Receita - Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Então gente, eu tava gostando da cerva mas resolvi nesse fds levar pra um amigo cervejeiro (da Dom Haus de araquari-sc) provar. E o cara gostou bastante... Bem acho que se um profissional curtiu, alguma coisa de boa tô fazendo heheheheh
Provou a do fermentador principal e a do turb, as duas aprovadas e sem diferenças perceptíveis. Cheguei a conclusão que nunca mais desperdiço o turb, sempre vou jogar no fermentadorzinho de 5l pra ver qq da.

Abraços!
 
Então gente, eu tava gostando da cerva mas resolvi nesse fds levar pra um amigo cervejeiro (da Dom Haus de araquari-sc) provar. E o cara gostou bastante... Bem acho que se um profissional curtiu, alguma coisa de boa tô fazendo heheheheh
Provou a do fermentador principal e a do turb, as duas aprovadas e sem diferenças perceptíveis. Cheguei a conclusão que nunca mais desperdiço o turb, sempre vou jogar no fermentadorzinho de 5l pra ver qq da.

Abraços!

Maravilha Luiz! Parabéns!!!...e eu achei a danada bonita.
 
Poderiam explicar isso de fazer blends???
Num entendi!

Ah cara, não era pra levar tão a sério o que eu disse...
Só brinquei porque ele vai fazer a mesma receita e fermentar de 3 formas diferentes. Cada uma delas vai ter um gosto diferente.
Misturando duas ou as três mesmo no copo, em proporções diversas, criariam resultados ainda diferentes, que talvez pudessem ou não ficar interessantes.
 
Minha weiss foi pro priming domingo passado, quero experimentar uma garrafa amanhã. Comecei ela bem junto com este tópico, depois posto a receita.
 
Pessoal, experimentei as danadas!!!
Não havia explicado então ai vai: O mosto foi feito com 4 kg de malte de trigo, 4kg de malte pilsen e 0,5kg de carared, 60 litros de água mineral. A OG foi de 1051, IBU 9, fermento foi inoculado a 20 graus e a fermentação ocorreu a 24 graus

A WB06 ficou do jeito que eu gosto, apesar de que te é sem gás, um sabor de cravo e banana muito legal FG 1011

Na verdade não era T58 e sim o Mangrove Jack's m27 (belgian ale). A atenuação foi absurda, 1003 de FG. O sabor ficou muito bom, completamente diferente do tradicional bem frutado e um apimentado muito discreto.

O Us 05 não ficou bom. A FG foi de 1011 também mas o sabor ficou estranho, ficou com sabor de pão

Ainda não fiz os blends... Talvez misturando da para salvar os quinze litros de pão...
 
Pessoal, experimentei as danadas!!!
Não havia explicado então ai vai: O mosto foi feito com 4 kg de malte de trigo, 4kg de malte pilsen e 0,5kg de carared, 60 litros de água mineral. A OG foi de 1051, IBU 9, fermento foi inoculado a 20 graus e a fermentação ocorreu a 24 graus

A WB06 ficou do jeito que eu gosto, apesar de que te é sem gás, um sabor de cravo e banana muito legal FG 1011

Na verdade não era T58 e sim o Mangrove Jack's m27 (belgian ale). A atenuação foi absurda, 1003 de FG. O sabor ficou muito bom, completamente diferente do tradicional bem frutado e um apimentado muito discreto.

O Us 05 não ficou bom. A FG foi de 1011 também mas o sabor ficou estranho, ficou com sabor de pão

Ainda não fiz os blends... Talvez misturando da para salvar os quinze litros de pão...

Muito legal Lisboa! Parabéns!

Resolvi começar meu primeiro post com a weiss pois é onde estou apanhando bastante!!:cross:

Quais são os fatores que podem contribuir mais para uma weiss não ficar muito ácida? O excesso de carbonatação ou o excesso de malte de trigo?

Tentei adicionar uma aveia na minha e coloquei ela no início da Alfa...

Sei lá ... a ceva ficou ácida e com um gostinho diferente que não soube diferenciar (tipo um leve remédio) acredito que possa a ser a aveia.

A minha intenção foi tentar dar mais corpo para ela mas o tiro saiu pela culatra.

Grande abraço a todos!
 
Reavivando o tópico... o q acham de usar lúpulo Saaz? To querendo fazer 3 experiências.... uma com WB-06, uma com Mangrove M20 e uma com Munich... todas fermentando com inicio em 18º e final 22ºC...
 
minha wit tah engarrafada e minha próxima leva sera uma weiss.. o tópico ajuda muito.

minha dúvida mesmo é se preciso colocar casca de arroz para não entupir na hora da filtragem?

Pergunto isso pois na leva de wit que fiz foi apenas 33% de trigo e o sistema ficou lento dimais, tipo muuuuito lento mesmo. chegando as vezes ter que revirar a cama de grãos para tirar a borra que estava impedindo que o mosto passasse para filtrar.
 
