendentemente bem. O compressor aciona menos que comparado com a minha geladeira, quando colocava o fermentador nela.
 
Tenho o mesmo fermentador, fiz o isolamento térmico com manta térmica emborrachada. Comprei na dufrio R$ 50,00 metro quadrado. Segue a foto de como ficou.

Oi Alexandre,

Comprei e coloquei a manta hoje. A sua ficou muito boa cobrindo toda a altura. A minha coloquei só até a altura da torneira, mas achei muito bom também.

O que você usou na parte superior? Na foto não consigo ver se é uma fita (tipo isolante) ou alguma peça plástica. Achei muito legal pra melhorar o acabamento e também protejer no caso de derramar alguma coisa no momento de encher o fermentador.

Abraço,
Athos
 
Tô na automação do meu equipamento normal....... voltei a trabalhar nele porque consegui as últimas coisas que faltavam para a automação completa... aí a motivação voltou! :)
 
Tô na automação do meu equipamento normal....... voltei a trabalhar nele porque consegui as últimas coisas que faltavam para a automação completa... aí a motivação voltou! :)

Hehehe...Isso sim são boas falas!
Sucesso aí!
 
athosrothen,

Desculpe a ignorância, mas estou começando agora e montando meus equipamentos.

O que você fez foi uma unidade condensadora é isso ?
como esta aqui do link abaixo ?

http://www.jetfrio.com.br/unidade-condensadora.php

como seria todo o funcionamento deste equipamento no fermentador ?

Valeu,

Oi Lucas,

Isso mesmo. Comprei as partes separadas (compressor, condensador, capilar, termostato) e montei tudo. Como o fermentador tem uma camada externa pra circular água, eu usei uma bomba que circula a água através da serpentina que é um chiller de contra-fluxo e de volta para o fermentador.

Percebi agora que estou usando há um ano e estou muito satisfeito. Me poupou de comprar outra geladeira pra fermentação.

Abraço,
Athos Rothen
 
legal athosrothen,

vi que vc utilizou um equipamento de 1/10 HP,
vi também que existem condensadores prontos de 2,5 HP por exemplo.
um desses daria até pra fazer um cheller para o mosto em uma passada só.

seria isso mesmo ?
 
Isso, usei 1/10 que é o menor que existe e consigo baixar a temperatura interna a 4graus nos dois últimos dias quando quero clarificar. Talvez até baixasse mais, mas eu paro nos 4 pra nao ficar ligando o compressor toda hora e essa temperatura já atende a minha necessidade de clarificar com gelatina. Fica ótimo!

Sobre resfriar mostro teria que conversar com o técnico/empresa de refrigeração que vende o equipamento. Com certeza 2.5 HP é um compressor super potente, mas eu não entendo nada de refrigeração pra te dizer se isso é suficiente pra o que você está pensando em fazer. Não é um cálculo simples. Tem que fazer um mini-projeto, considerando o tamanho do chiller, a quantidade de gas, e muitas outras variaveis que nem faço idéia.

Desculpe por não ajudar muito, mas o que fiz foi muito mais simples. Meu sistema simplesmente recircula água e abaixa alguns poucos graus depois que a temperatura estabilizou. Para um sistema de resfriamento de mostro o buraco é bem mais embaixo. :) tem que ver se vale mesmo a pena.. parece um investimento alto.

Grande abraço,
Athos Rothen
 
Olá!
Estou prestes a montar um sistema de refrigeração no meu fermentador de 100L e tenho algumas dúvidas que, quem sabe, o pessoal aqui poderia me ajudar!
Estou em dúvidas quanto ao rendimento e desempenho dos seguintes sistemas abaixo:

O PRIMEIRO, uma unidade condensadora e sua serpentina com gás refrigerante enrolada externamente ao fermentador de parede simples de PLÁSTICO.

O SEGUNDO, com uma serpentina de inox mergulhada diretamente no mosto no fermentador e esta com líquido refrigerante o qual é bombeado de um banco de líquido frio que poderia ser um sistema de caixa térmica com unidade condensadora.


Já pensei num também com a serpentina da unidade condensadora mergulhada diretamente no mosto fermentando, mas aí ela teria que ser de inox. Seria isto possível??
 
ederufrgs, o meu é exatamente,,,, expansão direta com serpentina interna de inox, porém se eu tivesse que modificar, eu voltaria para banco de frio e usaria solução a 70% de álcool, como nas picoleteiras........
na expansão direta (mesmo circundando o corpo do fermentador), há um overshot muito grande e impossível de se controlar... pois mesmo controlando a expansão com uma válvula(usei capilar no princípio e foi pior ainda), o gás chegara a -10º tranquilamente, normalmente fica entre -15 a -20... imagina o tubo da serpentina a -10 em contato direto com a cerveja.
com um banco de frio a 70% vc consegue controlar o refrigerante com -5 e devido a perdas no transporte se consegue manter os -1 ou -2º que desejamos.

só ainda não voltei ao sistema original devido ainda não ter montado o evaporador para ser instalado no frizzer para poder manter as baixas temperaturas durante a circulação....
antes eu usei um banco com 170 l, porém não alcançava as baixas temperaturas e nem a manutenção das mesmas... estou me baseando em uma picoleteira que um amigo tem, que usa apenas 60 litros, porém com grande capacidade de frio.
 
olá, esse banco era para fermentação/maturação.... para o resfriamento pós fervura uso um contrafluxo com água natural e um de placas com água gelada...

meu fermentador tem a capacidade de 480lt, porém só fermento entre 200 e 300 lt.
 
Back
Top