Receita - Blonde Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Pessoal, acabei de comprar meus equipamentos para aumento das levas e ainda estou finalizando a aquisição de outros itens para melhorar a brincadeira!

Depois mando as fotos dos meus novos brinquedinhos!

Com isso, quero estrear um novo estilo e o escolhido desta vez é o Blonde Ale. No HBT gringo, achei uma receita que é a abaixo, o que vocês acham?

---------------------------------------------------------------------------

HOME BREW RECIPE:
Title: Blonde Ale Centennial Blonde
Author: Rodrigo Fonseca

Brew Method: All Grain
Style Name: Blonde Ale
Boil Time: 60 min
Batch Size: 30 liters (fermentor volume)
Boil Size: 40 liters
Boil Gravity: 1.030
Efficiency: 60% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.040
Final Gravity: 1.008
ABV (standard): 4.18%
IBU (tinseth): 21.58
SRM (morey): 4.09

FERMENTABLES:
5.4 kg - American - Pale 2-Row (82.4%)
0.45 kg - German - Vienna (6.9%)
0.35 kg - American - Caramel / Crystal 10L (5.3%)
0.35 kg - American - Carapils (Dextrine Malt) (5.3%)

HOPS:
10 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Boil for 55 min, IBU: 8.9
10 g - Centennial, Type: Pellet, AA: 10, Use: Boil for 35 min, IBU: 7.54
10 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 20 min, IBU: 3.86
10 g - Cascade, Type: Pellet, AA: 7, Use: Boil for 5 min, IBU: 1.27

MASH GUIDELINES:
1) Temp: 65 C, Time: 60 min
2) Temp: 75 C, Time: 10 min

YEAST:
Danstar - Nottingham Ale Yeast
Fermentation Temp: 15 C

---------------------------------------------------------------------------

O que vocês acham dessa receita? Esta levedura realmente combina com o estilo proposto? Existe alguma levedura líquida que case melhor com o estilo?

Obrigado, pessoal! :rockin:
 
Bom dia!

Na minha opinião, se tu quiser fazer mesmo uma Blond Ale, esses lúpulos nao cairiam bem pro estilo, pois, irá dar muito aroma e paladar cítrico.
Na questão do fermento, usaria o T-58 a 18°c. Aumentaria a quantidade de malte para ficar com teor alcoólico maior, digno do estilo.
 
Já fiz essa receita, esses lúpulos caem bem sim pois é uma Blonde Ale (18A) e não Belgian Blond Ale (25A), que aí sim usaria outros lúpulos e o T58 como o @MiguelRossi falou.

Fiz uma vez e achei muito maltada, o lúpulo tinha sumido. Então na segunda vez eu dobrei as adições de cascade no final para ficar mais equilibrada, gostei mais dela assim, não ficou nem perto de uma APA ou IPA obviamente, só ficou mais equilibrada e não tão focada no malte. Uso S-05.
 
Realmente, considerando o que diz o estilo, sua receita está meio fora. Fermento T-58 cai bem para o estilo, pois gera os aromas frutados característicos das cervejas belgas. Os lúpulos utilizados devem ser mais neutros conforme comentário anterior. O teor alcoólico está baixo também, sendo que pelo BJCP o indicado é entre 6 a 7,5%. Recomendo aumentar o malte base para aumentar esse valor, e manerar um pouco nos maltes especias. Outra coisa a considerar é o uso de candy sugar, muito utilizado nas cervejarias belgas.

espero ter ajudado :D
 
Pessoal, é um blonde ale (18A) e não uma belgian blonde ale(25A), o T58 não pode nem passar perto dessa receita!

Vou dar meus pitacos na receita:
Eu usaria o US-05 no lugar do Nottingham pra conseguir um perfil o mais neutro possível.
O malte vienna eu tiraria e deixaria apenas o caramel/crystal numa proporção maior (uns 12%).
E a temperatura baixaria de 65 pra 62.
 
só para fins de correção do meu comentário, pois considerei como uma Belgian Blond Ale a sua receita, pois nosso amigo Fagner acabou comentado ser uma receita de uma Blond Ale, o que acaba fugindo do meu conhecimento.
 
Já fiz essa receita, esses lúpulos caem bem sim pois é uma Blonde Ale (18A) e não Belgian Blond Ale (25A), que aí sim usaria outros lúpulos e o T58 como o @MiguelRossi falou.

Fiz uma vez e achei muito maltada, o lúpulo tinha sumido. Então na segunda vez eu dobrei as adições de cascade no final para ficar mais equilibrada, gostei mais dela assim, não ficou nem perto de uma APA ou IPA obviamente, só ficou mais equilibrada e não tão focada no malte. Uso S-05.