Boa tarde pessoal !

Qual a proporção de malte para uma weiss ? estou com uma receita de 2,0 kg de malte pilsen, 2,0 kg malte de trigo, 500 gr de malte defumado e 500 gr malte viena, além do fermento M20 da mangrove. Necessita fazer a rampa de temperatura com as variações ou pode manter apenas uma temperatura ?
 
Boa tarde pessoal !



Qual a proporção de malte para uma weiss ? estou com uma receita de 2,0 kg de malte pilsen, 2,0 kg malte de trigo, 500 gr de malte defumado e 500 gr malte viena, além do fermento M20 da mangrove. Necessita fazer a rampa de temperatura com as variações ou pode manter apenas uma temperatura ?



Primeiro, são quantos litros? 20?

A proporção de malte base e trigo tá ok.
O Viena vai dar uma cor sem trazer gosto do caramelo embora eu goste em alguma proporção. A melhor Weiss que eu fiz foi usando caramunich I.

A tua Weiss vai ser uma rauchweizen? Se não vai ser não tem por que usar o malte defumado. Se for, acho que 500g pouco pra dar aquela pegada no bacon.

Quanto as rampas de temperatura, vai depender do que tu queres, quer destacar o cravo, então pode ser interessante fazer uma rampa nos 42-45 e nos 52-55. Senão, toca 68 direto.

Quanto ao fermento, nunca usei, não posso opinar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
O BJCP 2015 indica que pelas leis alemãs, pelo menos 50% de trigo, podendo chegar até 70% em alguns casos.

Já fiz com 50% pilsen, 50% trigo, também já fiz fugindo do bjcp, quando coloquei 60% pilsen e 40% trigo.

Agora na última, resolvi dar uma escurecida na weiss, fugindo da cor palha (estilo paulaner), então usei as seguintes proporções: 49,5% trigo, 33% pale ale belga (experimento), 16,5% maris otter pale ale (experimento), 1% cara gold, com M20.

A ideia de usar o pale e maris otter é para experimentar mesmo, porque já fiz com pilsen duas vezes e está longe do gosto e aroma que busco. Agora estou com essa fermentando, semana que vem já tenho uma ideia do aroma e gosto.
 
Boa tarde pessoal !

Qual a proporção de malte para uma weiss ? estou com uma receita de 2,0 kg de malte pilsen, 2,0 kg malte de trigo, 500 gr de malte defumado e 500 gr malte viena, além do fermento M20 da mangrove. Necessita fazer a rampa de temperatura com as variações ou pode manter apenas uma temperatura ?

Eu sempre faço 15 minutos de pausa fenólica nas minhas a 45ºC...

A pausa proteica a 50ºC é desnecessária quando se usa somente cereais maltados...

Recomendo mosturar a 66ºC para essa levedura, pois não atenua tanto quanto o WB-06..

Nas minhas receitas utilizo 50% trigo 40% Pilsen e 10% Caramunich
 
Obrigado pelo retorno Frkleal. Tava pensando em 20 a 23 litros, será que 1,0 Kg de malte defumado ficaria bom. Quanto a fermentação tem que ser em temperatura baixa mesmo 14º a 15º e ir aumentando aos poucos 19º, 22º ?
 
Depende do quanto tu gostas de coisas defumadas e do aroma de bacon e linguiça.

A última rauch que eu fiz usei 2kg de malte defumado sendo 1 do malte de trigo defumado.

O aroma era bem presente . Ficou bem boa pro meu paladar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    69.6 KB · Views: 137
Pessoal, dando um feedback, fiz a minha weiss seguindo a orientação da mangrove, quanto ao uso do m20.

1. Pouca aeração
2. Low pitch rate
3. Alta temperatura (fiz 21C na primária e secundária)

Ao invés do malte pilsen usei a seguinte composição:

Quantidade: 25L

49,5% wheat blanc
33% pale ale
16,5% maris otter pale
1% cara gold (para dar cor, pois não queria uma weiss pálida)
1,5 pacote de M-20 Bavarian Wheat
50g hersbrucker 2,5% aa aos 60min (12,9 IBU)

Fermentei durante todo o tempo a 21C na primária e secundária, e fiz um cold crash de 2 dias.

Ficou com um aroma delicioso que lembra banana suave e nada enjoativo, sem aroma de cravo aparente, pois fiz a mostura a 64,5C por 75min, não fiz rampas. OG 1,053 FG 1,013

Gostei d+ do resultado, tanto que vou brassar outra igual, sem mudar nada.

segue foto:
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2016-10-29 at 12.46.08.jpeg
    WhatsApp Image 2016-10-29 at 12.46.08.jpeg
    131.1 KB · Views: 125
  • WhatsApp Image 2016-10-30 at 13.02.36.jpeg
    WhatsApp Image 2016-10-30 at 13.02.36.jpeg
    109.9 KB · Views: 133
Back
Top