Proporção das panelas no sistema bi/tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Salve galera, tudo bem?

Alguem sabe me dizer uma estimativa do tamanho das panelas num sistema bibloco ou tribloco? Digo, se pretendo fazer 50L por exemplo, não preciso de 4 panelas de 70L. Qual seria a diferença maxima de tamanho entre as panelas?
Quase 1 ano de brassagem e o biab pra 20L ja ta ficando pequeno kkkkkkkk, to pensando em migrar pra um sistema de varias panelas, mas reaproveitando meu caldeirão atual de 30L.
 
Supondo que em ambos os casos tenha pelo menos Mash e Fervura, normalmente utiliza as duas panelas no mesmo tamanho.
Para saber o tamanho ai tem que saber qual o volume vc quer levar pra fermentação. Por exemplo vc tem um fermentador de 50L e quer completar ele (respeitando um bom headspace), levando em consideração as percas vc vai precisar ferver mais que 50L então a panela de fervura tem que ter mais que 50L.

Dá pra utilizar uma panela menor no Mash, mas não aconselho pq se estiver pensando em fazer high gravity beer então provavelmente não caberá todos os maltes + líquido para vc conseguir ferver com a panela de Fervura cheia.

A de Sparge pode ser menor, o suficiente pra caber o volume que vc vai utilizar na lavagem. 😄
 
Bom dia!

Assim como você, comecei com biab (cesto inox) e fiquei aproximadamente 1 ano brassando 20L.
Decidi então a começar com levas de 50L. Utilizei panela 70L para mostura, 70L para fervura e aproveitei minha panela de 32L para utilizar como água quente para lavagem, ou seja, montei um tribloco para 50L uteis.

Segue imagem do sistema em questão:
tribloco.jpg
 
Bom dia!

Assim como você, comecei com biab (cesto inox) e fiquei aproximadamente 1 ano brassando 20L.
Decidi então a começar com levas de 50L. Utilizei panela 70L para mostura, 70L para fervura e aproveitei minha panela de 32L para utilizar como água quente para lavagem, ou seja, montei um tribloco para 50L uteis.

Segue imagem do sistema em questão:
View attachment 126051
A parte eletrica vc que montou?? Ta usando qual controlador?
 
Eu que montei a parte elétrica sim. Esta utilizando o CraftbeerPi (Hoje eu montaria outro sistema, por conta de custo. BrewmaniacEX ou brewuno)
E ai vc consegue ligar as 3 resistências ao mesmo tempo e de forma independente? Li em algum lugar q em tribloco alguma automação só funcionava uma panela por vez (por questao de segurança da parte eletrica)
 
E ai vc consegue ligar as 3 resistências ao mesmo tempo e de forma independente? Li em algum lugar q em tribloco alguma automação só funcionava uma panela por vez (por questao de segurança da parte eletrica)
Nenhum sistema de controle faz duas receitas ao mesmo tempo, oq dá pra fazer é manter o controle da receita na etapa de fervura e iniciar o aquecimento manualmente (apenas utilizando a função de controle de temperatura do sistema) da panela de Mash, só que isso só é possível com o CraftBeer. Dá pra fazer o inverso tbm, iniciar uma nova receita e a fervura fica independente mas sem controle do time, daí vc que tem que cronometrar o tempo dos lúpulos e fervura.
Oq vc sitou é uma situação que o controlador não deixa ligar duas resistências ao mesmo tempo, enquanto uma está ativa ele desliga a outra que só vai voltar a ligar quando essa que está ativa desligar.
 
isso só é possível com o CraftBeer
Entendi....

uma situação que o controlador não deixa ligar duas resistências ao mesmo tempo, enquanto uma está ativa ele desliga a outra que só vai voltar a ligar quando essa que está ativa desligar.
Mas isso acontece no CraftBeer? Não entendi se é uma questão de software ou hardware.
 
BrewUno e BrewManiac tem essa função ativa constantemente.
No Craftbeer tem que instalar e configurar o aplicativo com essa função.
 
Pessoal, bom dia, boa tarde, boa noite!


Tudo bem?!


Me tirem uma dúvida: Tenho uma panela de mosturação de 70 litros com um fundo falso que deve ocupar uns 5 litros. Restando 65 litros na panela.

Quantos kg de malte vocês acham que consigo colocar nessa panela?


Será que consigo colocar uns 15 kg ?
 
Pessoal, bom dia, boa tarde, boa noite!


Tudo bem?!


Me tirem uma dúvida: Tenho uma panela de mosturação de 70 litros com um fundo falso que deve ocupar uns 5 litros. Restando 65 litros na panela.

Quantos kg de malte vocês acham que consigo colocar nessa panela?


Será que consigo colocar uns 15 kg ?
Geralmente se utiliza 2,7x a quantidade de água nesse caso ficaria 40 litros de água + 0,8 da absorção do malte x 15 = 12 totalizando 52 litros.
 
Pessoal, bom dia, boa tarde, boa noite!


Tudo bem?!


Me tirem uma dúvida: Tenho uma panela de mosturação de 70 litros com um fundo falso que deve ocupar uns 5 litros. Restando 65 litros na panela.

Quantos kg de malte vocês acham que consigo colocar nessa panela?


Será que consigo colocar uns 15 kg ?


A minha é 68L, uso com bazooca. 15kg e 50L deixa ela no limite pra mosturar.
 
Back
Top