Receita Saison a Trois - Invicta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorff

Active Member
Joined
May 28, 2015
Messages
39
Reaction score
5
Boa tarde amigos,


Alguem já tentou fazer clone da Saison a Trois da Invicta com 2 cabeças?

Li na internet que utilizam o lúpulo Motueka e sementes de coentro..

Alguem pode compartilhar a receita ou alguma coisa parecida?

Abcs
 
Boa noite pessoal.

Não tenho a receita e nunca tentei reproduzir, nos links tem algumas dicas do Bernardo Couto sobre o estilo e a cerveja.
https://groups.google.com/d/msg/acervacarioca/ne-nqmXVxPA/R5-2DxhTP_8J

http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-fazer-uma-saisonfarmhouse-ale/

Não vejo nada de muito especial na Saison a Trois que dificulte chegar em uma cerveja parecida ou até mais interessante que original.

Acho que o primeiro ponto é garantir um fermento apropriado para uma saison. Fora isso o resto parece simples, eu faria com Pilsen, um pouco de viena e uns 5% de trigo, talvez um pouco de açúcar ou mel para deixar mais seca. Brassagem focando corpo leve.
Se forem usar coentro ou outro tempero tomem cuidado para não exagerar.

Acho que é isso!
Abraços
Casado
 
Opa!!! Cervejeiros e entusiastas.
Acredito que eles utilizam mais malte trigo ... não é só 5% ... posso ta falando besteira, mas acho que fica ali perto dos 25%(não?). Minha mulher adorou essa cerva, um das saisons preferidas dela, por isso quero reproduzi-la ... mas to meio inseguro quanto a quantidade de cada malte, e na duvida principalmente na quantidade de acidulante.

Obrigado pelo retorno Erivaldo!
 
Opa!!! Cervejeiros e entusiastas.
Acredito que eles utilizam mais malte trigo ... não é só 5% ... posso ta falando besteira, mas acho que fica ali perto dos 25%(não?). Minha mulher adorou essa cerva, um das saisons preferidas dela, por isso quero reproduzi-la ... mas to meio inseguro quanto a quantidade de cada malte, e na duvida principalmente na quantidade de acidulante.

Obrigado pelo retorno Erivaldo!

@efernandes_m, talvez tenha bem mais malte de trigo mesmo, 5% foi uma sugestão minha para uma saison leve... com certeza dá pra extrapolar isso.
Sobre os maltes, não temos como saber a proporção que eles usam, eu prefiro manter bem básico para dar espaço para os aromas da levedura. Acho que com mais trigo e vienna acaba ressaltando um sabor/aroma um pouco mais doce.

Tem tempo que não bebo a Saison A Trois, não lembro dela ter uma acidez muito marcante, não acho que precise adicionar malte acidificado.
Lembrando que dependendo do fermento ele já deixa a cerveja um pouco mais acida, alem disso saison tem bastante gás o que ajuda a ressaltar um pouco a acides.

Boa sorte ai!
Abraços
Casado
 
Back
Top