Pois é, me passei no estilo. Estamos falando de uma Blonde americana, mas mesmo assim ela é uma breja focada no malte, então, não deixaria o lúpulo tão evidente.
 
Bem, pelo jeito tá dentro do estilo mesmo. Existe alguma levedura líquida que vocês recomendam?

Tô querendo usar uma de teste desta vez!
 
Receita muito legal! Simples, seca e eficaz.
Se fosse para mudar algo, mudaria para um fermento de terminação bem seca e neutra (US05) e trocaria o Centenial pelo Citra (virei fã).
Ou ainda, manteria a receita como está, e separaria a fermentação em duas levas, deixando uma original, e a outra faria um dry hop com Citra na finalização.
 
Receita muito legal! Simples, seca e eficaz.
Se fosse para mudar algo, mudaria para um fermento de terminação bem seca e neutra (US05) e trocaria o Centenial pelo Citra (virei fã).
Ou ainda, manteria a receita como está, e separaria a fermentação em duas levas, deixando uma original, e a outra faria um dry hop com Citra na finalização.

É exatamente isto que estou procurando para estrear meu equipamento novo! =) Receita simples e eficaz!

Citra realmente é um lúpulo fantástico! O DH com ele fica sensacional...mas neste caso irei deixar para outra leva. Depois, quem sabe, posso separar em 02 levas, uma com DH único e outra com DH duplo!
 
Bem, meus caros, amanhã irei brassar com meu novo equipamento e mudei o fermento para o US-05. Já moí os grãos, fiz starter, e amanhã posto o resultado de tudo! Essa primeira será bem manual, mas minha intenção futura é automatizar um pouco mais o processo!

Além disso, não irei mais corrigir o pH da água haja vista que não estou gostando do resultado obtido nas minhas levas... :(
 
Brassagem feita! Tudo muito bem feito dentro do script! Tive uma eficiência de 80% desta vez! Moagem fininha e nenhuma pressa para executar o novo processo com novos equipamentos...
Ainda vou fazer este processo manual (fly sparge, recirculação manual) algumas vezes para , posteriormente, automatizar...além disso, foi a primeira vez que fiz um starter e ver o airlock borbulhando dá uma felicidade absurda! rs
Segue a foto realizada durante a fervura! :ban::ban::ban:
 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    183.7 KB · Views: 208
Parabéns pela brassagem e pelo equipamento novo.

Se seguiu a receita exatamente como estava no HBT fica tranquilo que vai ficar maravilhosa. Essa receita ganhou vários concursos nos EUA e tem 2 caras aqui do Paraná que também ja ganharam medalha na categoria Blonde Ale com ela, então a receita é equilibrada e muito boa.

É o tipo de cerveja perfeita para quem acha que cerveja artesanal tem que ser somente RIS ou IPA. Não é a toa que foi eleita a receita #1 do fórum.

Nos atualize como ficou. Eu já fiz com o Notty e quero testar com o US-05 da próxima vez.
 
Parabéns pela brassagem e pelo equipamento novo.

Se seguiu a receita exatamente como estava no HBT fica tranquilo que vai ficar maravilhosa. Essa receita ganhou vários concursos nos EUA e tem 2 caras aqui do Paraná que também ja ganharam medalha na categoria Blonde Ale com ela, então a receita é equilibrada e muito boa.

É o tipo de cerveja perfeita para quem acha que cerveja artesanal tem que ser somente RIS ou IPA. Não é a toa que foi eleita a receita #1 do fórum.

Nos atualize como ficou. Eu já fiz com o Notty e quero testar com o US-05 da próxima vez.

Pode deixar que atualizo sim! O Airlock já está bombando! Só tive que trocar o Cascade pelo Citra pq minha namorada ESQUECEU de trazer o Cascade que estava no congelador dela... :(
 
Bem, segue minhas impressões:

Cerveja com alta drinkability, boa retenção de espuma e bem equilibrada. Eu sinto uma certa doçura inicial e o aroma do lúpulo muito bem encaixado. Enfim, ficou muito boa mesmo, mas gostaria de testar a combinação com Cascade no lugar do citra!
 

Attachments

  • blond ale.jpg
    blond ale.jpg
    146.7 KB · Views: 214
Bem, segue minhas impressões:

Cerveja com alta drinkability, boa retenção de espuma e bem equilibrada. Eu sinto uma certa doçura inicial e o aroma do lúpulo muito bem encaixado. Enfim, ficou muito boa mesmo, mas gostaria de testar a combinação com Cascade no lugar do citra!

