Produção brasileira de lúpulo no Paraná

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DavidSilva

Well-Known Member
Joined
Jan 30, 2014
Messages
56
Reaction score
12
Volta e meia nos perguntamos se seria possível produzir lúpulo no Brasil, mas, nosso maior empecilho acaba sendo o clima de nossa linda nação.

Mas nem tudo está perdido!
De acordo com um projeto apresentado recentemente numa reunião entre o Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e representantes ligados à tecnologia agrária, o sul do Paraná apresenta um grande potencial climático para o cultivo de lúpulo.

Claro que o projeto ainda deve precisar de alguns aprimoramentos, para se tornar viável, mas, aparentemente vemos o interesse do governo nessa empreitada.


http://www.condadodacerveja.com.br/producao-brasileira-de-lupulo/


Quem sabe logo não podemos utilizar uns lúpulos tupiniquim em nossas receitas! :mug:
 
É só procurar as técnicas nos fóruns especializados...

Em geral depende de um ambiente controlado como um grower ou uma estufa, muita iluminação na fase de crescimento e adubação propícia na fase de floração....

Mal comecei fazer cerveja, assim que estiver dominando esta arte, pretendo me aventurar no plantio de lúpulo indoor.
 
Poxa, que interessante rcorreas, você pode nos indicar algum desses fóruns?
Imagine usar um lúpulo cultivado direto na garagem? :ban:
 
Infelizmente David, acredito que os mideradores não ficariam muito satisfeitos com a publicação destes links.

Procura por "home growing" no Google e no YouTube, que vc encontra diversis materiais neste sentido...
 
Infelizmente David, acredito que os mideradores não ficariam muito satisfeitos com a publicação destes links.

Procura por "home growing" no Google e no YouTube, que vc encontra diversis materiais neste sentido...

Duvido muito que o homebrewtalk.com.br tenha a pretensão de ser a única fonte de informação pros cervejeiros brasileiros.

O que não é legal apenas é colocar links que violem direitos autorais dos autores (i.e. .pdf de livros pagos).


Voltando à história do lúpulo, como já foi discutido aqui no fórum, o problema não é apenas o clima no sentido frio/quente, mas o tamanho dos dias - quantidade de sol - que a planta precisa.

Naquele link fala sobre o "milagre da serra catarinense", mas não foi milagre pros cervejeiros que usaram esse lúpulo, que "não continha qualidades de aroma nem de amargor"...

Imagino que até deve ser possível adaptar um lúpulo pras nossas condições, talvez através de cruzamentos, ou até transgenia, mas acho q dá pra esquecer o plantio dum cascade ou centennial a não ser que o cara tenha uma casa num lugarzinho bem abençoado heheheh
 
Não é bem isso não Thiago... É que estes foruns são especiwlizados em cultivo de uma outra planta (da mesma família do lúpulo), que, digamos, não é "legal".... Entende?
 
é que home growing normalmente é pra galera que planta cannabis hahahaha
 
Verdade, tive dando uma procurada e realmente são algumas técnicas desenvolvidas para o cultivo da prima degenerada do lúpulo...rsrsrs..

Bom Tiago, você tem toda razão quanto a quantidade de "sol" necessários para o cultivo, mas, provavelmente nesse projeto eles devem também apresentar alguma forma alternativa (ou luz artificial ou modificação do lúpulo), para contornar isso. Nesse caso da Serra Catarinense, eles chegaram a utilizar esse lúpulo na produção de cerveja?

Pois é, um lugarzinho abençoado desses em casa seria mais que milagre!
 
Fizeram levas teste com esse lupulo sim David.

Bem, entendo... mas, como foi discutido num outro tópico aqui, a grande diferença entre o LUPULO e a MACONHA é a diferença de tamanho das duas plantas! tudo bem vc botar um pezinho de maconha numa estufa e iluminar ela artificialmente, mas como vc vai botar uma trepadeira de 5m dentro de uma estufa?

Pode construir um jardim botânico pra si próprio, se for DIY por natureza e milionário também... fora isso a coisa toda me parece que é tentar carregar um caminhão de brita num fuquinha.

Talvez fosse o caso de algum engenheiro agronomo ou algo assim se dedicar a encontrar uma planta do GENERO Humulus que dê (nem sei se isso é possivel) pra cruzar com o lupulo pra resultar em algo adaptável ao nosso clima.
 
É eu postei um link com uma estufa que a galera usa lá fora pra cultivo da Maconha....minha opinião é que o custo beneficio não deve compensar
 
No curso da Bodebrown o Junqueira comentou sobre esse lúpulo brasileiro que foi produzido em SC tinha um sabor acentuado de Cheetos Bolinha! he he he

Alguém chegou a ter acesso a esse lúpulo? É isso mesmo?
 
Naquele link fala sobre o "milagre da serra catarinense", mas não foi milagre pros cervejeiros que usaram esse lúpulo, que "não continha qualidades de aroma nem de amargor"...

Imagino que até deve ser possível adaptar um lúpulo pras nossas condições, talvez através de cruzamentos, ou até transgenia, mas acho q dá pra esquecer o plantio dum cascade ou centennial a não ser que o cara tenha uma casa num lugarzinho bem abençoado heheheh

Na minha questão, a grande questão é: o que o Brasil quer com uma produção de lúpulo. Se é pra fazer lúpulo alemão ou tcheco, que compre lúpulo da Alemanha ou República Tcheca. Quando os americanos começaram a cultivar seu lúpulo, eles buscaram algo que era coerente a eles... acho que deveríamos parar de tentar coisas impossíveis ao nosso clima e solo e desenvolver o cultivo de algo próprio a nossas características... se ficar menos amargo ou menos aromático (ou se o amargor e aroma forem diferentes dos encontrados em outros países) é uma questão de estilo. Enfim... é o que acho sobre o tema. Além disso, como foi dito, qualquer home grower consegue criar as condições de clima e iluminação artificialmente, basta vontade.
 
Back
Top