Proteção contra queima de resistência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Bom dia pessoal.

Estou reformando meu herms, ampliando a produção, instalando um painel de controle, etc.

Como estou montando um painel, ficará muito fácil acionar as resistências, também facilitará algum descuido de acioná-las sem que a panela esteja com água, o que fará com que a resistência queime.

Minha pergunta:
Existe algum tipo de proteção que faça com que a resistência seja desligada em caso de acionamento a seco?

Obrigado.
 
Bom dia pessoal.

Estou reformando meu herms, ampliando a produção, instalando um painel de controle, etc.

Como estou montando um painel, ficará muito fácil acionar as resistências, também facilitará algum descuido de acioná-las sem que a panela esteja com água, o que fará com que a resistência queime.

Minha pergunta:
Existe algum tipo de proteção que faça com que a resistência seja desligada em caso de acionamento a seco?

Obrigado.


Desconheço algo pronto, você teria que montar algo. I
magino 3 opções:
- um sensor para detectar se tem água ligado a algum tipo de controlador
- um sensor de temperatura na resistência (não sei se é viável), pq sem água ela esquenta demais por isso queima
- Uma bóia sensor que aciona sua contatora por exemplo. Essa acho simples de fazer e encontrar, já vi em loja de ferragens bóia de caixa d'agua que tem saída de contatos NA e NF, acho que é simples de implementar esse.
 
Então veja essa: http://www.webtronico.com/sensor-de-nivel-de-agua-inox-metal.html

O que ocorre é que o sensor de nível deva ser usado na panela que tem apenas água que irá para a panela de mostura. Assim a resistência só é acionada quando a água for transferida. Um sistema inverso.
A resistência liga quando a panela de água atinge um nível baixo e a de mostura já terá recebido essa água.

Pode ser assim?
 
Talvez pedir pro fabricante da resistência colocar um termopar dentro.. Ou vc colocar um por fora, que fique em contato com a resistência.
 
Obrigado pessoal, vou tentar fazer um teste com um sensor preso diretamente a resistência, vou testar um um bulidor de 800w assim o prejuízo será pequeno se queimar.

Gostei do Sensor de nível de água de INOX, vou dar uma estudada.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda de todos.
 
Obrigado pessoal, vou tentar fazer um teste com um sensor preso diretamente a resistência, vou testar um um bulidor de 800w assim o prejuízo será pequeno se queimar.

Gostei do Sensor de nível de água de INOX, vou dar uma estudada.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda de todos.

Vê até que temperatura suporta teu sensor, a resistência deve atingir algumas centenas de graus, dependendo teu sensor pode não suportar isso.
 
Vê até que temperatura suporta teu sensor, a resistência deve atingir algumas centenas de graus, dependendo teu sensor pode não suportar isso.

Obrigado pela dica, não tinha pensado por este lado.
 

Latest posts

Back
Top