Rodfon, eu pretendo fazer esta cerveja também mas antes queria esclarecer algumas questões:
1-Na questão dos maltes, vc usou conforme a receita do primeiro post?
2-Trocou o lúpulo cascade pelo citra, gostaria de saber se vc usou os mesmos 10gr?
3-Quantos gramas de açúcar por litro no priming?

Grato pela atenção!
 
Rodfon, eu pretendo fazer esta cerveja também mas antes queria esclarecer algumas questões:
1-Na questão dos maltes, vc usou conforme a receita do primeiro post?
2-Trocou o lúpulo cascade pelo citra, gostaria de saber se vc usou os mesmos 10gr?
3-Quantos gramas de açúcar por litro no priming?

Grato pela atenção!

A receita está no link abaixo:

http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/371724/blonde-ale-centennial-blonde-sem-cascade

Os maltes 03 e 04 não achei exatamente eles, mas os substitutos estão descritos no campo de observações.

O priming eu fiz com 4,5 gramas de açúcar por litro...

Espero ter ajudado!
 
A receita está no link abaixo:

http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/371724/blonde-ale-centennial-blonde-sem-cascade

Os maltes 03 e 04 não achei exatamente eles, mas os substitutos estão descritos no campo de observações.

O priming eu fiz com 4,5 gramas de açúcar por litro...

Espero ter ajudado!

Muito obrigado por compartilhar!
Vi que vc fez a última adição de lúpulo aos 30min, no entanto se eu fizer a última adição aos 5 ou 0 min será que muda muita coisa?

Ou o que vc mudaria se fosse repetir a receita?
 
Muito obrigado por compartilhar!
Vi que vc fez a última adição de lúpulo aos 30min, no entanto se eu fizer a última adição aos 5 ou 0 min será que muda muita coisa?

Ou o que vc mudaria se fosse repetir a receita?

Se você fizer uma outra adição aos 5 ou 0 min, vai ter uma contribuição pequena no amargor e, possivelmente, grande no aroma...mas pode ficar um pouco desbalanceada para o estilo...

o que eu mudaria seria fazer um dry hopping beeeem suave...0,25 ou 0,5 g/L só para deixar a cerveja um pouco mais aromática, mas não muito, pq a achei bem equilibrada...talvez trocaria o citra por outro lúpulo como o azacca...

entendeu?
 
Se você fizer uma outra adição aos 5 ou 0 min, vai ter uma contribuição pequena no amargor e, possivelmente, grande no aroma...mas pode ficar um pouco desbalanceada para o estilo...

o que eu mudaria seria fazer um dry hopping beeeem suave...0,25 ou 0,5 g/L só para deixar a cerveja um pouco mais aromática, mas não muito, pq a achei bem equilibrada...talvez trocaria o citra por outro lúpulo como o azacca...

entendeu?

Entendi, pretendo fazer um lote de 20L e minha ideia era mesmo aumentar só um pouquinho o aroma, mas sem fazer dry hopping. Talvez uns 5~10gr de lúpulo só pra destacar, sendo que demoro um certo tempo para consumir todas as garrafas e nisso o aroma se perde com o tempo, então acho que aumentando um pouquinho o aroma terei uma cerveja no ponto depois de passado um mês por ex...

Grato pelos esclarecimentos! :mug:
 
Entendi, pretendo fazer um lote de 20L e minha ideia era mesmo aumentar só um pouquinho o aroma, mas sem fazer dry hopping. Talvez uns 5~10gr de lúpulo só pra destacar, sendo que demoro um certo tempo para consumir todas as garrafas e nisso o aroma se perde com o tempo, então acho que aumentando um pouquinho o aroma terei uma cerveja no ponto depois de passado um mês por ex...

Grato pelos esclarecimentos! :mug:

Ah, sim! Cada um adapta a receita pro que deseja, mas isso é algo pessoal que você vai desenvolvendo com o tempo!

Boa brassagem! :mug:
 
A receita está no link abaixo:

http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/371724/blonde-ale-centennial-blonde-sem-cascade

Os maltes 03 e 04 não achei exatamente eles, mas os substitutos estão descritos no campo de observações.

O priming eu fiz com 4,5 gramas de açúcar por litro...

Espero ter ajudado!

Na descrição da sua receita vc destacou "SEM CASCADE". Tem um porquê? Vi mais abaixo no Brewersfriend que os lúpulos mais usados na receitas blond foram justamente o Cascade e o Citra. Alguém já utilizou esses dois em uma blond pra comentar o resultado?
 
Acabou o cascade na época que comprei...mas fica legal também!
 
Back
Top